14 / 03 / 2016

Como ingressar no mercado mesmo sem ter experiência

Veja algumas dicas para atualizar o currículo e se dar bem na entrevista de emprego para conquistar o primeiro emprego
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Como adquirir experiência curricular se a maioria das empresas buscam apenas profissionais já experientes? Essa é uma das maiores dúvidas de jovens que procuram a primeira oportunidade de trabalho.

Pode parecer injusto, mas o que os empregadores temem é a falta de comprometimento e responsabilidade do candidato inexperiente quanto ao cumprimento de prazos e metas, boa relação com a equipe, respeito ao líder, dentre outras atividades do cotidiano empresarial que exigem maturidade da área pelo funcionário.

Por isso, para mostrar que você é capaz de cumprir essa demanda, você deve formular um bom currículo e mostrar excelente postura profissional na entrevista de emprego.

Como ingressar no mercado mesmo sem ter experincia

Confira algumas dicas valiosas para revelar seu potencial e ter sucesso no processo seletivo:

Faça trabalho voluntário

Experiência não significa, necessariamente, ter carteira assinada. Ser voluntariado em causas sociais abre portas. Além de conhecer muita gente bacana que pode te indicar para alguma oportunidade, você irá desenvolver habilidades que devem ser colocadas no currículo e expostas na entrevista de emprego.

Invista em cursos

Aulas online, palestras, intercâmbio – tudo isso te ajuda a preencher o currículo. Durante a entrevista de emprego, quando for questionado sobre seus conhecimentos na área pretendida, aproveite e mostre que você domina o assunto.

Não minta sobre essas atividades. Respostas rasas e insuficientes vão te denunciar.

Estude a empresa

A entrevista de emprego é a etapa certa para mostrar que você está por dentro do segmento, embora não tenha experiência profissional. Pesquise bem sobre a organização e mostre como suas capacidades vão favorecer o crescimento dela.

Cuide de sua imagem pessoal

Quem não é visto, não é lembrado. Se você foi chamado para um processo seletivo, o primeiro passo é vestir-se de acordo. Na empresa, seja comunicativo. Dê bom-dia a todos e mostre bom-humor. Isso dá a impressão de que você é confiável e trabalha bem em equipe. Aproveite para destacar essas e outras qualidades quando for questionado sobre suas competências durante a entrevista.

Exponha seus melhores trabalhos

Destaque experiências escolares e universitárias. Por exemplo, se o TCC de um estudante técnico recém-formado tem a ver com a vaga pretendida, vale ressaltar essa informação, mostrando o quanto se aprofundou no tema e como ele pode contribuir para a empresa.

Seja craque no pacote office

O Microsoft Office é um dos pacotes de aplicativos mais utilizado pelas empresas. Apresentar conhecimento em Excel, Word e Power Point é considerado um diferencial. Com um pouco de treino, rapidamente se pega o jeito.

Aproveite a sazonalidade

As empresas que oferecem vagas operacionais (como vendedores e estoquista) geralmente abrem processo seletivo em datas que exigem mais mão de obra que o habitual. Embora tenham curta duração, os empregos temporários contam como experiência profissional de peso e devem ser colocados no currículo. Além disso, pode ser que a organização tenha interesse em efetivar o funcionário que atuou bem em sua função ao final do contrato.

Conhece mais dicas valiosas para quem está começando? Conte pra nós nos comentários! 🙂

Esta matéria ajudou você?

+ 580 pessoas ajudadas

Comentarios