Uma das etapas mais importantes para conseguir um emprego é a entrevista. Também é o momento em que muitos candidatos não sabem o que responder, seja por medo, timidez ou nervosismo. Por isso, uma das dicas mais importantes é sempre se preparar e treinar possíveis respostas antes de ir para uma entrevista. Hoje vamos falar como usar o chatGPT para simular esse momento e se sentir mais preparado.
O que é o ChatGPT e como usá-lo?
Você já ouviu falar sobre o ChatGPT, mas não tem ideia de como ele funciona? Calma que a gente te explica! Se trata de uma tecnologia com inteligência artificial, desenvolvida pela empresa OpenAI. É um programa de computador que tenta simular um ser humano conversando com outras pessoas.
Com certeza você já se deparou com um chatbot no atendimento de um aplicativo, como o do seu banco, por exemplo. Mas o que faz o ChatGPT diferente? Essa inteligência artificial realiza diversas funções diferentes, como resolver equações matemáticas, produzir textos, ajuda a traduzir idiomas, pode orientar com trabalhos acadêmicos e muitas outras coisas.
Diferente do que as pessoas pensam, o ChatGPT não faz pesquisa na internet, nem cruzamento de dados externos. Todo o trabalho é realizado através de informações de texto que foram inseridas nele, dessa forma, isso não significa que ele possa criar algo totalmente novo, mas todo o seu conteúdo produzido tem como base o que ele já sabe.
Além disso, seu sucesso se deve a qualidade das informações, o que pode ajudar muitas pessoas, seja no estudo ou até mesmo no trabalho.
Para usar o ChatGPT, clique aqui. A ferramenta é totalmente gratuita e para usar, é preciso fornecer alguns dados, como o seu e-mail para criar o seu login. Mas para conseguir bons resultados para o que você precisa, é necessário saber como usar a ferramenta e vamos te passar algumas dicas.
Como você deve usar o ChatGPT para a sua entrevista?
Assim que você acessar o ChatGPT em seu computador, uma tela fica disponível em que você pode digitar qualquer texto e iniciar o “bate-papo” com a Inteligência Artificial. Como o foco é se preparar para uma entrevista, você precisa saber como perguntar. Veja:
Faça perguntas específicas: O interessante de usar essa ferramenta, é que quanto mais específica e clara a pergunta, melhor será a resposta. Por isso, tenha bastante atenção com o que perguntar, para poder usar o melhor da ferramenta.
Pesquise sobre a empresa: Sim, você consegue pesquisar sobre a empresa e se precisar, também pode perguntar sobre a vaga que está se candidatando. Por exemplo, se você não sabe quais são as principais funções de um engenheiro de cibersegurança, basta digitar: Quais são as principais funções de um engenheiro de cibersegurança? E a ferramenta apresenta o resultado.
Pratique suas respostas: Outra dica bem interessante é treinar as suas respostas. É muito simples, peça para o ChatGPT apresentar as principais perguntas feitas em uma entrevista de emprego. Assim, você só precisa treinar a sua resposta e ficar mais preparado.
Peça um feedback: Depois de treinar as suas respostas, que tal pedir um feedback? Com as orientações da ferramenta, você pode conseguir identificar pontos fortes e quais os pontos fracos que precisam ser melhorados.
Principais perguntas para uma entrevista de emprego
Você deve estar se perguntando se o ChatGPT pode ajudar com entrevista de emprego, não é mesmo? É claro que quando algo novo surge, sempre temos as nossas dúvidas, mas a ideia é que você use a ferramenta como uma forma de orientação, não significa que você deve responder exatamente o que a ferramenta apresenta.
Testamos a ferramenta e vamos te apresentar como ela pode ser usada. Por exemplo, uma das perguntas mais comuns em uma entrevista é: Onde ou como você se vê daqui a 5 anos, 10 anos, ou mais?
Tendo isso como base, perguntamos ao ChatGPT:
O que eu devo responder em uma entrevista de emprego, quando me perguntam como me vejo daqui a 5 anos?
Veja o que a ferramenta respondeu:
Quando um recrutador lhe pergunta onde você se vê daqui a cinco anos, ele está tentando entender suas aspirações e objetivos de longo prazo, bem como avaliar se você é um bom ajuste para o cargo em questão.
Já deu para perceber que a ferramenta pode ajudar bastante, fazendo as perguntas certas, você saberá como responder. A ferramenta ainda apresentou alguns pontos importantes que devem ser considerados ao formular a sua resposta, como:
- seja honesto;
- demonstre comprometimento;
- faça a ligação da sua resposta com o cargo;
- seja específico na sua resposta.
Faça testes para treinar as suas respostas
Continuamos testando a ferramenta e simulamos uma resposta para a mesma pergunta.
Exemplo: Eu me vejo daqui a 5 anos com estabilidade financeira, terminando o meu mestrado e ter conquistado a minha casa própria.
Perguntamos ao ChatGPT para avaliar a nossa resposta, veja:
Embora seja compreensível que você possa ter metas financeiras pessoais, essa não é a resposta ideal para a pergunta “Onde você se vê daqui a cinco anos?” em uma entrevista de emprego. Os recrutadores estão mais interessados em saber sobre suas ambições e objetivos profissionais a longo prazo, e como isso se relaciona com o trabalho e a empresa que você está se candidatando.
Além desse feedback, a ferramenta também apresentou um exemplo de resposta:
Exemplo de resposta: “Em cinco anos, eu gostaria de ter avançado em minha carreira e ter um papel mais sênior na empresa. Espero ter desenvolvido minhas habilidades em liderança e estar gerenciando uma equipe de sucesso. Eu também gostaria de me dedicar a projetos desafiadores que possam agregar valor à empresa e aos clientes.”
Usar essa ferramenta é mais fácil e simples do que você possa imaginar. Como pode ver, você consegue dicas interessantes e pode usar da melhor forma para se preparar para uma entrevista de emprego.
Orientações sobre o uso do ChatGPT para uma entrevista
A ferramenta é muito interessante e pode ser uma ótima forma para você aprender a como se preparar para uma entrevista. Mas é preciso que você use-a da forma correta.
Por exemplo, você não deve repetir exatamente o que é apresentado durante a sua interação com a Inteligência Artificial. Se você fizer isso, o recrutador vai perceber que a sua resposta é algo decorado e isso não é bom. Seja sempre honesto e sincero com suas respostas, pois existe uma diferença entre decorar e treinar o que você vai responder.
Outro ponto importante, vale lembrar que a ferramenta não substitui outras fontes de conhecimento. Ou seja, existem especialistas na área, sites que são referência, vídeos no Youtube que também podem te ajudar a se preparar. Ou seja, a ferramenta não vai substituir nenhum trabalho humano, mas é um jeito interessante de se preparar.
Além de uma entrevista de emprego, também é possível pedir dicas sobre dinâmicas em grupo, o que conversar com um gestor, como resolver problemas de testes de raciocínio, e muito mais!
Gostou dessa dica? Aqui no blog Carreiras estamos acompanhando todas as novidades, tendências e tecnologias que podem te ajudar a se preparar para o mercado de trabalho. Continue por dentro do nosso conteúdo e aproveite!
Comentários 0 comentário