09 / 08 / 2017

Como se preparar para uma entrevista?

Para uma boa entrevista não basta apenas tranquilidade e firmeza em suas palavras, você deve acima de tudo conhecer seu portfólio e a empresa contratante, quer uma dica? se candidate apenas a vagas que combinam com você!

O principal indício que dirá se sua entrevista será ou não concretizada com sucesso é a sua preparação, confiança e conhecimento, tanto em relação a empresa, quanto em as suas próprias competências profissionais.

Vale lembrar que todo o conteúdo de seu currículo é relevante e poderá ser questionado, ou seja, antes de tudo, conheça a si mesmo e saiba detalhar com precisão todas as suas atribuições e habilidades.

Outro fator que pode acontecer é do recrutador te questionar sobre seus conhecimentos quanto a empresa contratante, sendo assim vale a pena conhecer o segmento, missão e história.

Para te ajudar com o seu processo seletivo, confira  a seguir as principais questões abordadas pelos recrutadores:

  1. Fale sobre quem é você!
  2. Me diga seus pontos fortes e fracos.
  3. Quais são as suas expectativas tem conosco?
  4. Quais suas metas para daqui a 5 anos?
  5. Qual foi sua principal realização até hoje?
  6. Me de motivos para contrata-lo?
  7. Como você trabalha em equipe?
  8. Você tem alguma pretensão salarial?
  9. Você tem alguma pergunta?

 

Fale sobre quem é você!

Esqueça as questões pessoais e foque em sua carreira, suas principais realizações e impactos relevantes sobre suas habilidades.

 

Me diga seus pontos fortes e fracos!

FORTES: Embora você possua muitos pontos positivos, vale focar naqueles que estão dentro dos critérios de seleção da vaga, você também pode abordar fatores que contribuíram para o desenvolvimento de sua profissão e aprimoramentos ao longo dos anos;

FRACOS ou MEDIANOS: Os pontos fracos são essenciais e servem como aprendizado, porém procure comentar fraquezas que sejam irrelevantes para o cargo e em seguida aponte aspectos que tem feito para melhorar isso.

 

Quais expectativas tem conosco?

É aí que entra a fase de pesquisa antes da entrevista, veja bem, se você possui algum conhecimento em relação a empresa poderá discorrer com clareza em relação a “como suas competências poderão impactar positivamente dentro dela”.

Deste modo é importante abordar como poderá fazer melhorias e contribuir para o progresso da empresa, falar sobre conquistas que já obteve etc.

 

Quais suas metas para daqui a 5 anos?

Seja realista e defina um trajeto dentro da empresa contratante, demonstre conhecimento, aponte especializações que está cursando, patamar que pretende atingir, realizações que irá alcançar e planos, você até pode abordar de forma sucinta questões pessoais como adquirir um imóvel ou se casar, porém procure focar na sua carreira.

 

Qual foi sua principal realização até hoje?

Entenda os interesses do recrutador e procure instigar interesse em seu perfil, pode comentar sobre metas, prêmios, implementações anteriores e escolha um ou dois feitos que combina com o cargo requerido.

Não tem a necessidade de detalhar por completo o projeto, seja claro e tenha conhecimento o suficiente para encarar possíveis perguntas referentes a ação.

 

Me dê motivos para contratá-lo?

Aposte em seu potencial, descreva suas habilidades, experiências anteriores e qualificações que se encaixam dentro do perfil da vaga e da empresa.

Não precisa se gabar ou desperdiçar saliva, procure abordar conhecimentos que projete um grande interesse do recrutador em você!

 

Como você trabalha em equipe?

Uma das principais habilidades requisitadas atualmente é o trabalho em equipe, seja para o cargo de gestor, atendimento, projetos etc. Se você não consegue trabalhar em equipe é bem provável que não tenha êxito em seu trabalho.

Se essa questão for um ponto fraco seu, aposte em métodos simples como montar um projeto, redigir um texto ou até mesmo realizar tarefas domesticas em equipe, se esforce ao máximo para atingir a liderança e o auto controle.

Para o recrutador, não se esqueça de dar exemplos e deixar claro que isso não é um problema, pelo contrário a equipe deve ser a alma do negócio.

 

Você tem alguma pretensão salarial?

Conheça o seu serviço, a sua profissão e saiba quanto a sua mão de obra está valendo; para melhorar essa questão pesquise o que seus concorrentes estão solicitando e quais cursos, habilidades e competências eles possuem.

ACESSE a Busca de Currículos e pesquise o valor que o mercado está solicitando para sua função.

 

Você tem alguma pergunta?

Não fique desesperado para que termine logo e esqueça do horário, se você prestou atenção nas ultimas questões, na explicação da função ou da empresa, é provável que tenha ficado alguma dúvida.

O recrutador pode te questionar isso em várias etapas da entrevista, seja no teste, durante a conversa, sobre a função etc.

E se algum tópico deixou dúvidas, não deixe de questionar e esclarecer tudinho ali no ato.

É importante que você deixe a sala do recrutador compreendendo cada detalhe do cargo, procure abordar questões desenvolvendo o ponto – chave da entrevista.

Esta matéria ajudou você?

+ 21 pessoas ajudadas

Comentarios