24 / 09 / 2019

10 dicas para se destacar no mercado de trabalho e conseguir um emprego

Para garantir a sua vaga diante de tanta concorrência, certas atitudes e habilidades precisam chamar a atenção dos recrutadores
por
http://www.empregos.com.br

A competitividade no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada, principalmente devido à crise econômica que assola o país e a grande quantidade de profissionais disputando uma vaga de emprego.

As exigências quanto à formação também são um grande desafio, mas que precisam e podem ser trabalhadas com iniciativas de aprimoramento profissional e pessoal. Isso acontece porque as habilidades comportamentais já são uma exigência do mercado de trabalho atual.

Para ajudar você a se destacar e garantir uma vaga de emprego, preparamos este post com 10 dicas para você se destacar no mercado de trabalho e conseguir um emprego. Veja!

1. Estabeleça metas para a sua carreira

O ditado popular já dizia que “quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve”. Isso também vale para a carreira. Idealize seus planos e defina metas para daqui a dois, cinco ou dez anos.

Pode parecer um pouco difícil fazer um panorama, mas esse exercício é fundamental para que você possa alcançar todos os seus objetivos.

2. Invista na qualificação profissional

Investir nos estudos é a chave para ter sempre uma porta aberta no mercado de trabalho. Também vale se especializar e adquirir conhecimento na área que você tem mais afinidade.

Os recrutadores estão de olho em profissionais que se especializam dentro de um segmento. Portanto, faça cursos de aperfeiçoamento, participe de eventos, feiras, palestras e de outras oportunidades que possam agregar mais conhecimento para sua formação.

3. Cogite a mudança de área de atuação

Caso a sua área de trabalho esteja sofrendo com os efeitos da crise econômica, ou se você pretende aumentar o seu leque de opções no mercado de trabalho, mudar de profissão pode ser uma boa estratégia.

Para isso, busque conversar com outros colegas, analise o mercado e veja como pode se preparar para novos rumos profissionais.

4. Busque diferenciais para a carreira

Estar atualizado é fundamental para vencer a competitividade no mercado de trabalho. Da mesma forma, é importante apostar em diferenciais, como falar um segundo idioma e se especializar em uma habilidade específica. Por exemplo, se você tem interesse no ramo culinário, quais pratos você poderia preparar diferentes daqueles que já são encontrados em outros restaurantes?

Considere o paladar da nossa cultura e arrisque criar coisas novas. A inovação é uma habilidade extremamente valorizada pelas empresas, independente da função para a qual você será contratado.

5. Seja comunicativo

A comunicação é fundamental para convencer pessoas, propor e defender ideias, posicionar-se de forma correta e aumentar a sua credibilidade profissional.

Mas engana-se quem acredita que saber se comunicar é somente saber falar. A comunicação é muito mais ampla: passa pelo processo de saber ouvir, entender as mensagens e se expressar na hora certa.

Comece a desenvolver essa competência o quanto antes. Leia bons livros, converse com pessoas próximas e treine bastante. Ao longo do tempo, você verá que a sua comunicação melhorará positivamente.

6. Aumente a sua base de contatos

Conhecer pessoas de várias áreas ajuda você a encontrar as melhores oportunidades de trabalho. É comum que indicações de amigos rendam oportunidades para as vagas — algumas empresas até preferem contratar dessa forma. Isso porque a indicação pode aumentar as chances da pessoa se adaptar melhor ao novo ambiente de trabalho.

Para manter a sua rede de contatos sempre ativa, frequente lugares onde possa encontrar profissionais da sua e de outras áreas, como palestras, workshops e cursos. Isso se chama network e pode ser feito em qualquer lugar, até em uma mesa de bar.

7. Esteja bem-informado

As empresas têm valorizado cada vez mais profissionais atualizados com tudo aquilo que acontece ao redor delas e no mundo. Elas entendem que uma pessoa antenada tem a ver com inovação, tecnologia e interesses.

É preciso saber um pouco de tudo, do cenário político ao programa de destaque na TV. Aproveite que o acesso à informação é democrático com o uso da internet e utilize o tempo livre para se informar.

8. Demonstre interesse

As empresas também precisam se manter competitivas para permanecer no mercado e é por isso que elas escolhem pessoas que possam ajudar no desenvolvimento do negócio.

Os recrutadores sabem reconhecer quem tem vontade de crescer com a empresa. Por isso, manter-se motivado e demonstrar interesse é tão importante na hora de conseguir uma oportunidade de trabalho.

Logo, aqueles profissionais que se veem atraídos apenas pelos benefícios e salário da vaga, já não são tão bem-vistos. É preciso ter algo a mais para oferecer.

9. Tenha iniciativa

Ser um profissional com iniciativa é fundamental para vencer a competitividade no mercado de trabalho. Quando você faz somente o que é solicitado, a empresa entende que você, em pouco tempo, não terá mais o que oferecer.

Além disso, quando você pratica a iniciativa, aprende coisas novas e aumenta as chances de ser lembrado como um profissional que não tem medo do trabalho.

A iniciativa também está ligada à disposição, marca registrada de profissionais que não têm preguiça para o trabalho e novos desafios. Esse perfil tem mais chances de se destacar na empresa e colaborar com o desenvolvimento da organização.

10. Cadastre seu currículo em sites de emprego

Os sites de emprego, como o Empregos.com.br, são excelentes para você ter acesso a vagas de trabalho de acordo com suas habilidades e competências. Por isso, cadastre seu currículo on-line e mantenha-o sempre atualizado. Dessa forma, você aumenta as chances de ser chamado para uma entrevista.

Como vimos ao longo deste texto, são várias as iniciativas para se destacar e driblar a competitividade no mercado de trabalho. Esteja atento à sua qualificação, busque aprender sempre e conte com a ajuda da internet para encontrar as plataformas de currículo on-line que o ajudarão a ter acesso a vagas adequadas e que estreitam o relacionamento do candidato com os recrutadores.

Se você gostou deste post sobre 10 dicas para se destacar no mercado de trabalho e conseguir um empregoentre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Esta matéria ajudou você?

+ 54 pessoas ajudadas

Comentarios