07 / 11 / 2019

Conheça 6 testes psicológicos mais aplicados em processos seletivos

Não sabe o que te espera em um processo seletivo? Prepare-se e aprenda mais sobre os testes psicológicos mais aplicados por recrutadores
por
http://www.empregos.com.br

Você já foi surpreendido com um teste psicológico no processo seletivo em alguma empresa na qual foi candidato, certo? Esse método avaliativo é comum e bastante utilizado pelas organizações, assim, estar preparado é fundamental para conseguir um novo emprego.

Os testes psicológicos têm grande importância porque é a partir desse tipo de método de seleção que muitas empresas selecionam os candidatos na primeira etapa, avaliando o fato da pessoa não ter um perfil compatível com a vaga.

Mas calma, não se desespere! Não é necessário decorar esses testes, mas sim conhecer e pesquisar sobre eles. Lembrando que é importante que você seja verdadeiro consigo e com os recrutadores. Nunca tente passar uma imagem do que não lhe representa, pois pode ser malvisto.

 

Leia também > Os tipos de testes de seleção e sua utilidade

 

Prepare-se para os testes psicológicos

Os testes psicológicos têm um grau de importância elevado para o processo seletivo de algumas empresas. Por isso, é necessário que você conheça os principais testes realizados para se preparar e passar na frente de muitos candidatos. Você ganha mais autonomia na realização das avaliações e sem tanto nervosismo, abrindo mais as portas para uma contratação.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os seis testes psicológicos mais aplicados nas seleções. A partir dessas informações, suas chances de ser contratado podem aumentar. Veja a seguir:

 

1. Teste Quati

Esse teste é composto por um ‘Questionário de Avaliação Tipológica’, cujo objetivo é compreender a personalidade da pessoa. Geralmente, são apresentadas seis situações com 15 alternativas. Nelas, já é possível saber, por exemplo, se o candidato é introvertido ou extrovertido. Além de identificar se ele toma as decisões mais por pensamento ou sentimento.

O Quati é utilizado para diversas finalidades como no processo seletivo de um emprego, em avaliação de potencial, e orientação de carreira profissional em estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental.

 

2. Teste Palográfico

Comum em testes psicotécnicos, esse exame é realizado por meio da elaboração de linhas verticais. Assim como o teste citado anteriormente, o ‘Teste Palográfico’, também tem por finalidade compreender mais sobre a personalidade do indivíduo. Humor, temperamento e produtividade são algumas das características desvendadas nesse método.

 

3. Teste Bateria de Provas de Raciocínio (BPR)

Essa avaliação é composta pela realização de problemas de raciocínio lógico. É de grande utilidade para verificar se os perfis da vaga e do candidato estão em sintonia. Portanto, no teste Bateria de Provas de Raciocínio, é possível ver se o candidato possui as atribuições exigidas pela empresa para exercer o cargo desejado.

Se o candidato tiver um resultado satisfatório nesse teste, acima da média, é provável que ele seja indicado para um cargo voltado na resolução de problemas em geral, já que os exames de raciocínio avaliam a orientação vocacional do profissional.

 

4. Teste de Atenção Concentrada (AC)

‘Atenção’ é isso que esse teste exige de você. Não adianta ficar nervoso e nem se distrair. Mantenha o foco nesse teste.

O recrutador entregará a você uma folha com vários triângulos de tamanhos diferentes. Você terá que marcar as linhas que ocupam a folha, posicionando-as dentro do triângulo. É possível aplicar o teste de Atenção Concentrada em grupo ou individualmente, além de ser muito utilizado em cargos que exigem uma atenção maior, como é o caso de telefonistas e redatores, por exemplo.

 

5. Teste de Zulliger

Conhecido como ‘Teste Z’, a avaliação apresenta para os candidatos imagens de manchas por meio de três pranchas de projeção. Elas detectam aspectos primitivos da personalidade, afetividade e relacionamento. A partir desses dados, é possível ter uma visão ampliada da personalidade humana. Eles avaliam aspecto de intelectualidade, pensamento, sociabilidade, relações emocionais, entre outros.

A finalidade do Teste Z não é descobrir características profundas da personalidade da pessoa. Pelo contrário, a avaliação verifica se o candidato necessita ou não de um exame mais preciso.

Curiosidade: esse teste foi criado por um oficial russo chamado Zulliger, durante a Segunda Guerra Mundial. O objetivo era descobrir quais homens estavam aptos ou inaptos para participar do exército.

 

6. Teste Inventário de Administração de Tempo (ADT)

Boa parte das empresas procura uma pessoa proativa e que saiba administrar bem o tempo no local de trabalho. É para essa finalidade o teste Inventário de Administração de Tempo.

O processo avaliativo é realizado por um psicólogo ou alguém da área de Recursos Humanos (RH) da organização. O exame é composto por 96 questões (diretas ou indiretas) referentes à forma como as pessoas utilizam seu tempo durante o trabalho.

 

Aprenda sobre os testes psicológicos e aprimore-se

Ao longo do texto apresentamos os seis testes psicológicos mais realizados em processos seletivos. A partir deles, você percebe que existem diversas avaliações realizadas pelas companhias, boa parte delas refere-se a avaliação de personalidade.

Por isso, preste muita atenção nesse quesito e invista sempre no seu conhecimento, busque ler textos que auxiliem na sua aprendizagem. Ao fazer isso, é possível se destacar no mercado de trabalho. Uma boa ideia é olhar sites de emprego, pois geralmente têm muitas dicas de como se preparar para as seleções.

 

E aí, gostou das dicas? Agora que você já aprendeu sobre os principais testes psicológicos, que tal conhecer 10 dicas para se destacar em uma dinâmica de grupo e aumentar ainda mais suas chances de se destacar no processo seletivo de uma empresa? Essa é uma boa oportunidade, hein!

Esta matéria ajudou você?

+ 461 pessoas ajudadas

Comentarios