Carreiras | Empregos

Recrutamento e seleção: O que as empresas consultam antes de contratar?| Fonte: Shutterstock

Durante o recrutamento e seleção, é fundamental que o candidato fique atento a todos os detalhes para conseguir chamar a atenção do recrutador. A concorrência está cada vez mais alta, mas um currículo bem elaborado é a porta de entrada para a entrevista de emprego.

No entanto, durante esse processo, o recrutador pode checar outras informações, para verificar se o candidato pode ser o “match” perfeito para a vaga. Sendo assim, a sua atenção não pode se limitar apenas ao seu currículo. Confira a seguir quais são as informações que o recrutador pode pesquisar sobre você antes de fechar uma contratação.

Empresas podem consultar o CPF durante o processo de recrutamento e seleção?

Você com certeza durante algum processo de seleção precisou informar o número de documentos, como o RG e CPF, não é mesmo? Algumas pessoas podem ficar com receio de passar esse tipo de informação, por achar que o intuito da empresa é verificar se o candidato possui alguma restrição financeira.

Aí fica a dúvida: a empresa pode ou não consultar o CPF? A resposta é sim! Mas o intuito não é verificar se o candidato está no SPC ou Serasa. As empresas podem fazer a pesquisa para evitar fraudes, já que pode existir a possibilidade de clonagem e estelionato.

Além disso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal, é proibido atos de discriminação na contratação de profissionais. Então, se uma empresa deixa de contratar alguém porque está com alguma restrição financeira é uma conduta irregular. Caso o candidato consiga comprovar essa discriminação, é possível entrar com um processo e até ser indenizado.

Vale lembrar que cada empresa pode seguir o seu próprio modelo de etapas de recrutamento, então, não são todas que vão solicitar o CPF no primeiro momento.

Redes sociais são analisadas durante a etapa de recrutamento e seleção

Outro ponto bastante comentado é o poder que as redes sociais têm durante o processo de seleção. Ao se candidatar para uma vaga, é comum que seja solicitado o link das suas redes sociais. Geralmente, esse é um tipo de informação que não é obrigatória. Mas por que as empresas pedem?

Essa é uma das formas que os recrutadores podem saber um pouco mais sobre o candidato. E dessa forma, alguém pode ser desclassificado, mas por quê?

Quando a pessoa costuma fazer comentários maldosos, de caráter preconceituoso e postagens polêmicas, isso é um problema. Por isso, mesmo que o candidato tenha todas as qualificações técnicas, ao olhar o comportamento nas redes sociais, o recrutador pode entender que o candidato não é compatível com a cultura da empresa.  Por isso, tenha cuidado com o que posta nas redes sociais. 

Conversar com seus líderes anteriores

Algumas empresas podem solicitar o contato de pessoas com quem o candidato já trabalhou. Esse tipo de informação é importante principalmente para cargos de liderança. Dessa forma, o recrutador tem como saber como foi a experiência anterior desse candidato, como ele trabalhava com a equipe e demais informações que podem contribuir para a decisão.

O RH pode pesquisar suas experiências anteriores

Pesquisar sobre as experiências anteriores também é uma prática comum, para confirmar se as informações fornecidas são verídicas. Por isso, é fundamental que o candidato nunca minta no currículo. É melhor mostrar que mesmo que não tenha experiência, o candidato tem interesse em aprender.

Habilidades técnicas

As habilidades técnicas são fundamentais para o candidato conseguir a vaga de emprego. Por isso, durante o processo seletivo, o recrutador pode confirmar se o candidato possui o devido conhecimento através de testes. Por isso, é importante que o candidato sempre seja sincero quanto ao seu nível de conhecimento.

Habilidades comportamentais

Antes de contratar um funcionário, as empresas também avaliam as habilidades comportamentais. As habilidades avaliadas podem variar de acordo com a necessidade da empresa e o cargo a ser preenchido, e são diversas. Entre as mais buscadas, estão: resiliência, equilíbrio emocional, criatividade e comunicação.

Já colocou as suas habilidades no seu currículo? Ainda não? Essa é uma informação muito importante que não pode faltar. Se você já é assinante do site www.empregos.com.br clique aqui e atualize agora mesmo! Se ainda não utiliza os nossos serviços, faça o seu cadastro e conheça todas as oportunidades disponíveis para o seu perfil!

Leia também: Dinâmica de grupo, saiba como se destacar no processo seletivo

Avalie:

Comentários 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

juciene lima gomes disse:

gostaria de encontrar uma empresa para poder atuar como técnica de enfermagem