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Habilidades profissionais da geração Z| Fonte: Shutterstock

A geração Z é composta por pessoas que nasceram entre as décadas de 1990 e o início dos anos 2010. Foi a primeira que nasceu em um ambiente totalmente digital, cresceu junto com a popularização da internet, por isso, são conhecidos também como nativos digitais. 

Além da geração Z, existem outros grupos caracterizados de acordo com o ano em que nasceram. Confira abaixo:

  • Geração Baby Boomers: nascidos entre 1940 e 1960;
  • Geração X: nascidos entre 1960 e 1980;
  • Geração Y (millennials): nascidos entre 1980 e 1995;
  • Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010;
  • Geração Alpha: nascidos após 2010.

Pessoas que fazem parte da Geração Z estão antenadas com a tecnologia, e reflete diretamente  no comportamento profissional desses jovens. Além da facilidade em trabalhar com novas ferramentas, a adaptação é a palavra-chave que descreve essa geração.

Se você faz parte dessa turma, conheça quais são as habilidades profissionais mais solicitadas pelo mercado de trabalho. Além disso, saiba como usar essas características para conquistar o seu emprego.

Adaptabilidade está entre as habilidades profissionais mais requisitadas

Adaptabilidade é a capacidade de se adequar às diversas situações, sejam boas ou ruins, que podem surgir no dia a dia. Para atender às tendências do mercado, já faz alguns anos que estudiosos do tema propuseram o conceito de QA, ou quociente de adaptabilidade.

Semelhantemente ao QI (quociente de inteligência) e ao QE (quociente de inteligência emocional), o QA mede o nível de adaptabilidade do profissional perante diferentes cenários, inclusive os mais adversos. Quando se trata do perfil profissional, além de se adaptar com maior facilidade, essa pessoa também tende a buscar soluções criativas para desafios.

Essa habilidade comportamental é um dos requisitos mais importantes para qualquer empresa atualmente. Isso porque, com os constantes saltos tecnológicos , projetos podem ser mudados, novas tecnologias são aplicadas, e é preciso que os profissionais estejam aptos para acompanhar essas mudanças e executar um bom trabalho. Deixar ideias obsoletas para trás, identificar o que é relevante e tirar proveito da situação atual. Dentre os atributos que dão base a um perfil profissional com adaptabilidade, vale citar:

  • Flexibilidade: “jogo de cintura” para lidar com diferentes situações
  • Curiosidade: busca e interesse por novidades
  • Coragem: capacidade que permite a superação do medo e enfrentamento das mudanças
  • Resiliência: habilidade para superar crises e dificuldades, sem perder os valores e a essência.

Sendo assim, se você se identifica como um profissional adaptável, vale enfatizar essa habilidade em seu currículo.

Proficiência tecnológica e habilidades digitais avançadas

Outra habilidade profissional comum nesta geração é a proficiência tecnológica. As competências digitais compreendem tanto as habilidades interpessoais/comportamentais (soft skills) como as habilidades técnicas (hard skills), relacionadas à transformação cultural e digitalização de uma organização que não só melhoram os processos como também auxiliam a concretização dos objetivos da empresa. 

Conhecidas no mercado de trabalho como digital skills, são habilidades que uma pessoa pode desenvolver ao longo do tempo, entre as mais comuns estão:

  • comunicação digital;
  • trabalho colaborativo digital;
  • visão digital estratégica;
  • gestão da informação;
  • entre outros.

A comunicação é uma das principais competências necessárias ao ser humano, não sendo exceção no ambiente corporativo, muito menos no ambiente tecnológico. Hoje, boa parte da comunicação acontece virtualmente, seja através de mensagens nos grupos de WhatsApp, redes sociais, e-mails e reuniões online.

De acordo com pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% das 300 grandes empresas, definiram que uma comunicação ruim no local de trabalho é o principal motivo para o fracasso das múltiplas atividades propostas

Ter essa familiaridade com a tecnologia é de extrema importância para quem deseja crescer profissionalmente. As mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido, e o mercado de trabalho precisa de profissionais capacitados.

Pode-se citar como exemplo o surgimento do ChatGPT que utiliza a inteligência artificial. Diferente do que muitos pensam, as empresas já buscam por profissionais que tenham conhecimento sobre a ferramenta, para que ela possa ser utilizada como suporte no trabalho. 

Portanto, para se tornar um profissional atrativo, vale investir nas habilidades digitais que também contribuem para o desenvolvimento das competências técnicas voltadas para essa área.

Pensamento criativo é um diferencial competitivo

Contar com profissionais criativos torna a empresa mais competitiva perante o mercado. Quando se tem uma equipe que possui pensamento criativo, isso influencia na resolução de problemas, além de identificar novas oportunidades.

Embora essa seja uma característica presente em muitas pessoas da geração Z, não se deve pensar que a criatividade é algo que a pessoa nasce. Conforme muitos especialistas afirmam, a criatividade é algo que pode ser desenvolvido. 

Mas, não basta dizer que é criativo, é preciso provar. Mesmo que você ainda não tenha experiência profissional, é possível demonstrar a sua criatividade em trabalhos escolares, cursos profissionalizantes ou atividades pessoais. 

Colaboração e trabalho em equipe 

O trabalho colaborativo é um conceito milenar. Nossos ancestrais tinham um problema complexo para resolver: precisavam caçar para sobreviver. Decidiram fazer essa atividade em grupo, afinal quando matavam um animal, tinham alimento em abundância. Mas não vamos desprezar o fato de que sair para caçar em grupo é uma estratégia inteligente para aumentar a probabilidade de outro ser devorado e não você. 

Embora cada profissional tenha seu próprio jeito de trabalhar, independentemente da geração, a turma da geração Z também demonstra uma forte capacidade de colaboração e trabalho em equipe. Claro que existem momentos em que o trabalho solo é necessário, mas é em equipe que existem as trocas de conhecimento, o que contribui para o crescimento de qualquer profissional.

A comunicação digital através das mídias sociais é um exemplo que reforça essa tendência de trocas de ideias e colaboração, o que também influencia no aprendizado coletivo. Essa geração apresenta uma disponibilidade maior para construir soluções conjuntas.

Além disso, a valorização da diversidade também é uma questão essencial e que também colabora para diversos pontos de vista dentro da empresa. 

Se você faz parte da geração Z ou identifica que possui as habilidades que citamos aqui, mencione isso para o recrutador e traga exemplos. Além disso, lembre-se de que sempre existem pontos a serem melhorados, por isso, vale investir em cursos para desenvolver as suas habilidades comportamentais e técnicas.

 

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