Carreiras | Empregos

Saúde mental no trabalho: 10 Sinais para ficar atento| Fonte: Envato

A saúde mental no trabalho tem sido uma pauta cada vez mais discutida dentro das empresas. O número de casos tem aumentado e com isso, até mesmo o Governo Brasileiro tem tomado providências para resguardar os profissionais.

Uma das atualizações mais recentes foi que a portaria do Ministério da saúde revisou um documento de 1999 e adicionou o número de doenças relacionadas ao trabalho de 182 para 349. Dentre as inclusões, estão: burnout, ansiedade, Covid-19, entre outras.

Mesmo com as empresas se mobilizando cada vez mais para garantir o bem-estar no ambiente de trabalho, os colaboradores também precisam estar atentos a possíveis sinais de que algo está errado. Neste artigo vamos apresentar sinais para que você fique atento, pois podem indicar problemas para a sua saúde. Confira.

1. Sentimento constante de exaustão

Muitos sintomas que indicam algum problema relacionado à saúde mental no trabalho podem passar despercebidos pelos funcionários. Um deles pode ser o sentimento constante de exaustão. 

Por exemplo, se você sente que sempre está exausto, mesmo tendo uma boa noite de sono, isso pode ser um sinal de que o trabalho está afetando a sua saúde mental.

É importante entender que a exaustão também pode ser causada por outros fatores, como falta de vitaminas, por exemplo. Sendo assim, caso você perceba que a exaustão está além do que poderia ser normal, consulte um médico.

2. Dificuldade de concentração

Você está sempre distraído? Até mesmo durante o trabalho é difícil manter o foco e completar uma tarefa pode levar muito tempo? Esse é um outro sinal de alerta sobre saúde mental no trabalho.

Se distrair um pouco, pode até acontecer. Mas quando isso acontece continuamente, afeta a qualidade do seu trabalho e você não consegue cumprir com as tarefas, é um problema. Por isso, não negligencie isso, caso esteja acontecendo com você!

 

Confira: Síndrome de Burnout: 1 a cada 5 profissionais no Brasil sofrem de esgotamento

3. Alteração de sono

Um ponto também que chama bastante atenção é a alteração de sono que a pessoa pode sentir. Seja dificuldade para dormir, insônia ou até mesmo dormir em excesso pode ser sinal de problemas emocionais e com relação a estresse no trabalho. Sempre vale lembrar que outros pontos devem ser levados em consideração, como sintomas físicos. Nada deve ser analisado isoladamente.

4. Mudanças de humor

Se você não dorme direito, logo, isso também interfere no humor. Dessa forma, as alterações de humor são constantes em um único dia. A pessoa pode se sentir mais irritada, raiva excessiva, ou um sentimento de tristeza muito forte.

Se você está percebendo isso no seu dia a dia no trabalho, fique atento. Tente identificar o que pode estar causando essas alterações de humor e não deixe de buscar ajuda.

5. Isolamento social

Tem gente que gosta de trabalhar em equipe, outras preferem realizar atividades sozinhas. No entanto, quando o isolamento social se torna mais grave, como se afastar de colegas, evitar conversas, e até se retirar de atividades que costumava gostar de fazer com a equipe, esse é um sinal de alerta.

Às vezes, isso pode acontecer aos poucos e a pessoa pode achar que é só uma fase ou que é normal. Contudo, é preciso buscar ajuda e entender o porquê a pessoa sente essa necessidade de se isolar.

6. Ansiedade ou preocupação excessiva

Você se sente ansioso demais antes de começar a trabalhar ou até mesmo durante o dia a dia na empresa? A preocupação toma conta antes mesmo de iniciar uma nova atividade ou diante de um prazo de entrega? 

É bom ficar de olho nesses sinais de preocupação excessiva, pois podem te atrapalhar, além de ser um possível sinal para dar atenção a sua saúde mental. Em muitos casos, a ansiedade e preocupação podem desencadear outros sintomas, como dor de cabeça e até mesmo dor no corpo.

7. Uso de substâncias

Infelizmente, o uso de substância tem aumentado entre os trabalhadores como forma de aliviar a tensão do trabalho. Isso pode ocorrer através do uso de drogas, cigarros e bebidas alcoólicas. 

Em muitos casos, o trabalhador não acredita e aceita que precisa de ajuda. Alguns só conseguem trabalhar se fizer o uso de alguma substância ou beber alguma coisa. Esse é um ponto que é extremamente perigoso para a saúde da pessoa. 

8. Baixa autoestima

A falta de confiança em si mesmo ou autoimagem negativa podem ser sintomas de alguma coisa errada. Mas como isso acontece no ambiente de trabalho? O funcionário pode não se sentir capaz de fazer uma determinada tarefa, conseguir uma promoção, acha que todos o acham incapaz.

Isso pode ser desencadeado quando o funcionário lida com um chefe que sempre reclama das tarefas, que nada está bom, mesmo quando o funcionário faz um bom trabalho. Dessa forma, além de ficar desmotivado, passa a acreditar que também não é um bom profissional.

9. Diminuição da produtividade

Esse é um ponto em que muitas pessoas conseguem identificar que algo pode estar errado. É comum que alguns dias não conseguir produzir muito, seja pelo cansaço, uma noite mal dormida, problemas pessoais. No entanto, quando isso persiste por vários dias, esse é um sinal de que algo está errado.

A falta ou diminuição de produtividade também pode estar relacionada com alguma insatisfação no trabalho, como salário baixo ou a cultura da empresa não é saudável.

10. Comportamento autodestrutivo

Algo que tem chamado a atenção do governo e empresas são os comportamentos autodestrutivos que as pessoas podem ter devido a problemas relacionados ao trabalho. Alguns podem começar com arrancar fios de cabelo, arranhar a própria pele, se xingar e passar para casos mais sérios.

Infelizmente esses são casos que estão se tornando cada vez mais comuns e as empresas precisam ficar atentas, pois nem sempre os funcionários sabem reconhecer que precisam de ajuda.

Por isso, promover um ambiente de trabalho saudável é o primeiro passo para ajudar os colaboradores a tentar diminuir esse tipo de problema.

Se você identifica que pode estar com alguns desses sinais de alerta, é hora de olhar para si e cuidar da sua saúde. Não tenha medo e nem vergonha de pedir ajuda, conversar com a sua liderança e buscar orientação médica!

Leia também: Fit Cultural: Entenda o que é

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *