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Currículo on-line: saiba como usar as palavras-chave| Fonte: Shutterstock

Ao fazer um currículo on-line, o candidato precisa conhecer alguns elementos que fazem a diferença para ser notado pelos recrutadores. Com a internet, se candidatar às vagas ficou muito mais fácil, mas também ocasionou um aumento na concorrência entre as vagas, afinal existem outros candidatos que, assim como você, também estão em busca de uma oportunidade.

Então, como destacar o seu currículo? Um dos elementos fundamentais para quem usa a internet para se recolocar no mercado é conhecer o uso das palavras-chave. Essa é uma técnica que ajuda o seu currículo aparecer na busca dos recrutadores quando procuram por um profissional.

Se você quer saber mais sobre como montar um currículo on-line usando as palavras-chave certas, confira esse artigo completo.

Palavras-chave no currículo online fazem a diferença?

Uma das principais dúvidas dos candidatos é como o uso de certas palavras podem fazer a diferença? Nós te explicamos.

Com o uso da Inteligência Artificial, aqui no Empregos, conseguimos ajudar nas buscas dos recrutadores e destacando vagas para os candidatos. Entenda como isso funciona na prática: os candidatos recebem nas primeiras telas as vagas mais compatíveis com o seu perfil, assim como, para os recrutadores priorizamos os  candidatos ideais para atender as necessidades da empresa.

Por meio da ferramenta de busca, tanto recrutadores quanto candidatos podem fazer a sua pesquisa utilizando determinadas palavras. São elas que vão colaborar para  o resultado ser efetivo.

Por exemplo, ao digitar “auxiliar de escritório”, essa será a palavra-chave que vai apresentar todos os resultados de vagas nessa área. Quanto mais específico, mais refinado será a busca.

Do mesmo modo, acontece com os recrutadores. À medida que os candidatos utilizam determinadas palavras na ferramenta de busca, nosso sistema realiza a busca em várias partes do currículo e apresenta os resultados. Portanto, saber utilizar as palavras corretas aumentará suas chances de destacar seu currículo.

Leia mais: 4 Dicas de como se candidatar nas vagas do site Empregos.com

Como pesquisar palavras-chave?

Para identificar quais palavras-chave utilizar no seu currículo, o primeiro passo é observar o anúncio da vaga que deseja se candidatar. Veja um exemplo que está disponível em nosso site:

Auxiliar de escritório:

Irá atuar no departamento administrativo/técnico da empresa, preparar documentos a serem manuseados, atender telefone, distribuir correspondências, fazer a liberação de materiais para suprimento, prestar informações sobre os serviços desenvolvidos no estabelecimento, elaborar e acompanhar relatórios de vendas.

Experiência desejável: Pacote office: Excel, PowerPoint e Word. 

Veja que neste exemplo destacamos algumas palavras em negrito. São essas palavras que serão provavelmente usadas por um recrutador ao buscar um candidato para a vaga de auxiliar administrativo.

Perceba que geralmente são palavras como o título da vaga, área de atuação, atividades e conhecimentos técnicos e/ou habilidades comportamentais.

Por isso, antes de começar a elaborar o seu currículo, faça uma pesquisa pelas vagas de seu interesse e identifique quais são as palavras mais usadas.

Quais são os termos mais procurados pelos recrutadores?

Isso depende do tipo de candidato que o recrutador está buscando. Mas como citado anteriormente, o recrutador geralmente usa:

 

  • título da vaga;
  • área de atuação;
  • conhecimentos técnicos;
  • habilidades comportamentais.

 

Além dessas palavras, existem outros termos que também são muito importantes para um currículo. São essas palavras que ajudam o recrutador a ter uma visão melhor sobre o candidato.

 

Palavras de ação: gerenciar, criar, apoiar, negociar, cumprir. Você pode usar esses termos quando quiser descrever resultados que foram obtidos nas suas experiências anteriores.

 

Palavras de análise: análise de dados, análise de mercado, analítica. Essas são palavras buscadas por recrutadores que procuram por um perfil mais analítico.

 

Voluntariado: trabalho voluntário, trabalho beneficente e ação voluntária. Quem já participou ou atua em trabalhos voluntários pode chamar muito a atenção dos recrutadores que também têm interesse em candidatos mais engajados em ações que a empresa se identifique.

Saiba como produzir o seu currículo online

No Empregos você conta com o passo a passo para fazer o seu currículo on-line de maneira simples e prática. Você é apresentado por etapas do currículo para preencher os campos e deixar as informações o mais completa possível.

Insira as palavras-chave em determinados campos, como, por exemplo:

  • objetivo profissional;
  • resumo do currículo;
  • experiências profissionais;
  • habilidades e qualificações.

Lembre-se: para as palavras-chave serem efetivas, elas precisam fazer sentido no seu currículo. Ou seja, não adianta “jogá-las” de qualquer forma e torcer para ser notado. As palavras-chave precisam concordar com o contexto profissional de cada um. Pois, vale lembrar que você será perguntado sobre seus conhecimentos e experiências nos processos de entrevista.

Veja algumas dicas de como organizá-las no seu currículo online:

Objetivo profissional:

Utilize poucas palavras para descrever o cargo ou área de interesse. Por exemplo: auxiliar administrativo.

Resumo do currículo:

De forma resumida conte sobre suas experiências e conhecimentos.

Exemplo: Possuo 5 anos de experiência como auxiliar administrativo, atuando no departamento de compras. Tenho habilidade com atendimento ao público, elaboração de relatórios de vendas, conhecimento intermediário em Excel e Word.

Experiências profissionais:

Além de colocar o cargo exercido, você também pode colocar em poucas linhas quais foram as suas funções. Aqui também é possível colocar algumas palavras-chave que vão ajudar a complementar essa descrição.

Habilidades e qualificações:

Neste campo você pode selecionar termos para aparecer em destaque no seu currículo. Utilize palavras que descrevem conhecimentos técnicos e comportamentais, por exemplo: liderança, comunicação escrita, PowerPoint, etc.

Revise o conteúdo

Depois do currículo pronto, não esqueça de fazer a revisão. Ela é muito importante para garantir que nenhum erro passou despercebido ou que você esqueceu de acrescentar alguma informação. 

Quando for ler o seu currículo completo, tenha certeza de que as informações estão claras, de modo que o recrutador possa conhecer mais sobre o seu perfil. Após concluir a edição do seu currículo, clique em “Salvar” para finalizar. Assim, os recrutadores poderão visualizá-lo prontamente.

Destaque o seu currículo no Empregos

Uma última dica para o seu currículo ser destaque é atualizar as informações sempre que possível. Além disso, lembre-se de que um currículo atualizado mostra aos recrutadores que o candidato está ativo na busca por um emprego e geralmente, tem mais chances de participar de uma entrevista. 

Por isso, se você ainda não atualizou o seu currículo, clique aqui e faça o seu cadastro.

Saiba mais: Fã de tecnologia? Use o ChatGPT para se preparar para uma entrevista

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