Até conquistar o primeiro emprego, a relação dos jovens com o dinheiro se restringe às mesadas ou ao dinheirinho extra que eles ganham dos pais para aproveitar o final de semana.
Porém, quando são contratados e iniciam a vida profissional, os jovens passam a lidar com o próprio dinheiro. Começa aí, uma nova fase marcada por sonhos, projetos e uma boa dose de deslumbramento.
É comum que no primeiro salário algum sonho de consumo seja realizado. Às vezes é uma roupa, um sapato, um perfume ou até mesmo um passeio especial.
Leia também:
• Tudo o que você precisa saber para conseguir o primeiro Emprego
• Como ingressar no mercado mesmo sem ter experiência
O ideal é que as extravagâncias não se repitam todos os meses e que, a partir do segundo salário, o jovem comece a poupar e fazer escolhas financeiras que terão reflexos positivos tanto na vida pessoal, como na própria carreira.
Se você conseguiu o seu primeiro emprego e quer aprender a controlar as finanças, sem abrir mão das coisas boas da juventude, fique de olho nas nossas dicas!
Não gaste mais do que você ganha
Normalmente, o salário do primeiro emprego é limitado, especialmente quando o trabalho é em regime de estágio.
Nesse caso, é imprescindível manter os pés no chão e não gastar mais do que você ganha. Cuidado com as promoções tentadoras nas vitrines das lojas e tenha bastante bom senso em relação às despesas supérfluas.
Um cinema de vez em quando é bacana, uma balada também, mas se você não se controlar, é bem provável que suas finanças se compliquem. Tente equilibrar sua vida social com o seu orçamento!
Seu smartphone pode te ajudar
Na era da tecnologia mobile, uma boa alternativa para controlar o salário é utilizar os aplicativos para gerenciar as finanças e anotar todos os gastos.
Cada despesa deve ser registrada. Simples assim! Em poucos cliques você terá pleno controle sobre as suas finanças, além de poder acompanhar o status das suas contas a qualquer hora e em qualquer lugar.
Caso você não tenha nenhum dispositivo móvel (tablet ou smartphone), faça uma planilha no seu computador, mas não deixe de anotar os gastos.
Fuja dos cartões, empréstimos e compras a prazo
O uso de cartões, empréstimos e crediários exige maturidade financeira e você ainda está construindo a sua. Evite a todo custo iniciar recorrer a essas ferramentas de crédito. Elas podem comprometer – e muito – a saúde das suas finanças!
O cuidado deve ser redobrado se o seu primeiro emprego for um trabalho temporário ou você ainda estiver no período de experiência.
Nessas situações, é melhor não comprometer o salário com dívidas parceladas. Estabeleça prioridades, faça uma reserva financeira e decida com calma a melhor forma de utilizar o dinheiro.
Invista em educação para conquistar salários melhores
Esse método é multifuncional, pois além de evitar que você gaste com itens desnecessários, pode acabar te ajudando a conquistar salários melhores no futuro.
Converta parte do seu salário em educação: cursos, intercâmbio, faculdade, livros. Esse investimento pode fazer uma grande diferença na sua carreira!
O resultado costuma aparecer a médio e longo prazo, mas pelo menos você não canaliza a sua renda para a compra de itens que não são essenciais.
Comentários 0 comentário