17 / 11 / 2017

Conheça a carreira de operador de caixa

Conheça a carreira de Operador de Caixa. Habilidades, vagas, carreira e muito mais.

O Caixa é o profissional indispensável para todo o comércio que lida com a vendas diretas, ou seja lojas supermercados, casa se shows, restaurantes, pedágios etc.

Ele é o profissional que recebe o pagamento dos clientes, atende o público, emite notas fiscais, é responsável pela cobrança e checagem dos produtos, realiza o fechamento de caixa, ou seja, é ele que gera a economia dentro da empresa.

Esta função necessita de organização, responsabilidade, cordialidade e paciência, afinal ele se reporta diretamente com o cliente e deve passar uma boa impressão da empresa e de si mesmo!

O legal é que esta carreira conta com horários flexíveis, que podem variar de manhã, tarde e noite e por muitas vezes a carga horária também é curta.
O que faz um caixa?

Dentre as principais funções está a economia da empresa, afinal este profissional tem total controle financeiro da empresa, é ele que recebe os pagamentos de bens e serviços vindo de clientes finais, informa valores para os clientes, entende a funcionalidade de cada produto ou serviço, registra a venda no sistema, devolve o troco (se houver), emite notas fiscais, registra entrada e saída no caixa.

Porém o caixa não fica apenas atrás do balcão, se necessário ele irá recepcionar os clientes e explicar a funcionalidade de algum item, e por ter que desempenhar funções tão precisas ele deve ser pró ativo, possuir bom raciocínio, ser dinâmico, simpático e bem concentrado em suas tarefas.

 

Como iniciar na carreira?

Geralmente não é exigido nenhuma qualificação específica para este cargo, apenas o ensino médio completo ou cursando e o curso de caixa que é oferecido pela empresa.

 

Áreas de atuação

Este setor é me versátil e dá muitas opções empregatícias como:

** Supermercados ou minimercados

** Lojas de departamento no geral (brinquedos, farmácias/drogarias, utensílios domésticos, roupas, acessórios etc.)

** Aeroportos,

** Casa de show,

** Instituições Financeiras,

** Bares/boates

** Restaurante,

** Transportadoras,

** Posto de pedágio,

** Livrarias,

** Postos de combustíveis,

** Comércio em geral etc.

 

Habilidades e conhecimentos

Esta área não exige muito para os iniciantes, vendo que o comércio está em crescimento e as empresas estão sempre em busca de novos profissionais, isso inclui pessoas em busca do primeiro emprego ou temporário, de imediato a exigência se baseia em Ensino Médio Completo e Curso básico de informática (digitação, Excel, Word, internet básico).

Porém o candidato a ocupar deste cargo deve ter  paciência e profissionalismo, Atenção, Responsabilidade, pró-atividade  raciocínio lógico, agilidade e empatia.

 

Cargos relacionados

** Auxiliar e assistente de caixa

** Fiscal de caixa,

** Encarregado

** Supervisor de frente de caixa.

 

E as vagas?

Durante a busca de emprego aposte sempre seu resumo de currículo e insira o máximo das palavras chave que for possível (saiba mais aqui) esse procedimento irá te colocar no topo das buscas que as empresas fazem por candidatos.

Se ainda não disponibilizou seu currículo, aproveite que hoje temos mais de 2 mil vagas cadastradas no site do Empregos e a busca por caixa é constante, e se você não quer ficar fora desta cadastre-se aqui e confira nossas oportunidades para caixa

Esta matéria ajudou você?

+ 530 pessoas ajudadas

Comentarios