Carreiras | Empregos

Empregabilidade: Jovem profissional, mulher da geração Z trabalhando, primeiro emprego, estagiários, estágio. Retrato sincero Mulher de negócios jovem em terno formal e com documentos sobre fundo verde natureza.

Se você está iniciando a sua trajetória profissional é muito comum surgir dúvidas sobre alguns termos que podem aparecer em entrevistas ou anúncios de vagas. Ter esse conhecimento é fundamental para que a sua empregabilidade seja forte! Mas você sabe o que significa a palavra empregabilidade?

Esse termo é compreendido como a capacidade que uma pessoa tem de manter-se ou voltar para o mercado de trabalho. Para isso, é preciso contar um com um conjunto de fatores que contribuem para um bom nível de empregabilidade, como soft e hard skills, por exemplo.

Porém, antes de tudo é importante que você conheça termos básicos sobre o mercado de trabalho, para que possa compreender melhor as necessidades e como você pode se destacar. Por isso, criamos este glossário com os principais termos usados atualmente. Use essa lista sempre que precisar! Pronto para conferir?

A

Absenteísmo: A ausência não planejada de um funcionário do trabalho.

Assédio no local de trabalho: Comportamento inadequado que cria um ambiente hostil ou intimidante para os funcionários.

B

Burnout: Exaustão física e mental devido ao estresse prolongado no trabalho.

Benefícios: Compensações adicionais oferecidas aos funcionários além do salário, como seguro de saúde, plano de aposentadoria, etc.

Banco de horas: O banco de horas é uma ferramenta comum utilizada pelo RH de uma empresa. Com essa ferramenta é possível registrar o tempo faltante ou excedente que o trabalhador pode ter. Assim, é possíve ver se ele precisa compensar ou reduzir a carga de horário.

C

Cronograma: Um plano que define as datas e prazos para as atividades de um projeto.

CLT (Consolidação das Leis do Trabalho): Conjunto de leis que regulamentam as relações de trabalho no Brasil.

Coworking: Modelo de trabalho em que é compartilhado o espaço e recursos de escritório que pode reunir pessoas que não necessariamente trabalham na mesma empresa. Espaço usado geralmente por Startups e empreendedores.

Currículo online: Modelo de currículo que pode ser criado/cadastro em sites de emprego e fica visível para empresas/recrutadores interessados. 

D

Deadlines: Prazos finais para a conclusão de tarefas ou projetos.

Discriminação: Tratamento injusto ou diferenciado com base em características protegidas por lei, como gênero, raça, idade, etc.

E

Eficiência: Realizar tarefas com o mínimo de desperdício de tempo e recursos.

Emprego Formal: Trabalho realizado dentro das regulamentações legais e com proteção trabalhista.

F

Flexibilidade: Capacidade de ajustar horários ou tarefas para melhor se adaptar às necessidades em constante mudança.

FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço): Recurso depositado mensalmente pelo empregador em uma conta vinculada ao trabalhador, como uma forma de proteção em caso de demissão sem justa causa.

Feedback: Ferramenta utilizada como forma de avaliação do desempenho de um profissional ou de suas ações na empresa. 

G

Gestão do Tempo: Habilidade de organizar e priorizar tarefas para otimizar a produtividade.

Greve: Ação coletiva em que os trabalhadores param suas atividades em protesto contra condições de trabalho ou questões salariais.

H

Horário Flexível: Permissão para os funcionários definirem seus próprios horários de trabalho.

Horas Extras: Horas trabalhadas além do horário regular, geralmente sujeitas a uma taxa de pagamento adicional.

Home office: Modelo de trabalho em que o funcionário pode trabalhar de casa, podendo usar seus próprios equipamentos de trabalho ou os que são fornecidos pela empresa.

Hard Skills: Conjunto de aptidões ou habilidades que um indivíduo possui em relação a questões técnicas, como por exemplo: conhecimento em outro idioma, conhecimento em Excel ou outros tipos de softwares.

Holerite: É um demonstrativo impresso (ou digital) com as informações de vencimentos de um trabalhador que pode atuar em empresa privada ou pública. Neste documento constam informações sobre salário, horas extras, descontos etc. 

I

Interrupções: Fatores que interrompem o fluxo de trabalho planejado.

Insalubridade: Condições de trabalho que apresentam riscos à saúde ou segurança do trabalhador.

IRRF: Essa é a sigla para Imposto de Renda Retido na Fonte. Trata-se de um imposto descontado diretamente na fonte pagadora, ou seja, é deduzido do salário, aposentadoria, pensão ou outros rendimentos antes mesmo de serem pagos ao trabalhador ou beneficiário. 

J

Jornada de Trabalho: O período em que um funcionário é contratado para trabalhar durante o dia.

Justa Causa: Motivo legalmente aceitável para demitir um funcionário, como conduta inadequada ou desempenho insatisfatório.

K

KPIs (Key Performance Indicators): Indicadores-chave de desempenho que medem a eficiência e o progresso no trabalho.

KIT (Kit de Segurança): Conjunto de equipamentos de proteção individual fornecidos pelo empregador para garantir a segurança dos trabalhadores.

L

Licença Remunerada: Tempo fora do trabalho com salário mantido, geralmente para descanso ou razões pessoais.

Licença Maternidade/Paternidade: Tempo de afastamento do trabalho concedido a pais para cuidar de um novo filho, geralmente remunerado.

M

Metas: Objetivos específicos a serem alcançados dentro de um determinado período.

Ministério do Trabalho: Órgão governamental responsável por regular e fiscalizar as relações trabalhistas.

N

Negociação de Horários: Discutir e ajustar os horários de trabalho com o empregador.

Negociação Coletiva: Processo de negociação entre empregadores e sindicatos para estabelecer condições de trabalho, salários e benefícios.

O

Oportunidades de Desenvolvimento: Tempo dedicado ao aprendizado e ao crescimento profissional.

Obrigações Trabalhistas: Responsabilidades legais do empregador para com os funcionários, como pagamento de salários, garantia de um ambiente de trabalho seguro, etc.

P

Procrastinação: Adiar tarefas importantes em favor de atividades menos urgentes.

PLR (Participação nos Lucros e Resultados): Programa que permite aos funcionários receber uma parte dos lucros da empresa com base no desempenho.

Plano de carreira: 

Q

Qualidade de Vida: Equilíbrio entre vida pessoal e profissional, incluindo tempo para lazer e descanso.

Queda de produtividade: Redução na eficiência ou na quantidade de trabalho realizado.

R

Retenção de Talentos: Estratégias para manter os funcionários satisfeitos e engajados no trabalho.

Rescisão Contratual: Término do contrato de trabalho entre o empregador e o empregado, que pode ocorrer por diversas razões, incluindo demissão, dispensa ou renúncia.

S

Sobrecarga de Trabalho: Ter mais responsabilidades ou tarefas do que se pode lidar em um determinado período.

Segurança do Trabalho: Medidas e regulamentações para proteger os trabalhadores de acidentes e lesões no local de trabalho.

Startup: Empresa recém criada, que ainda está em fase de desenvolvimento. 

Soft skills: Conceito de habilidades pessoais modernas, que tem relação com o comportamento do indivíduo, como: trabalho em equipe, empatia, liderança etc.

T

Teletrabalho: Trabalhar remotamente fora do escritório tradicional.

Terceirização: Contratação de serviços de terceiros para realizar determinadas atividades que não fazem parte da atividade principal da empresa.

U

Urgência: Prioridade dada a tarefas que exigem atenção imediata.

Uniforme: Vestimenta padrão fornecida pelo empregador para identificar os funcionários e garantir a segurança no trabalho.

V

Valorização do Tempo: Reconhecer a importância de utilizar o tempo de forma eficaz e produtiva.

Verbas Rescisórias: Valores devidos ao trabalhador no momento da rescisão do contrato, como férias proporcionais, aviso prévio, etc.

W

Work-Life Balance (Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal): Harmonia entre as demandas do trabalho e as necessidades pessoais.

WHIP (Workplace Harassment and Injury Prevention): Programa de prevenção de assédio e lesões no local de trabalho.

Word: Software de texto que faz parte do Pacote Office da empresa Microsoft. Com ele é possível criar documentos, como currículos, por exemplo.

Workaholic: Esse termo é usado para pessoas que são consideradas viciadas em trabalho, que passam mais tempo se dedicando ao emprego/empresa do que outras áreas da vida.

X

Xerox dos Documentos: Cópias autenticadas de documentos necessários para comprovar informações relacionadas ao emprego, como carteira de trabalho, RG, etc.

Y

YIELD: Foco na produtividade e na eficiência para obter resultados máximos.

 

Z

Zoneamento: Organização do tempo em blocos para maximizar a concentração e a eficiência.

Zona de Descanso: Área designada para os trabalhadores relaxarem durante os intervalos de trabalho.

 

Esperamos que esse glossário possa ser usado como um guia que você pode consultar sempre que quiser. Quer aproveitar mais dicas? Continue acompanhando os artigos aqui no blog!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *