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Saiba o que é inteligência emocional e como usar no trabalho| Fonte: Envato

A inteligência emocional é uma das soft skills mais requisitadas no mercado de trabalho atualmente. Existe uma frase muito comum dentro das empresas em que os candidatos são contratados pelo currículo, mas demitidos pelo comportamento. Isso tem muita relação com as habilidades sociais que o profissional possui, por isso, é tão comum cursos voltados para o desenvolvimento dessas habilidades.

Todos os dias, lidamos com diversas emoções no trabalho em que o gerenciamento delas se faz necessário. Basicamente significa que é preciso entender o que você e as outras pessoas estão sentindo e saber lidar com elas.

Sendo assim, a inteligência emocional se torna um dos principais requisitos para a carreira de qualquer profissional. Mas como desenvolvê-la e quais são os seus benefícios? Neste artigo você vai entender mais sobre isso. Pronto para aprender mais sobre essa habilidade? Boa leitura!

O que é a inteligência emocional?

A inteligência emocional é uma habilidade social que envolve a capacidade da pessoa de reconhecer, compreender e gerenciar as emoções. Bem como a capacidade de reconhecer, entender e influenciar as emoções dos outros. Ou seja, além de entender e lidar com o que você sente, também é preciso entender o que se passa com a outra pessoa. E isso pode ser um dos pontos mais difíceis. 

É por isso que ter essa habilidade é um requisito tão importante para as empresas, pois afeta de forma positiva o dia a dia no trabalho.

Os 4 principais pontos da inteligência emocional

O termo inteligência emocional apareceu pela primeira vez em um artigo científico no ano de 1966 escrito pelo psicólogo Hanskare Leuner. Mas foi a partir de 1990 que os psicólogos Peter Salovey e John Mayer se aprofundaram mais sobre o tema. Segundo esses dois psicólogos essa soft skill está relacionada a 4 pontos:

  • Percepção das emoções: a capacidade de ter exatidão em identificar as emoções.
  • Raciocínio por meio das emoções: ter facilidade de captar as informações de determinada emoção para ajudar o raciocínio.
  • Entendimento das emoções: compreender a fundo as emoções.
  • Gerenciamento das emoções: habilidade para lidar com os próprios sentimentos. 

 

Leia também: Soft skills para menor aprendiz, veja o que as empresas buscam nos jovens talentos

Aprenda como desenvolver essa soft skill

Devido as necessidades do mercado de trabalho, muitos profissionais têm demonstrado interesse em saber como desenvolver inteligência emocional. Algumas pessoas podem ter essa habilidade com mais facilidade, mas todos nós precisamos treinar, desenvolver e melhorá-la cada vez mais.

Por isso, é muito comum encontrar cursos voltados para o treinamento e desenvolvimento dessa soft skill. Mas além de realizar um curso, também existem outras formas para desenvolver essa habilidade. Veja.

Autoconsciência

Ter autoconsciência significa que a pessoa tem a capacidade de estar ciente de si mesmo. Ou seja, a pessoa compreende seus próprios pensamentos, emoções e comportamentos. Para ajudar a ter mais autoconsciência você pode:

  • Ter um diário emocional: anote os seus sentimentos e reações em situações que você passa no dia a dia para entender melhor os seus padrões emocionais.
  • Autoavaliação: reflita sobre as suas próprias emoções, comportamentos e reações.

Autocontrole

Em determinadas situações precisamos ter autocontrole, seja com o chefe, com funcionários, colegas de trabalho ou clientes. Quando alguém passa por uma situação e está sob pressão, perder o controle pode ser extremamente prejudicial. Para que isso não aconteça, veja o que você pode fazer:

  • Técnicas de relaxamento: aplicar técnicas de respiração profunda ou até mesmo praticar meditação pode ajudar no controle da ansiedade e estresse.
  • Pausa antes de reagir: cuidado para não reagir em situações emocionais. Tente fazer uma pausa para avaliar a sua emoção e a da outra pessoa e tenha uma ação consciente.

Empatia

A empatia é a habilidade de entender e se colocar no lugar do outro. Sendo assim, você pode seguir os seguintes passos para trabalhar essa habilidade:

  • Veja as coisas do ponto de vista dos outros: tente entender o que a outra pessoa está sentindo e o ponto de vista dela, mesmo que você não concorde.
  • Escuta ativa: tenha interesse genuíno em entender os sentimentos e perspectivas da outra pessoa, preste atenção naquilo que ela fala.

Como aplicar a inteligência emocional no trabalho?

Alguns dos pontos citados no tópico anterior você já pode começar a aplicar no seu dia a dia no trabalho. Mas ter um exemplo de inteligência emocional (IE) pode te ajudar a compreender melhor como essa habilidade funciona.

Vamos imaginar um operador de caixa de supermercado que está atendendo um cliente, mas outro está reclamando pela demora. Quando chega a vez desse cliente passar as compras, ele continua reclamando e é mal educado com o operador de caixa. 

Esse profissional poderia reagir da mesma forma e ser agressivo com o cliente. Mas através da inteligência emocional ele consegue entender as suas emoções e se coloca no lugar do outro. Ele opta por não reagir agressivamente, realiza o seu trabalho e tenta acalmar o cliente.

Veja que aqui, esse profissional conseguiu ter autocontrole, autoconsciência e empatia. Claro que isso não é fácil de fazer sempre, mas quanto mais você treina, mais fácil fica controlar as suas emoções.

Benefícios

Os benefícios da inteligência emocional não se limitam apenas ao trabalho, mas também em outras áreas de nossa vida. Mas se você quer se tornar um profissional de destaque no mercado de trabalho, veja como essa habilidade pode te ajudar.

  • Maiores chances de ser contratado por uma empresa;
  • Reconhecimento;
  • Aumento na possibilidade de promoções;
  • Ser uma liderança;
  • Maior controle emocional e menos estresse no ambiente de trabalho;
  • Trabalho em equipe eficiente;
  • Admiração de colegas e clientes.

A importância das competências e habilidades para o seu currículo

Neste artigo você pôde aprender ainda mais sobre a inteligência emocional e como ela pode ser importante para a sua carreira. Agora, é o momento de treinar e melhorar essa e outras habilidades. Mas tem um ponto também importante sobre esse assunto, que é colocar essas informações no currículo.

É comum que soft skills sejam colocadas em tópicos no currículo e em sites de emprego você também pode adicionar essas informações.

Aqui na empregos.com.br existe um campo específico para competências técnicas e habilidades sociais. Mas você também pode mencioná-las na descrição das atividades que realizou nas suas experiências profissionais anteriores. Então aproveite e atualize o seu currículo hoje mesmo!

Confira: Habilidades profissionais da geração Z

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