30 / 05 / 2017

Perdeu o emprego, e agora?

É importante saber quais atitudes e características um candidato à vaga deve ter para se destacar
por
http://empregos.com.br

Com a crise econômica e o número de desempregados crescendo, pode parecer não haver uma luz no final do túnel. Mas já há sinais, ainda que sutis, que já estamos novamente em um bom caminho. Mas ainda falta muito!

Nestes tempos adversos, temos que ser pragmáticos e pensar objetivamente em como solucionar nossos problemas. A primeira questão que vem à tona é: como se recolocar no mercado?

O mercado busca profissionais capacitados tecnicamente e que tenham investido também na capacitação comportamental. Estes tem sido os mais valorizados.

Empresas contratam aqueles que podem agregar maior valor à corporação, que cujos valores sejam aderentes aos da empresa, que demonstram ter em bom nível competências comportamentais.

Um currículo bem estruturado, conciso, objetivo e sem erros gramaticais é fundamental. O currículo é o cartão de visita do candidato. Um recrutador recebe informações de centenas de candidatos e investe poucos minutos em cada um.

Somente os que chamarem a atenção e forem adequados ao perfil desejado, passarão à próxima fase. Assim, estas são as dicas para lançar-se ao mercado:

1- Confeccione um bom currículo: Indique a área ou cargo pretendido, um breve resumo da experiência profissional (3 ou 4 linhas), sua formação acadêmica, experiência profissional e informações adicionais importantes, como idiomas, conhecimentos de informática e ações de voluntariado.

2- Prepare uma lista de contatos: inclua empresas, headhunters e o networking para onde poderá encaminhar o currículo. Se não tiver todos os contatos, busque-os na internet, na lista telefônica ou com outros contatos. Amigos e familiares também vale!

3- Divulgue o currículo: envie para todos aqueles da lista e cadastre-se em sites de empresas que possuem áreas específicas para este fim. Muitas vezes, eles formam base de dados e as consultam quando necessário. Converse com pessoas conhecidas: para se recolocar, tem que estar no mercado. Como diz a máxima “quem não é visto, não é lembrado”. Desemprego não é defeito. Não deve ter vergonha de estar nessa situação!

 4- Prepara-se: enviar o currículo é só uma etapa. Há outras, como entrevistas, provas técnicas e/ou práticas. Mantenha-se preparado para cada uma delas.

É importante saber quais atitudes e características um candidato à vaga deve ter para se destacar.

O que diferencia vitoriosos de derrotados são, muitas vezes, os comportamentos e atitudes que adotam.

Manter o equilíbrio emocional, flexibilidade, adaptabilidade, resiliência, proatividade e criatividade podem ajudar em um momento de crise.

Pense nisso e reflita o que pode fazer por você, vislumbrando sempre tornar-se alguém melhor para si e para os outros! Por fim: mantenha o moral alto!

colunista alexandre prado

Esta matéria ajudou você?

+ 54 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios