Carreiras | Empregos

Crescimento de vagas em TI gera expectativas para 2023| Fonte: Shutterstock

O crescimento de vagas em Tecnologia da Informação (TI) foi nítido no ano de 2022. O Brasil é destaque na região liderando o ranking de países latino americanos no mercado de TI. As expectativas estão altas para 2023 e o setor prevê um contínuo crescimento na área. No entanto, também evidencia um problema que o mercado vem apontando há algum tempo: a falta de profissionais qualificados. Aqui no Empregos, identificamos um crescimento de 34% nos últimos 10 meses. Você tem interesse na área? Veja mais informações a seguir.

O que foi destaque aqui no Empregos?

No ano de 2022 as vagas “bombaram” aqui no Empregos e não faltaram oportunidades no setor de TI. Em janeiro começamos com 5.772 vagas disponíveis em todo  país, no entanto, com maior destaque na cidade de São Paulo. Já em outubro o número subiu para 9.575 vagas disponíveis.

Entre as vagas que mais se destacaram aqui no site, estão:

Esses são só alguns exemplos, mas existem outras áreas também, como analista de suporte técnico e analista de infraestrutura.

A nossa expectativa é que as vagas continuem crescendo nesse setor. Se você quer aproveitar essa oportunidade, atualize o seu currículo e se candidate para as vagas disponíveis em nosso site.

Panorama do setor de TI no Brasil

Segundo a pesquisa “Mercado Brasileiro de Software Panorama e Tendências 2022”, o mercado de TI cresceu em 2021 17,4% aqui no Brasil. Além disso, destacou que a região sudeste é a que mais investe em TI no país, veja:

  • Sudeste – 62,68%;
  • Sul – 13,63%;
  • Centro-oeste – 11,46%;
  • Nordeste – 8,91%;
  • Norte – 3,33%

Quando se fala da área de atuação, o mercado conta com três segmentos: hardware, software e serviços. No Brasil, o segmento que tem apresentado uma maior oferta de oportunidades é o hardware:

Gráfico - segmentos de TI

Crescimento das vagas e o desafio de encontrar profissionais qualificados

O número de empresas do setor cresceu 55% desde 2018 (Tech Report 2021) e apenas em 2020 cerca de 85 mil novos negócios foram fundados. Com a transformação digital acelerada, a expectativa é que o setor continue em amplo crescimento  para o ano de 2023 e precisará cada vez mais de  profissionais capacitados para trabalhar com as novas tecnologias .

De acordo com o levantamento da Brasscom, estima-se que 420 mil vagas serão abertas na área até 2025, no entanto, o problema é encontrar profissionais para preencher essas vagas. Por isso, se você tem interesse em ingressar nessa área, invista na sua capacitação pois não faltarão oportunidades. 

Justamente pela escassez de profissionais, esse é um dos setores que conta com remunerações muito atrativas. Em 2022 a média salarial na área atingiu o valor de R$12.147, 29% superior ao do ano de 2021. Embora o tempo de experiência seja relevante, as empresas não estão focando tanto no profissional com ampla experiência. Atualmente, com as mudanças no mercado, além das habilidade técnicas, os recrutadores têm buscado profissionais com habilidades comportamentais que conversem com os valores e cultura da empresa. 

Com o amplo crescimento do  setor, as oportunidades afirmativas para a contratação de mulheres têm sido vistas com certa frequência entre as empresas de tecnologia. No entanto, como nem tudo são flores, também é um dos setores onde a desigualdade salarial entre homens e mulheres  tem ganhado evidência.

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades do mercado de trabalho.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *