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Soft skills para menor aprendiz, veja o que as empresas buscam nos jovens talentos| Fonte: Shutterstock

A maioria dos jovens não sabem como conseguir o primeiro emprego e o que colocar no currículo, afinal, possuem pouca ou nenhuma experiência. Por isso, entrar na empresa como menor aprendiz pode ser o primeiro passo para construir a sua carreira.

Por lei, é preciso ter idade mínima de 14 anos e no máximo 18, além de estar na condição de estudante. Mas como o jovem não possui muita experiência, o que as empresas vão avaliar antes de contratar? As soft skills são fundamentais nesta hora e podem ser um fator decisivo para a contratação.

Não sabe o que são soft skills? Vem com a gente que explicamos o que as  empresas mais buscam ao contratar jovens talentos.

O que são soft skills?

Você já ficou em dúvida quando se deparou com a descrição de uma vaga falando sobre soft skills? Fica tranquilo (a) que essa dúvida é bastante comum. Soft skills são um conjunto de habilidades e competências que têm relação com o comportamento humano.

Elas são características importantes para que uma pessoa consiga se desenvolver e crescer profissionalmente. Além disso, para determinadas áreas e cargos, as empresas precisam que os colaboradores tenham certas habilidades e competências pessoais que fazem a diferença no trabalho.

Por exemplo, um atendente de uma farmácia percebe que um cliente está com dificuldade de achar o produto que procura. Mesmo que aquela não seja a sua sessão, esse funcionário atende o cliente tirando todas as suas dúvidas. Neste exemplo, podemos perceber 2 soft skills: empatia e proatividade. O funcionário teve o olhar atento e ajudou o cliente, além disso, não esperou que ninguém o mandasse fazer. 

É importante que você não confunda habilidades comportamentais com habilidades técnicas, conhecidas como Hard Skills. As habilidades técnicas têm relação com tudo aquilo que você aprendeu, seja na escola, na faculdade ou cursos, como inglês ou computação.

Menor aprendiz: conheça as soft skills que você precisa ter

Agora que você já sabe o que são as soft skills, está na hora de descobrir o que as empresas buscam em um menor aprendiz. Conhecimento técnico é muito importante, mas a Lei do Menor Aprendiz tem o objetivo das empresas abrirem as portas para os mais jovens, além de preparar esses talentos para o mercado de trabalho.

Sendo assim, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento técnico, não se preocupe. Acredite na sua capacidade! 

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Veja a seguir, as habilidades comportamentais mais desejadas pelas empresas.

Comunicação: soft skill mais requisitada

A comunicação é um ponto fundamental em qualquer área de atuação. Você precisa saber se comunicar com os colegas de trabalho, liderança e clientes. Saber se comunicar não se limita a somente falar, mas também a como usar outros meios de comunicação, como o e-mail, por exemplo. Uma falha na comunicação pode passar informações confusas e até mesmo prejudicar as tarefas.

Flexibilidade e Resiliência

Quando se fala em flexibilidade é comum pensar que a empresa vai exigir que trabalhe por muitas horas. Mas não é isso! Primeiramente, um menor aprendiz não pode exceder as 6 horas de trabalho previstas por lei. A flexibilidade e resiliência é a capacidade do jovem se adaptar e continuar fazendo um bom trabalho, mesmo que ocorra mudanças de área, gestão ou tarefas.

Empatia

Empatia é quando nos colocamos no lugar do outro. No exemplo que citamos, o atendente percebeu que o cliente estava com dificuldade e foi lá ajudar. Você deve exercer a empatia não somente com os clientes, mas também com os colegas de equipe e fornecedores.

Trabalho em Equipe

O trabalho em equipe é muito importante!  Pode ser desafiador, porque você vai lidar com ideias diferentes, mas essa é uma habilidade que pode demonstrar o seu poder de escuta e adaptabilidade. Além disso, também há a troca de experiências, não somente com o seu líder, mas também com colegas de outras áreas. Você aprende muito mais e começa a formar o seu networking.

Proatividade

Um funcionário proativo basicamente é aquele que não espera que digam o que deve ser feito. Mesmo que você seja um menor aprendiz, essa é a chance de mostrar que você quer aprender e que é capaz de fazer as atividades. Então, se você já sabe qual é a sua tarefa, faça! Se tiver ideias, não tenha medo de apresentar para o seu chefe.

Ética no trabalho

Por último, a ética no trabalho. Ser um profissional ético significa ter e tomar atitudes que não podem ir contra as regras e valores da empresa em que trabalha. Por exemplo, divulgar dados de clientes ou baixar programas maliciosos no computador da empresa são comportamentos penalizados no mercado de trabalho. 

Faça uma auto reflexão e entenda quais dessas características você pode colocar em seu currículo?. Caso sinta falta de alguma, não se preocupe. A ideia é que você trabalhe o seu desenvolvimento pessoal e busque formas de desenvolver novas habilidades!

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