Carreiras | Empregos

equipe de trabalhadores engenheiros mecânicos analisando o processo de yrabalho.

A produtividade é um tema importante para uma empresa. É através da produção que a empresa consegue ter um retorno financeiro. Quanto mais produtiva ela é, mais dinheiro recebe. Mas para que isso aconteça, a empresa precisa contar com funcionários que sejam produtivos.

Quando um funcionário percebe que não está sendo produtivo o tanto que gostaria e o que a empresa precisa, isso pode ser negativo. Além da preocupação de uma possível demissão, quando a produção não é mais a mesma, isso pode ter relação com diversas coisas, como saúde mental, por exemplo. 

Se você quer saber como pode aumentar a sua produtividade no trabalho, veja as nossas dicas e saiba como fazer.

O que é produtividade?

Produtividade é a relação entre a quantidade de produtos ou serviços que uma pessoa ou equipe consegue produzir e o tempo e recursos necessários para realizar esse trabalho.

Por exemplo, em quanto tempo uma costureira consegue montar uma bolsa? E em quanto tempo ela consegue montar 100 bolsas? Esse é um exemplo simples, mas que pode ser usado para qualquer cargo.

Leia também: Saúde mental no trabalho: 10 Sinais para ficar atento

Como sei que a minha produtividade está baixa?

As empresas possuem os seus meios para identificar quando a produtividade está baixa. Um dos exemplos mais comuns é perceber o atraso nas entregas das tarefas bem como a queda da qualidade dessas entregas. Esse é um meio que um funcionário também pode identificar sobre o seu rendimento no trabalho.

Além disso, a liderança do funcionário também pode informá-lo de que o seu rendimento já não é mais o mesmo. Isso pode ser conversado através de um feedback e o colaborador precisa entender o que pode estar acontecendo.

Se você tiver a oportunidade de conversar com o seu chefe, seja sincero e informe o que pode estar acontecendo. Juntos, vocês podem identificar fatores que podem estar influenciando, como insatisfação no trabalho, desânimo, estresse, entre outros.

Como aumentar a produtividade?

Não existe receita mágica para aumentar a produtividade no trabalho, mas sim persistência e também mudança de certos hábitos podem ser necessários. É muito importante dizer que se o seu rendimento está sendo afetado por questões de saúde mental, consulte um médico especializado e siga as orientações recomendadas. Abaixo, veja uma lista de hábitos que você pode adquirir que fazem a diferença no dia a dia no seu trabalho.

Crie uma lista de tarefas

Você acha que não está dando conta das tarefas que precisa realizar durante o dia? Uma dica simples, mas bastante eficiente é criar uma lista para a semana com todas as tarefas que você sabe que precisa realizar. Geralmente, são aquelas tarefas rotineiras, como mandar um e-mail, organizar documentos, revisar uma planilha etc.

Você pode criar essa lista em uma agenda, em um bloco de notas ou até mesmo em seu celular. Use as ferramentas que achar melhor para você se organizar e ter uma boa visualização do seu dia, semana ou mês.

Defina metas e prioridades

Ainda utilizando a sua lista de tarefas, você pode marcar quais são as suas prioridades naquele dia e as prioridades da semana. Assim, você consegue se organizar melhor e focar naquilo que é realmente importante e dedicar o restante do tempo para as demais tarefas.

Além disso, estabeleça metas para ajudar no aumento da produtividade. Por exemplo, qual a sua meta de entrega para a semana? O que você precisa fazer para alcançar isso? Quando você tem esses pontos bem definidos, sua rotina se torna muito mais eficiente.

Cuidado com o seu sono

A qualidade do seu sono faz toda a diferença em relação a sua produtividade. Quanto melhor você dorme, o seu dia será mais produtivo. Embora algumas pessoas dizem ser mais produtivas a noite ou até tenham uma jornada de trabalho noturna, a quantidade de horas de sono precisa ser respeitada. 

Especialistas da área da saúde concordam que  7 e 8 horas de sono é o recomendado para que você se sinta mais disposto no seu dia a dia. Se você não tem conseguido dormir direito, busque orientação médica.

Elimine distrações

Algumas distrações podem estar influenciando para a sua baixa produtividade. Entre as distrações mais populares está o uso do celular.  Se você fica checando cada notificação que chega ou dá aquela espiada nas redes sociais, isso é um inimigo da sua produtividade.

Se você percebe que o celular está tomando muito do seu tempo, temos algumas dicas práticas. A primeira é retirar as notificações do seu celular, principalmente das redes sociais, pelo menos enquanto está trabalhando. 

Caso você ache que isso não é o suficiente, você pode guardar o celular em algum local longe de você. Pode ser em uma gaveta ou no seu armário ou deixe com um amigo de confiança. Programe-se para ver o celular somente após finalizar a atividade ou nas suas pausas.

 

Confira: Competências profissionais: aprenda como destacar no seu currículo

Faça atividades físicas

Por último, você também deve investir em atividades físicas que podem ajudar com a sua produtividade. Se você não tem condições de fazer treinamentos em uma academia, não tem problema! Você pode fazer caminhadas, corridas ou fazer treinamentos simples em casa.

Além disso, a prática de esportes também é bastante eficiente, como jogar futebol, natação, entre outras atividades. Com isso, o seu corpo fica mais disposto, fica mais animado e você vai perceber como isso influencia de forma positiva no seu dia a dia, inclusive no seu trabalho.

Viu como essas dicas práticas e simples podem te ajudar? Mas é preciso ter foco e entender que cada um tem um jeito de trabalhar. Você pode unir todos esses hábitos para fazer a diferença na sua produtividade e fazer a diferença no seu trabalho. Continue lendo os nossos artigos e compartilhe essas dicas com outras pessoas!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *