Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:SSL3_GET_SERVER_CERTIFICATE:certificate verify failed in /home/carreiras/www/wp-content/themes/carreiras/functions.php on line 1019

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /home/carreiras/www/wp-content/themes/carreiras/functions.php on line 1019

Warning: file_get_contents(https://carreiras.empregos.com.br/wp-content/plugins/wp-polls/polls-css.css): failed to open stream: operation failed in /home/carreiras/www/wp-content/themes/carreiras/functions.php on line 1019
17 / 11 / 2017

Conheça a carreira de operador de caixa

Deseja crescer na carreira a partir do cargo de operador de caixa, mas não sabe se é possível? Leia nosso post e entenda melhor sobre o assunto.
por
http://www.empregos.com.br

O operador de caixa é um profissional indispensável para todo o comércio que lida com vendas diretas. Ou seja: lojas, supermercados, lanchonetes, casas de shows, restaurantes, pedágios etc. Entre suas principais atribuições está receber o pagamento dos clientes corretamente, atender o público, emitir notas fiscais e checar produtos.

Um dos principais pontos positivos da carreira passa diretamente pela jornada de trabalho. De modo geral, os horários são bastante flexíveis, podendo o funcionário atuar no turno da manhã, da tarde ou da noite — além de ter carga horária mais curta em relação às demais profissões. Ademais, operar um caixa corretamente pode gerar novas oportunidades dentro da organização.

Em sua rotina de trabalho, esse profissional lida diretamente com o cliente e, por muitas vezes, é o último atendimento prestado dentro da loja. Diante disso, é fundamental que ele saiba passar uma boa impressão de si mesmo e da empresa.

Ficou interessado na função exercida pelo operador de caixa? Então, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que faz um operador de caixa?

O operador de caixa é muito importante por contribuir diretamente com a economia da empresa em que atua. Ele tem total controle financeiro, afinal, recebe os pagamentos de bens ou serviços prestados aos clientes finais. Sendo assim, sua principal função é cuidar de todo capital que entra e, consequentemente, gerar lucro.

Além disso, o operador de caixa lida diretamente com o público, informa e corrige valores, entende a funcionalidade de todos os produtos e/ou serviços, registra as vendas e entradas de dinheiro, faz e devolve o troco, emite notas fiscais e confere o que está saindo do estabelecimento.

Em algumas empresas o operador de caixa não fica somente atrás do balcão. Ele também pode, quando necessário, recepcionar novos clientes e apresentar a funcionalidade de algum produto, colaborando com as vendas.

Para tanto, o funcionário deve ser proativo, possuir raciocínio lógico, ser dinâmico, saber conversar com simpatia, além de apresentar senso de organização, responsabilidade, honestidade e paciência.

Como iniciar na carreira de operador de caixa?

O cargo de operador de caixa, geralmente, não exige nenhuma qualificação específica. Contudo, a grande maioria das empresas contrata somente quem está cursando ou já completou o Ensino Médio. Também é comum que os estabelecimentos ofereçam curso e treinamento para os novos funcionários.

Áreas de atuação

O cargo de operador de caixa é bastante versátil e dá opção de emprego em diversos estabelecimentos, como:

  • supermercados ou minimercados;
  • lojas de departamento (brinquedos, drogarias, utensílios domésticos, sapatos, roupas, acessórios);
  • aeroportos;
  • casas de show;
  • cinemas;
  • instituições financeiras;
  • bares e boates;
  • restaurantes, lanchonetes e cafés;
  • transportadoras;
  • postos de pedágio;
  • livrarias;
  • postos de combustíveis;
  • comércios em geral.

Habilidades e conhecimentos

Ser operador de caixa é interessante, principalmente, para quem está iniciando no mercado de trabalho. Afinal, é um cargo que não exige muita experiência anterior e que oferece possibilidade de crescimento na carreira. Algumas lojas e estabelecimentos ainda disponibilizam a posição de caixa para quem busca trabalho temporário.

Além do Ensino Médio, que já foi citado anteriormente, possuir conhecimentos básicos de informática pode fazer com que um candidato se destaque na busca por uma vaga de operador de caixa. Saber digitar corretamente, navegar na Internet e conhecer um pouco dos programas, como Microsoft Excel e Word também contribui para a valorização do profissional.

Ainda, quem opera o caixa de uma empresa precisa agir com profissionalismo e atenção, sendo esses os principais requisitos para se trabalhar com dinheiro. O colaborador também deve ser paciente, responsável, proativo e simpático; atuar com agilidade, empatia e ter raciocínio lógico para resolver qualquer questão que possa vir aparecer durante o expediente.

Cargos relacionados

Como construir uma carreira profissional começando no caixa?

Muitos jovens que estão começando sua vida profissional, e adultos que pretendem mudar de área, alimentam a dúvida sobre como construir uma carreira de sucesso. Embora essa não seja uma tarefa fácil, pois exige dedicação e muito esforço, com um bom planejamento é bastante comum ingressar em uma empresa como operador de caixa e alcançar postos mais altos dentro da organização.

Veja, a seguir, quais os aspectos precisam ser mais bem elaborados na busca pelo êxito na profissão.

Planejamento

Uma carreira de sucesso não é construída de uma hora para a outra e, por isso, o planejamento é fundamental ao projetar seu futuro. Quem está começando como operador de caixa e quer crescer na empresa deve sempre estar um passo à frente. Fazer um curso técnico de curta duração, por exemplo, pode permitir uma remuneração já acima da média do mercado.

Proatividade

Além das formações educacionais, outras habilidades são avaliadas pelos gestores na hora de promover um funcionário. A forma de se comunicar com os clientes e a maneira como atua em equipe são sempre pontos importantes. Porém, a proatividade pode ser determinante na maioria dos casos.

Quem é operador de caixa pode — e deve — ajudar os colegas de trabalho em outras funções: isso demonstra interesse pelo bem da empresa como um todo. Sendo assim, o operador deve sempre estar disposto a colaborar com outras tarefas.

Além disso, os profissionais do caixa sempre ouvem comentários vindos dos clientes sobre o funcionamento do estabelecimento e, a partir disso, é interessante criar soluções inovadoras que podem resultar em melhorias para a empresa.

Persistência

A construção de uma boa carreira sempre envolve momentos de dificuldade. Por isso, saber ouvir as críticas dos supervisores e aprender com possíveis erros é fundamental para o crescimento de um bom profissional. Ser persistente é buscar melhorar o trabalho a cada dia, corrigindo aqueles comportamentos que podem gerar resultados negativos.

Concluindo, o operador de caixa é um colaborador de extrema importância para a saúde financeira da empresa em que atua. Quem começa nessa posição pode conquistar os seus supervisores com atenção, proatividade e exercendo o seu papel com eficiência. Assim, suas chances de crescimento na hierarquia do estabelecimento são ampliadas.

E então, leitor, o que achou das dicas e informações que reunimos nesse texto? Ainda restou alguma dúvida em relação às atribuições inerentes ao cargo de operador de caixa? Em caso afirmativo, deixe seu comentário logo abaixo e continue essa conversa conosco!

Esta matéria ajudou você?

+ 391 pessoas ajudadas

Comentarios