Carreiras | Empregos

Vagas PCD: inclusão e oportunidades| Fonte: Envato

No Brasil existem diversos profissionais que buscam vagas Pcd para que possam construir uma carreira. De acordo com pesquisa realizada em 2023 pelo IBGE e MDHC, estima-se que existam 18,6 milhões de pessoas no Brasil. A mesma pesquisa aponta que apenas 26,6% das pessoas com deficiência conseguem entrar no mercado de trabalho.

Essa quantidade de pessoas ainda é pouca, por isso, é tão importante que as vagas Pcd existam para ajudar essas pessoas a alcançarem os seus objetivos pessoais e profissionais. Quer descobrir como você pode encontrar esse tipo de vaga mais facilmente? Confira o nosso artigo.

Por que as vagas Pcd são importantes?

As empresas estão cada vez mais engajadas com questões de diversidade e inclusão. Embora muito se fale sobre isso, ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que a prática supere a teoria. Afinal, ainda existem organizações que não investem nesse tipo de contratação.

Oferecer vagas Pcd ajuda diversas pessoas a conquistarem uma oportunidade que na maioria das vezes é negada. Seja por qual for a limitação física ou mental, ainda existe a prática do capacitismo, em que muitos acreditam que a pessoa não é capaz de exercer determinada função devido a sua limitação.

É preciso entender que independente de qual seja a situação do indivíduo, quando a empresa oferece o suporte necessário, seja de mobilidade e treinamento dos demais colaboradores, aquele profissional pode mostrar do que é capaz.

Assim, além de conseguir honrar com todos os seus compromissos pessoais, ele pode investir na sua educação, carreira e poder contar com todos os seus direitos como cidadão.

Leia também: Capacitismo no Trabalho: reconhecendo, combatendo e promovendo a inclusão

O que um candidato precisa avaliar para uma vaga Pcd?

A regra é a mesma para qualquer tipo de vaga, mas é importante que o candidato fique atento a alguns pontos importantes antes de se candidatar.

Ao pesquisar por vagas de emprego Pcd, observe se a empresa tem algum requisito específico. Por exemplo, a empresa pode contratar somente pessoas com deficiência auditiva ou visual.

Veja também se a vaga é presencial, se sim, qual é a distância, se é perto de onde você mora. Se for uma vaga home office, veja se a empresa oferece equipamentos necessários para o trabalho ou se é preciso usar o seu próprio.

Além disso, não deixe de conferir o tempo de contrato. Se será por tempo indeterminado ou é um trabalho temporário. Dessa forma, você pode se planejar o melhor possível.

Quais são as principais regras para esse tipo de vaga?

As empresas devem estar atentas às regras estabelecidas pela Lei 8213/91 conhecida como Lei de Cotas. Esta lei determina que grandes empresas tenham um número mínimo de funcionários com deficiência na equipe. Essa regra é válida para empresas que tenham mais de 100 colaboradores.

Veja qual é a porcentagem definida de acordo com o tamanho da empresa:

  • De 100 a 200 funcionários: 2%
  • De 201 a 500 funcionários: 3%
  • De 501 a 1000 funcionários: 4%
  • De 1001 em diante: 5%

Veja quem entra na cota de Pcd

A lei de cotas também apresenta exemplos de deficiências que uma pessoa deve ter para se candidatar a uma vaga de emprego Pcd. A seguir, veja os exemplos:

  • Deficiência física;
  • Pessoas com deficiência auditiva e surdez;
  • Deficientes visuais;
  • Deficiência múltipla;
  • Pessoas com mobilidade reduzida;
  • Deficiência intelectual/mental.

Infelizmente, não são todas as empresas que seguem à risca o que a lei determina. E muitas pessoas que possuem determinadas deficiências são ignoradas pelo mercado de trabalho. 

Embora a lei se aplique somente a empresas com mais de 100 funcionários, nada impede que pequenas empresas ou startups também tomem essa iniciativa e abra oportunidades para profissionais PcD.

Como você pode encontrar vagas Pcd em nosso site?

Aqui na Empregos o nosso compromisso é garantir que todos tenham a chance de conseguir encontrar a oportunidade certa. Por isso, contamos com empresas parceiras em diversos lugares do país que oferecem vagas Pcd. Para encontrar essas vagas é muito simples.

  1. Você pode digitar “PCD” na ferramenta de busca e clicar em pesquisar. Para encontrar vagas mais perto de você, também informe a região.
  2. Você também pode usar o filtro de “Pessoa com deficiência” e pesquisar as vagas disponíveis.

 

Quer conhecer essas oportunidades? Clique aqui e cadastre o seu currículo conosco. São mais de 90 mil empresas cadastradas e 200 mil vagas disponíveis em todo o Brasil. Aqui, você encontra a oportunidade que tanto precisa!

Confira: Você sabe a diferença entre diversidade e inclusão?

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *