10 dicas para se destacar em uma dinâmica de grupo

Não sabe como reagir aos desafios propostos nessa etapa do processo seletivo? Aqui vão os principais pontos para não cometer deslizes
por
http://www.empregos.com.br

Dinâmicas de grupo fazem parte de muitos processos seletivos. Por meio de exercícios de relacionamento interpessoal e atividades em grupo, os recrutadores observam o perfil colaborativo dos candidatos.

O profissional ideal para cada empresa varia muito de acordo com o cargo a ser preenchido. Às vezes, pessoas mais proativas e criativas saem na frente, em outras, os organizados e analíticos são procurados.

Por isso, é difícil concluir exatamente quais as habilidades e competências que as empresas estão buscando. A melhor estratégia é sempre ser você mesmo. Não há uma forma exata de agir, nem respostas certas ou erradas.

Ainda assim, existem recomendações que podem te ajudar a se dar bem nessa situação. O blog Adzuna preparou 10 dicas que você pode programar para se destacar dos demais candidatos e mostrar seus pontos fortes durante esta etapa. Confira!

1- Passe uma boa primeira impressão

O ditado popular que diz que a primeira impressão é a que fica tem um princípio importante. Nas dinâmicas de grupo, os candidatos são avaliados ao longo de três horas e realizam atividades diferentes.

A primeira impressão ainda tem um peso importante no julgamento dos recrutadores, e tenha cuidado: é difícil consertar uma má interpretação. O ideal é que você chegue no horário, vá com um traje adequado e também fique atento à sua postura para não passar a impressão de desleixo ou desinteresse.

Treine uma pequena apresentação sobre você, já que em muitos processos este é um dos primeiros exercícios. Seja educado e simpático com as pessoas, mas cuidado para não exagerar e parecer falso.

2- Mantenha a tranquilidade

É natural ficar nervoso antes da dinâmica de grupo, mas respire fundo e procure falar devagar  e objetivamente para ser melhor compreendido. Mantenha o bom humor e a positividade.

Não dê atenção ao fato de que você está sendo observado pelos recrutadores. A melhor forma de bloqueá-los para não se distrair e agir naturalmente é colocar sua atenção total na tarefa e interação com os outros candidatos.

3- Lide com outros candidatos

Não encare seus colegas de dinâmica como competidores a uma vaga, mas como membros de sua equipe: reconheça os pontos positivos em suas personalidades e seja cooperativo. Afinal, a sua capacidade em trabalhar em equipe é um dos principais pontos analisados.

Meça também os momentos em que você fala. Apesar de ser importante que a soa voz seja ouvida, tome cuidado para não passar a imagem de um ditador insuportável. Um bom comunicador fala tão bem quanto escuta.

É comum ter que debater algum tema polêmico durante dinâmicas de grupo, e é importante defender suas opiniões, mas jamais adote uma postura agressiva.

 

Leia também:
Dicas para você acertar na dinâmica de grupo (PARTE I)
As dinâmicas mais populares

 

4- Mostre iniciativa e proatividade

Não confunda iniciativa com liderança. É possível demonstrar iniciativa mesmo sem assumir uma posição de liderança com pequenas atitudes, como começar a organizar as ideias do grupo num quadro, ou realizando perguntas para seus colegas.

No entanto, não esqueça a ousadia. Ela é importante para que você se destaque entre os concorrentes. Ficar calado demais denota insegurança.

Mesmo que você não assuma uma posição de liderança imediatamente, seja em razão da sua personalidade ou de personalidades dominantes no grupo, é possível demonstrar interesse e determinação de formas mais sutis, como oferecendo-se para o cumprimento de determinadas tarefas.

5- Influenciando seus colegas e mostrando liderança

Uma boa forma de conseguir uma posição de destaque e alcançar a liderança do grupo é influenciar as pessoas sutilmente.

Concorde com objetivos, questione pontos com os quais não concorda, organize tarefas entre os membros da equipe e faça com que o grupo “siga” as suas ideias.

Em muitos exercícios, a liderança pode ser bem fluida. Em alguns momentos um membro da equipe toma iniciativa e lidera o projeto, em outros momentos são outros candidatos que assumem esse papel. Ser flexível e saber trabalhar bem nas duas situações é um diferencial e tanto.

6- Como destacar sua criatividade

Segundo Steve Jobs, criatividade é a ação de “ligar os pontos”, de realizar conexões e relacionar ideias e fatos. Para estimular a sua criatividade, pesquise sobre técnicas como mind mapping e brainswarming, e preste atenção nas ideias dos outros candidatos.

Sempre se pergunte se é possível juntar elementos de uma das ideias à sua ou mesmo gerar uma nova solução a partir dos pontos levantados pelos seus colegas.

7- Demonstre capacidade analítica e atenção aos detalhes

Preste bastante atenção às instruções das tarefas que serão realizadas e treine seu senso crítico. Alguns desafios possuem temas complexos que têm mais de uma solução. O objetivo, nesses casos, é verificar como os participantes interagem entre si para chegar a um consenso.

Evite basear sua posição em “achismo”, prestando bastante atenção aos fatos e números apontados durante a atividade. Procure encontrar pontos positivos ou objetivos em comum em diferentes estratégias apresentadas.

8- Mostre-se um profissional atualizado

Pesquise sobre a empresa antes do processo seletivo. Ter uma noção dos desafios que a empresa está passando no momento melhora a sua visão  sobre as competências que a empresa busca em novos colaboradores.

Mantenha-se atualizado sobre as principais notícias dos jornais e especialmente às relacionadas ao seu segmento de atuação ou da vaga em questão, já que perguntas de conhecimentos gerais são comuns durante o processo.

Se você tiver tempo, vale a pena também fazer alguns exercícios de lógica e ler exemplos de perguntas feitas em processos seletivos, como você confere aqui.

9- Revele a sua personalidade

Os exercícios de dinâmicas são feitos para pegar inconsistências nos candidatos do processo seletivo.

Por isso, é importante ser você mesmo, sem tentar assumir um personagem nos moldes do que você acredita que a empresa esteja procurando. Extraia seus pontos fortes e exponha-os quando surgir a oportunidade.

10- O que você deve aprender com uma dinâmica em grupo

Não é só a empresa que vai aprender sobre seu perfil profissional durante uma dinâmica de grupo. Você também pode e deve aprender com suas reações e resultados. Procure avaliar quais foram os momentos em que você se sentiu mais seguro e em quais você não esteve tão certo das suas capacidades.

Se houve algum tipo de conflito, avalie como você lidou com a situação e se algum dos candidatos pareceu estar mais bem preparado para os exercícios e por quê. Isso te ajudará em oportunidades futuras!

Apesar de as empresas buscarem perfis diferentes para posições diferentes e, por isso, seja difícil definir o método de escolha que os recrutadores usam, é possível aprender com o comportamento de um candidato que tenha admirado durante o processo.

Por fim, se você não foi aprovado nessa etapa do processo, não desanime! Pense pelo lado positivo, aprenda com a experiência vivida e continue buscando uma colocação que seja adequada ao seu perfil. Acesse: empregos.com.br 😉


Leia mais:
A importância da oratória em uma dinâmica de grupo
As piores gafes em uma dinâmica de grupo

Esta matéria ajudou você?

+ 183 pessoas ajudadas

Comentarios