Carreiras | Empregos

Currículo na mesa perto de um notebook.

Ter o modelo de currículo ideal é o objetivo de muitos candidatos para conseguir chamar a atenção dos recrutadores diante da grande concorrência. Por isso, é comum que candidatos optem por currículos mais criativos, utilizando mais opções de cores e gráficos para ilustrar as informações.

No entanto, a utilização desse tipo de currículo tem levantado a discussão sobre a eficácia que esse modelo pode ao ser lido por uma IA (Inteligência Artificial), já que muitos sites de empregos e empresas utilizam esse tipo de tecnologia para encontrar candidatos ideais para as vagas.

Neste artigo apresentamos pontos importantes que podem influenciar de forma negativa para que uma IA consiga ler o currículo. Além disso, veja as nossas dicas de como ter o modelo de currículo perfeito para aumentar as suas chances em um processo seletivo. 

Modelo de currículo criativo será que dá certo?

O modelo de currículo criativo é aquele que geralmente é criado em softwares de edição, como o Photoshop ou sites de criação de design. Eles facilitam muito a vida dos candidatos que não sabem por onde começar a elaborar um currículo e com isso, eles conseguem criar um CV mais rápido.

No entanto, o uso desse tipo de CV nem sempre é recomendado e geralmente é mais indicado para quem trabalha em áreas específicas, como designer, publicitário ou fotógrafo, por exemplo. Além disso, é preciso ter cuidado para não exagerar no uso das cores e dos elementos gráficos para não atrapalhar a leitura do recrutador.

Além disso, com o uso da IA em empresas, esse tipo de currículo pode enfrentar dificuldades ao ser lido por essa tecnologia e assim, o candidato pode correr o risco de ser prejudicado. Mas será que não dá para usar um currículo personalizado?

A resposta é sim! Mas antes, é preciso conhecer como esses sistemas funcionam e assim, criar o tipo de currículo certo!

Leia também: Modelos de currículo 2024 – Exemplos para te inspirar

Entenda o que é ATS e a influência em um modelo de currículo personalizado

ATS é a sigla para “Applicant Tracking System” que significa “Sistema de Rastreamento de Candidatos”. Esse é um software utilizado por empresas para conseguir gerenciar e automatizar diversas etapas de um processo seletivo. Veja exemplos do que um ATS pode fazer:

 

  • Análise de currículos: os ATSs podem digitalizar e analisar currículos automaticamente, identificando habilidades, experiências e outras informações relevantes.
  • Rastreamento de candidatos: permitem que os recrutadores acompanhem o status de cada candidato ao longo do processo de seleção, desde a inscrição até a contratação ou rejeição.
  • Publicação de vagas: facilitam a criação e publicação de anúncios de emprego em diversos sites e plataformas de recrutamento.
  • Comunicação: facilita a comunicação entre recrutadores e candidatos, seja por meio de e-mails automáticos, mensagens internas ou agendamento de entrevistas.
  • Relatórios e análises: alguns softwares podem gerar relatórios e análises sobre o desempenho do processo de recrutamento, como o tempo médio de contratação ou a eficácia de fontes de recrutamento.

ATS e Inteligência Artificial são a mesma coisa?

Embora seja comum confundir esses dois termos, um ATS não é a mesma coisa que uma Inteligência Artificial. Enquanto um ATS é um programa que ajuda na automação de tarefas como triagem de currículos, status de candidatos e até agendamento de entrevistas, ele não substitui um ser humano.

Já o conceito de Inteligência Artificial se refere a um sistema de computador que é capaz de realizar tarefas que exigiriam inteligência humana. No caso, falando da área de recrutamento, a IA pode ser usada para analisar o comportamento do candidato em uma entrevista por vídeo e analisar o fit cultural de um candidato com a empresa, por exemplo.

O que acontece atualmente, é que devido ao avanço tecnológico muitos ATSs estão integrando recursos de IA para melhorar as suas funcionalidades. Por isso, é comum achar que são a mesma coisa.

Qual a vantagem do uso da Inteligência Artificial?

Para os recrutadores, o uso de um ATS ou IA torna os processos do trabalho muito mais rápidos e eficientes. Por exemplo, quando uma vaga é aberta e recebe muitas candidaturas o ATS consegue fazer a triagem do currículo, identificando habilidades e informações relevantes para o cargo.

E para isso acontecer, antes, é preciso que o recrutador repasse as informações para o ATS. Ou seja, quais são as habilidades desejadas, experiência, escolaridade e palavras-chave relevantes.

Então, diferente do que muitos candidatos possam pensar, o recrutador continua participando do processo, pois ele criou os parâmetros e irá analisar os currículos selecionados pelo software.

Vantagens para o candidato

Existem muitas dúvidas sobre como o uso de um ATS ou IA pode ser vantajoso para um candidato que está em busca de um emprego. No entanto, isso também pode ajudar o candidato, porque:

  1. Melhor Comunicação: muitos ATSs têm recursos que facilitam a comunicação entre os recrutadores e os candidatos. Isso pode incluir notificações automáticas sobre o status de uma candidatura e agendamento de entrevistas.
  2. Transparência do processo: os candidatos podem ter uma melhor visualização do processo, desde o recebimento da inscrição até as etapas seguintes do processo de seleção. Isso ajuda os candidatos a entenderem onde estão no processo e quais etapas esperar a seguir.
  3. Acesso a mais oportunidades: como os ATSs podem gerenciar grandes volumes de candidaturas de maneira eficiente, isso significa que os candidatos têm acesso a uma variedade maior de oportunidades de emprego e podem encontrar vagas que correspondam melhor às suas habilidades e experiências.
  4. Triagem mais justa: sistemas de IA podem ajudar a realizar uma triagem inicial de currículos de forma mais imparcial e consistente, eliminando potencialmente preconceitos humanos. Isso pode aumentar as chances de os candidatos serem considerados com base em seus méritos e qualificações.

O candidato pode usar IA para fazer um currículo?

Se você tem dificuldade sobre como fazer currículo, é possível utilizar um sistema de IA para te ajudar a criar um do zero. Um exemplo bastante comum e que tem feito sucesso é o ChatGPT que é uma Inteligência Artificial na criação de textos.

No caso, se você precisa de um modelo de currículo, é só passar as informações para o CHATGPT que você precisa, como por exemplo: resumo profissional, experiências, escolaridade, etc.

No entanto, ele não cria designs de currículos prontos. Se você quer algo do tipo, pode achar em sites que tenham variados modelos, como o Canva.

Mas por que softwares de ATS não lêem modelos de currículos criativos?

Os ATSs são sistemas muito interessantes, com o objetivo de ajudar recrutadores a tornarem o seu trabalho mais rápido e eficiente. Porém, como muitos programas, eles podem ter algumas limitações. 

Por isso, quando se trata de modelos de currículos criativos, eles podem não conseguir escanear as informações da maneira correta. Veja o que pode influenciar nisso:

  • Formato não padrão: ATSs são projetados para ler e analisar currículos em formatos padrão, como .docx ou .pdf. Currículos criativos podem ser salvos em formatos não convencionais que o ATS pode ter dificuldade em processar corretamente.
  • Elementos visuais: esses tipos de currículos frequentemente incluem elementos visuais, como gráficos, ícones e cores, que podem confundir ou o sistema de análise do ATS. Além disso, alguns ATSs podem ter dificuldade em interpretar o texto contido em imagens ou gráficos.
  • Barras laterais ou 2 colunas: layouts de currículo com barras laterais ou duas colunas podem confundir o ATS, que geralmente espera um fluxo de texto linear. As informações contidas nessas seções podem ser ignoradas ou mal interpretadas pelo sistema.
  • Texto incorporado em imagens: se o texto do currículo estiver incorporado em imagens ou gráficos, o ATS pode não conseguir ler ou interpretar essas informações corretamente.
  • Falta de palavras-chave: Alguns currículos criativos podem sacrificar a inclusão de palavras-chave relevantes em favor de elementos visuais ou design criativo. Isso pode resultar em uma falta de correspondência entre o currículo e os critérios de pesquisa definidos pelo ATS.

A visão dos recrutadores

O modelo de currículo que será enviado para a empresa deve ser pensado com muito cuidado. Algumas empresas possuem um perfil mais sério, como por exemplo um escritório de advocacia. Mas em outros casos, um currículo criativo pode ser usado sem problemas.

A questão, é que os recrutadores notam que os candidatos continuam cometendo erros comuns ao fazer um currículo. Como esquecer de colocar o objetivo profissional, ser genérico nos textos, não especificar sobre suas experiências profissionais e com erros de ortografia.

Sendo assim, de nada adianta caprichar em um currículo cheio de cores e elementos, se o básico está com problemas. Por isso, antes de enviar um currículo desse tipo, veja se as informações são relevantes e estão corretas.

Quando usar um currículo criativo?

Se você não quer usar um currículo simples, ou seja, aquele básico que é muito comum, você pode personalizar o seu CV. Mas é importante que você entenda como usá-lo da melhor forma possível.

Em primeiro lugar, identifique se o tipo da empresa para o qual você está se candidatando tem um estilo mais leve e que provavelmente gostaria de receber esse tipo de modelo de currículo.

Se você vai enviar enviar o currículo por e-mail ou cadastrar em um site, dê preferência pelo modelo simples. Em caso de entrevistas presenciais ou se vai entregar diretamente na empresa, você pode usar esse modelo criativo.

Se ainda assim, prefere enviar o CV criativo por e-mail ou cadastrar no site da empresa, opte por layouts sem colunas ou barras laterais. Também dispense o uso de gráficos para não atrapalhar a leitura do currículo.

O currículo físico vai deixar de existir?

Ainda é cedo para falar que o currículo físico vai deixar de existir. Isso porque, muitas empresas além de usar sites ou e-mails, também recebem currículos de forma presencial, como ainda é comum em comércios. Contudo, o mercado de trabalho tem se preocupado também com a sustentabilidade e a diminuição do uso de papel. 

Tudo está mais digitalizado, por isso, é muito importante que você tenha um currículo online disponível.

Currículo online e suas vantagens

Ter um currículo online é muito comum nos dias de hoje, isso porque ele facilita a forma de se candidatar para uma vaga. Ele é muito mais prático de produzir e você pode usar sempre que quiser. Veja mais vantagens:

  • Acessibilidade: um currículo online está disponível a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que haja uma conexão com a internet. Isso significa que os candidatos podem acessar e atualizar seu currículo a partir de dispositivos móveis, tablets ou computadores.
  • Facilidade de atualização: ao contrário de currículos em papel, como documentos em Word ou PDF, os currículos online podem ser facilmente atualizados e modificados conforme necessário. Os candidatos podem adicionar novas experiências, habilidades ou certificações instantaneamente.
  • Visibilidade ampliada: currículos online podem ser compartilhados facilmente por meio de links ou redes sociais, ampliando a visibilidade do candidato para uma audiência maior de recrutadores e empregadores em potencial.
  • Integração com Plataformas de Emprego: muitos sites e plataformas de emprego permitem que os candidatos carreguem seus currículos online diretamente para seus perfis. Isso simplifica o processo de inscrição em vagas, eliminando a necessidade de preencher formulários extensos toda vez que se candidata a uma nova posição.

Confira: Currículo on-line: saiba como usar as palavras-chave

Como ter um currículo online?

Se você ainda não tem um currículo online, aqui no Empregos.com.br você pode ter o seu. Basta se inscrever no site e preencher as informações para criar o seu currículo, como experiências profissionais e cursos, por exemplo. Depois de criado, você só irá atualizar somente quando tiver uma nova informação para adicionar.

Quando você cadastra o seu currículo no Empregos.com.br ele fica visível para diversas empresas que estão em busca de candidatos. Além de se candidatar nas vagas disponíveis, também pode enviar o seu CV diretamente para empresa que você tem interesse. É só pesquisar em nosso sistema!

E se você quer aprender mais sobre tipos de currículos, como fazer, entre outras dicas, confira os artigos disponíveis aqui no Blog Carreiras. Com todas as nossas dicas você vai aprender a criar o currículo perfeito!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *