08 / 01 / 2019

Currículo criativo: confira 6 dicas de como elaborar o seu

Deseja montar um currículo criativo e não sabe como? Elencamos 6 dicas principais para que você se saia bem! Confira!
por
http://www.empregos.com.br

currículo é a primeira impressão que a empresa terá de você. Dessa forma, é necessário ter muito cuidado no momento em que for elaborar o seu. Não ter problemas básicos, como erro de português e informações em excesso, é muito importante para que você seja analisado de maneira positiva pelo departamento de recursos humanos.

Sendo assim, entender como elaborar um currículo criativo e que vá chamar a atenção dos recrutadores, é o primeiro passo para quem deseja uma recolocação profissional e se dar bem nos processos seletivos. Pensando nisso, neste post elencamos algumas dicas para que você saiba como elaborar o seu. Boa leitura!

1. Fique atento ao tamanho do currículo

O tamanho do currículo é essencial para que ele seja criativo. Não deve conter muitas e nem poucas informações, mas, sim, o necessário para resumir a sua carreira e transmitir ao recrutador as suas habilidades.

Além disso, considere a identidade visual do documento. Você sabe o que isso significa? Nada mais do que a sua aparência. Considerando que você precisa se diferenciar ao mostrar suas melhores competências, comece atraindo o olhar de quem vai analisar essas habilidades logo pelo currículo.

Faça algo bem pensado, sempre levando em consideração o cargo que você pretende ocupar. Para isso, considere esse documento como uma peça de comunicação, preocupando-se com as cores escolhidas, as fontes tipográficas — aquelas que você escolhe para compor as informações e que têm disponíveis nas ferramentas de texto, como o Word — entre outros elementos.

Tudo isso deve ser escolhido de maneira que vá se alinhar perfeitamente ao seu perfil. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica. Logo, é preciso permanecer de maneira positiva na memória de quem for analisar a sua candidatura, seja pela sua capacidade de expor as informações sobre sua carreira, pelas informações do documento ou pela aparência dele.

2. Saiba como não exagerar na quantidade de textos

Como dito, o tamanho é essencial para que ele seja considerado um currículo criativo. No entanto, é necessário entender como não exagerar na quantidade de texto. Algo que faz muita diferença é a sua capacidade de resumir um conteúdo que seja atrativo e em poucas palavras.

É totalmente errado criar uma biografia detalhando o seu processo pessoal, contando detalhes íntimos sobre a jornada profissional. Pode ter certeza que isso não vai convencer os entrevistadores. Por isso, ele deve ser mais resumido e, ao mesmo tempo, capaz de convencer o recrutador. Entre as informações básicas, destacamos:

  • identificação — nome completo;
  • dados para contato — telefone, redes sociais, e-mail, site etc.;
  • formação — cursos, faculdade, instituição de ensino;
  • experiência — três últimos empregos, detalhando resumidamente as tarefas exercidas;
  • habilidades extras — nível de domínio de softwares ou ferramentas de trabalho (Word, Excel, Power Point etc.);
  • objetivo — qual área pretende seguir e atuar;
  • língua estrangeira — caso você tenha domínio sobre alguma língua, é essencial deixar isso claro no currículo.

3. Mantenha a lógica na organização das informações

Quando você for relacionar seus dados e informações, é preciso que fique atento à estrutura adotada. Isso quer dizer que tudo deve ser dividido, de preferência, de acordo com o que foi abordado na dica anterior, seguindo uma lógica que vá guiar o leitor por uma espécie de linha do tempo.

Isso facilitará na construção de uma “história”, partindo de seus dados básicos até o ponto em que você se encontra atualmente na trajetória profissional. Além disso, busque ser coerente, ordenando as suas experiências de acordo com a vaga oferecida pela empresa em que estiver tentando uma chance.

4. Salve o currículo em formatos mais acessíveis

Antes de enviar o currículo, é preciso salvá-lo de acordo com toda a estrutura elaborada. Você já deve ter visto em seu computador que existem diferentes formatos de documentos: JPG, PDF, DOC, entre outros. Dessa forma, é preciso que você salve em formatos que são mais usados, como o JPEG ou o PDF.

Esses tipos de documentos abrem em qualquer computador. Além disso, todo mundo tem um leitor de PDF até mesmo no celular. O PDF tem algumas vantagens em relação ao JPEG, pois é possível inserir links caso você tenha trabalhos e deseja mostrar ao avaliador. Isso facilitará a vida de quem está selecionando os candidatos, uma vez que ele tem pressa e digitar endereços longos na internet pode ser um pouco demorado.

Tenha em mente que as empresas comumente recebem grande quantidade de currículos. Hoje, como existem sites de divulgação de vagas que facilitaram bastante a vida de recrutadores e candidatos, é preciso que você dedique um tempo maior para essa etapa, tendo em vista que, quanto mais organizado for o seu documento, mais apreciado ele será, sendo extremamente positivo para o seu processo.

5. Fique atento à redação

A redação é um dos pontos principais de um currículo criativo e bem-elaborado. Ela deve ser irretocável e, para que isso aconteça, todo cuidado que você tenha ainda é pouco. Leia e releia o que foi escrito várias vezes, dando intervalo entre as leituras. Caso seja possível, peça para alguém dar uma conferida, pois contribui para encontrar erros que talvez estejam passando despercebidos.

Erros gramaticais e de digitação podem transmitir uma sensação de desleixo, prejudicando o seu empenho. Lembre-se de que ideias claras, objetivas e bem-escritas podem trazer ainda mais valor para o seu documento.

6. Teste uma versão impressa

Muitas organizações ainda imprimem o currículo para analisar o conteúdo. Você pode ter feito um excelente trabalho em seu computador, que ficou perfeito visualizando digitalmente, mas, na hora de imprimir, o resultado não saiu como o esperado. O que fazer?

Previna-se. Teste em casa utilizando uma impressora comum. Assim, será possível ter noção do tamanho da fonte e se as informações estão legíveis. Imprima também uma versão em preto e branco. Dessa forma, você terá noção de que o recrutador vai enxergar perfeitamente, caso a impressora dele seja preto e branco. Tomando esses cuidados, as chances de algo dar errado diminuem bastante!

Elaborar um currículo criativo vai além de apenas organizar as informações sobre as suas capacidades profissionais adquiridas ao longo dos anos. Em um mercado cada vez mais competitivo, quanto mais diversificada a sua apresentação for, mais oportunidades de se destacar perante os seus concorrentes você terá.

Gostou deste conteúdo e deseja ter acesso a mais dicas como estas? Assine nossa newsletter e tenha diretamente em sua caixa de entrada nossas dicas e informações!

Esta matéria ajudou você?

+ 525 pessoas ajudadas

Comentarios