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Saiba como funciona a avaliação de desempenho| Fonte: Envato

A avaliação de desempenho é uma forma do RH de uma empresa compreender melhor como anda o desempenho dos funcionários. Esse é um tipo de avaliação muito comum, que pode ser aplicada em pequenas e grandes empresas. Embora seja importante o RH ter esse conhecimento, esse tipo de avaliação também pode ser benéfica para os colaboradores.

Se você não sabe o que é avaliação de desempenho ou já fez, mas não sabe como ela pode ajudar, esse artigo é para você. Confira tópicos sobre esse tema, entenda como ela funciona e quais são os seus benefícios.

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelo time de RH de uma empresa. Esse tipo de avaliação ajuda a medir a expectativa, produtividade e os resultados. Esse tipo de avaliação pode ser aplicada individualmente ou pela equipe.

Atualmente, existem ferramentas inteligentes que ajudam a equipe de RH a realizar esse tipo de avaliação, como softwares, por exemplo. Dessa forma, medir o desempenho fica mais fácil e prático. Tudo depende também do tipo de avaliação de desempenho que será aplicada. Vamos falar mais sobre isso nos próximos tópicos.

 

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Como funciona a avaliação de desempenho?

Para realizar uma avaliação de desempenho eficaz, o primeiro passo que o time de RH deve fazer é conversar com o funcionário e deixar alinhado quais são as suas expectativas. Para isso, é preciso levar em consideração:

  • metas do setor;
  • responsabilidades da função;
  • potencial de cada funcionário;
  • características culturais da empresa.

 

Também é importante que a equipe de RH já tenha definido qual será o tipo de metodologia de avaliação que será utilizada. No mercado atual, existem 10 tipos de avaliação de desempenho. Conheça mais sobre elas a seguir.

Conheça os tipos de avaliação de desempenho

Existem alguns métodos diferentes para aplicar a avaliação de desempenho. É muito importante para o RH, mas também para os funcionários conhecerem quais são esses tipos de avaliação e quais são os seus diferenciais. 

Se você quer conhecer sobre os exemplos de avaliação de desempenho, veja os tipos que podem ser aplicados nas empresas.

1. Autoavaliação

A autoavaliação é um tipo de avaliação de desempenho em que os funcionários avaliam seu próprio trabalho, habilidades e contribuições. Nesse processo, os colaboradores refletem sobre seu desempenho, identificam pontos fortes e áreas de melhoria, proporcionando uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional. 

É uma ferramenta valiosa para promover a autorreflexão e o crescimento contínuo dentro da organização.

2. Avaliação 180º

Esse tipo de avaliação é feita pelo próprio colaborador e por seu supervisor imediato. Essa abordagem permite uma visão mais abrangente do desempenho, combinando as percepções do funcionário sobre seu próprio trabalho com as observações e feedbacks do seu superior. 

Com a avaliação 180º, considerada bidirecional, promove uma comunicação mais transparente e uma compreensão mais holística do desempenho individual.

3. Avaliação 90º

A avaliação de desempenho de 90º é um processo em que os colaboradores são avaliados por seus supervisores imediatos ou gerentes. Essa avaliação é a mais tradicional, visa avaliar a adaptação do novo funcionário à cultura da organização, seu desempenho inicial e identificar áreas de desenvolvimento necessárias para garantir uma integração eficaz e produtiva na equipe.

4. Avaliação 360º

A avaliação de desempenho 360º envolve a coleta de feedback de várias fontes, como supervisores, colegas, subordinados e até mesmo clientes, oferecendo uma visão abrangente das habilidades e competências de um funcionário. 

Esse método promove uma avaliação mais completa e objetiva, permitindo identificar pontos fortes e áreas de desenvolvimento de forma mais precisa. Esse feedback ajuda a promover o crescimento profissional e a melhoria contínua do desempenho.

 

5. Escala Gráfica

Esse também é um tipo de avaliação bem tradicional e é conhecida pela facilidade de ser aplicada. Ela é formada por um questionário, só que organizado em colunas. Em uma coluna são colocados os itens, como: pontualidade, proatividade, entre outros. Nas outras colunas é colocado os valores de cada item que será analisado.

Geralmente, as empresas usam escala de 0 a 5 ou palavras como: bom, ruim, ótimo ou excelente. 

6. Observação Direta

Uma abordagem direta para avaliar o desempenho de um colaborador é observá-lo durante suas atividades e interações no ambiente de trabalho. Essa observação diária pode fornecer insights valiosos, porém, é fundamental reconhecer que essa avaliação deve ser complementada por outros métodos para uma análise mais precisa.

7. Avaliação Comportamental

Essa metodologia, é centrada na compreensão das tendências comportamentais dos colaboradores, e ajuda a ampliar o entendimento sobre suas características individuais. 

Ao integrar esses insights com outros dados de avaliação, é possível direcionar de maneira mais precisa os esforços de desenvolvimento e investimentos, aproveitando as potencialidades e identificando áreas de melhoria de forma objetiva.

8. Avaliação por Competências

Para analisar as competências do colaborador, essa metodologia conta com a avaliação que é dividida pela sigla CHA:

  • C (Conhecimento) – avalia as aptidões cognitivas
  • H (Habilidade) – avalia a parte psicomotora 
  • A (Atitude) – o fator motivador do profissional.

Para conduzir essa avaliação, é necessário um questionário abordando competências técnicas e comportamentais, iniciando com uma autoavaliação pelo colaborador para identificar suas próprias competências e áreas de desenvolvimento. 

9. Índices Críticos

Esse tipo de avaliação é diferente, pois ela irá focar somente nos comportamentos que são considerados extremos. Ou seja, aqueles que são bons ou ruins. A intenção é identificar o que é positivo ou negativo, para ajudar a orientar o funcionário. É indicado que esse tipo de avaliação seja uma método complementar, ou seja, usado com outras avaliações.

10. Avaliação por objetivos

Nesse tipo de avaliação, é essencial analisar se as metas e atividades do colaborador foram atingidas, permitindo identificar quem está alinhado com os objetivos e quem precisa melhorar. Geralmente, é o gestor responsável por conduzir essa análise, ressaltando a importância de metas claras e bem definidas.

Como o funcionário deve participar desse processo

O funcionário de uma empresa sempre deve ser participativo quando o RH propõem esse tipo de avaliação. Essa é uma forma da organização entender como anda o desempenho do colaborador e da equipe e o que pode ser melhorado e o que precisa mudar.

É muito importante que o funcionário responda o questionário da avaliação proposta com seriedade e sinceridade. Assim, terá os resultados mais assertivos e a liderança poderá te orientar da melhor forma. Lembre-se de que não existem respostas certas ou erradas e você deve se basear no seu próprio trabalho e não dos outros colegas. 

O que você funcionário pode aprender com isso?

Uma avaliação de desempenho oferece uma oportunidade valiosa para os funcionários aprenderem e crescerem profissionalmente. Ao receber feedback sobre seu trabalho e comportamento, os colaboradores podem identificar áreas de força e fraqueza, além de entender como seu desempenho impacta a equipe e a organização como um todo. 

Esse processo não apenas ajuda a melhorar habilidades específicas, mas também promove a consciência sobre suas contribuições e a importância do alinhamento com os objetivos da empresa. Além disso, ao estabelecer metas de desenvolvimento e criar planos de ação para alcançá-las, os funcionários podem se comprometer com o aprimoramento contínuo, impulsionando seu crescimento profissional e seu valor dentro da organização.

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