Carreiras | Empregos

Jovem mulher negra, de cabelo médio e castanho claro. Usa blusa cinza e está sentada na cadeira e sorri enquanto olha o computador| Fonte da imagem: Envato

Ter um currículo digital oferece mais facilidades para quem está procurando emprego. Na maioria das vezes, as empresas pedem para encaminhar o currículo por e-mail, se cadastrar no banco de talentos ou se candidatar via site de empregos. Se você ainda não tem um currículo online, essa é a hora de criar o seu. Dessa forma, você pode se candidatar a vagas de um jeito mais simples e ser encontrado por empresas e recrutadores com mais facilidade. Neste artigo, vamos te ensinar como criar o seu currículo digital aqui na Empregos. Pronto para conferir?

Como fazer um currículo digital eficiente?

O primeiro passo para ter um currículo digital que dê resultados, ou seja, te ajude a ser chamado para entrevistas de emprego, é pensar no seu objetivo. Sim, você está procurando emprego, mas qual é o seu objetivo profissional?

Quando você tem isso bem definido, isso te ajuda a montar um currículo eficiente e que seja atrativo para as empresas e recrutadores. Além disso, o que não pode faltar em um currículo são informações que vão ajudar o recrutador a te conhecer, como:

  • Informações pessoais;
  • Resumo profissional;
  • Experiências profissionais;
  • Formação acadêmica;
  • Hard skills e soft skills.

Confira o passo a passo para fazer seu currículo profissional na Empregos

Aqui no Empregos.com.br você pode cadastrar o seu currículo, mas mesmo quem tem experiência, pode ter dúvidas de como fazer um currículo digital eficiente. Nos próximos passos vamos te ensinar como criar o seu cadastro e completar o seu currículo.

 

Leia mais: Aprenda a como destacar os objetivos profissionais no currículo

Cadastro

O primeiro passo é criar o seu cadastro em nosso site, somente assim é possível cadastrar o seu currículo. Esse primeiro passo é muito simples, pois você só precisa preencher as seguintes informações:

  • nome completo;
  • e-mail;
  • telefone celular;
  • cidade;
  • cargo do seu interesse.

Depois de preencher o seu cadastro, a próxima etapa é preencher as informações para criar o seu currículo. Cada etapa precisa ser preenchida com atenção, para você não esquecer nenhuma informação importante.

Informações pessoais

Se você tem dúvidas de como fazer um currículo, lembre-se de que as informações pessoais são importantes. Se você esquecer esse tipo de informação, não tem como o recrutador entrar em contato, por exemplo. Por isso, neste campo você deve colocar:

  • endereço completo;
  • pretensão salarial;
  • telefone residencial (se tiver);
  • adicionar até 3 opções de objetivos profissionais.

Experiências profissionais

No campo de experiências profissionais, você deve informar quais foram as empresas em que você trabalhou. Esse tipo de informação é fundamental para que o recrutador conheça o seu nível profissional e conhecimento. Para isso, você deve preencher informações como:

 

Falando sobre a descrição do cargo, é comum que em alguns currículos os candidatos esqueçam de informar o que faziam no antigo cargo e acabam deixando essa informação em branco. Agora, quando você coloca esse tipo de informação, o seu currículo fica muito mais completo. Você pode usar palavras-chave específicas e assim, o recrutador consegue analisar melhor o seu perfil.

E sobre currículo sem experiência? Para quem busca o primeiro emprego ou teve experiências sem registro, não tem problema. Você pode focar em dar destaque a outras informações, como sua formação acadêmica e trabalhos voluntários, por exemplo.

Resumo profissional

O resumo profissional é um pequeno texto em que você faz uma breve apresentação sobre seu histórico profissional. Você pode mencionar sobre seu objetivo profissional, seu nível de experiência e expertise. Lembre-se também de usar palavras-chave nesse campo para aumentar as suas chances de ser encontrado pelo recrutador quando ele fizer uma busca.

Formação escolar e cursos

Neste campo você precisa informar sobre a sua escolaridade e cursos que já possui ou está cursando. Por exemplo, se você está estudando, você deve colocar a informação de que está cursando e qual o período do curso, como manhã ou noite. Se você já concluiu, deve colocar o ano de conclusão.

Competências

Por último, você deve adicionar as competências profissionais que você possui. Elas são formadas pelas competências técnicas e as competências comportamentais. As competências técnicas são aquelas que focam no conhecimento técnico para executar uma determinada atividade. Como: conhecimento em softwares, falar outros idiomas, entre outros.

Já as competências comportamentais focam no comportamento do profissional e como isso influencia no seu trabalho. Elas podem ser: empatia, trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, entre outras.

Confira: 10 coisas que você já fez na entrevista de emprego e nem percebe

Currículo digital pronto, o que fazer?

Depois que o seu currículo digital estiver pronto, agora é possível se candidatar às vagas disponíveis no site. Além disso, quanto mais completo ele estiver, maiores são as chances dos recrutadores notarem o seu perfil. 

Uma dica valiosa é manter o seu currículo atualizado. Como assim? Geralmente, os recrutadores procuram por currículos atualizados nos últimos 7 dias. Sendo assim, a cada semana você pode olhar o seu currículo e clicar em atualizar. Você deve fazer isso também sempre que tiver uma nova experiência profissional e/ou um curso.

Pronto para procurar o seu novo emprego? Crie o seu currículo em nosso site e fique visível para diversas empresas em todo o país!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *