23 / 10 / 2018

8 passos para conquistar a tão sonhada recolocação profissional

Deseja uma recolocação profissional no mercado? Neste post a gente aborda algumas dicas. Venha ler e descobrir quais são!
por
http://www.empregos.com.br

Com a atual situação econômica que o país enfrenta, é crescente a quantidade de empresas que vêm reduzindo o número de colaboradores. No entanto, apesar de algumas pessoas enxergarem a demissão como o fim de um relacionamento, outras acabam encarando a situação como uma oportunidade de crescimento. Se por um lado é difícil deixar um local com o qual estávamos habituados, por outro é possível experimentar novos lugares e respirar diferentes ares.

É nesse contexto que, com um pouco de organização e estratégia, as pessoas têm buscado recolocação profissional. Foi pensando nisso que elaboramos este post. Continue a leitura e confira alguns passos para conquistar a tão sonhada vaga!

1. Organize a sua situação financeira

A maior preocupação entre as pessoas desempregadas é o fato de não terem condições de honrar com as despesas. Dessa forma, para minimizar esses riscos, a primeira coisa a fazer é listar todos os gastos e passar um “pente fino” em tudo o que possa ser eliminado ou, ao menos, reduzido.

Organize as suas finanças de maneira racional, a fim de se preparar para buscar uma recolocação com paciência e tranquilidade. Assim, conseguirá manter a estabilidade emocional para enfrentar esse período.

2. Crie uma rotina

Sabe aquele desafio de encontrar um novo emprego? É necessário que você o encare como se fosse sua ocupação atual. Para isso, determine uma rotina de atividades que possa mantê-lo ocupado. Essa atitude fará com que você otimize o tempo livre, diminua a ansiedade e melhore o seu foco para organizar as informações e aumentar a eficiência do processo.

Hoje, portais de vagas na Internet tornaram o processo de busca por um novo emprego muito mais simples. Dessa forma, entre as suas tarefas diárias, selecione um período do dia para que possa pesquisar as vagas disponíveis nas áreas com as quais mais se identifica.

3. Atualize seu currículo

Após organizar a rotina e avaliar as condições financeiras para buscar uma recolocação profissional, é necessário definir um objetivo sobre o que você deseja para a sua carreira. Em seguida, atualize o seu currículo nos portais mencionados. Isso é essencial para que tenha sucesso entre as buscas realizadas pelos recrutadores.

Um bom currículo deve ter entre 2 ou 3 páginas, com informações claras e objetivas. Os dados mais relevantes devem ser facilmente localizados, assim como os seus estudos, passagens profissionais, cursos extras e qualificações. Ressalte os principais resultados alcançados em sua trajetória por meio de tópicos, utilizando linguagem adequada e profissional.

4. Mantenha-se sempre atualizado

Aproveite o tempo livre para reciclar conhecimentos que são imprescindíveis a um bom profissional da área desejada. Frequente cursos, vá a palestras e eventos do seu interesse e mostre ao mercado de trabalho que você não está “parado” enquanto desempregado. Apresente-se como um profissional dedicado na busca por conhecimentos.

Além disso, esteja por dentro dos principais acontecimentos econômicos e políticos do Brasil e do mundo. Uma pessoa que se mantém informada sobre assuntos relevantes sempre causa boa impressão aos recrutadores.

5. Faça networking

Você sabe o que é networking? Também conhecida como “rede de contatos”, essa atividade consiste em cultivar relações profissionais em vários ambientes e utilizar tais conexões para alguma finalidade. Pode ser para fortalecer amizades ou estreitar negociações profissionais, aproveitando oportunidades para o mercado de trabalho.

Conviver com pessoas inspiradoras é positivo para qualquer pessoa que deseja obter novas ideias e desenvolver o potencial criativo. Manter-se conectado com os profissionais é uma maneira de melhorar as oportunidades de crescimento e, principalmente, aprimorar conhecimentos com o objetivo de alcançar as metas planejadas para a carreira.

No entanto, não pense que o networking é uma relação em que só há ganhos. É importante ter em mente que a tal “rede de contatos” é pautada na troca de experiências, informações e conhecimentos. Ou seja, dificilmente você terá êxito se desejar apenas ganhar.

O sucesso na carreira e na recolocação profissional está diretamente ligado aos relacionamentos que você conquista ao longo do tempo. Assim, ter uma rede profissional eficiente não é uma opção: é indispensável!

Outro aspecto bastante positivo é que construir um bom networking contribui para a sua satisfação e para a qualidade do seu trabalho. A atividade melhora os resultados e ajuda você a atingir os objetivos esperados para a carreira.

6. Considere oportunidades temporárias

Enquanto estiver em busca da recolocação profissional, caso surja algum projeto por tempo determinado, pense que poderá ser uma excelente oportunidade para se manter ativo, acumular experiências e conseguir uma renda extra para o período. Além disso, pode ser a peça-chave para uma efetivação na empresa em questão ou em outras com as quais você manteve contato durante esse tempo.

7. Prepare-se para as entrevistas

Agora que você atualizou o seu currículo nos portais de empregos, acionou a sua rede de contatos e frequentou eventos e palestras, as chances de surgirem oportunidades se tornam muito maiores. Então, esteja preparado para qualquer chamado!

Entenda que, ao ser chamado para uma entrevista, algumas perguntas consideradas difíceis podem ser feitas. Os recrutadores vão querer entender as razões de sua saída do emprego anterior, por que você acredita ser o melhor candidato para a vaga e seus pontos fortes e fracos. É necessário estar preparado para responder a todas essas questões com tranquilidade e da maneira mais honesta possível.

8. Mantenha o foco e a positividade

Por fim e não menos importante, a nossa dica é que você encare esse período de recolocação profissional com foco e positividade. Saiba que haverá dias em que tudo parecerá difícil, mas é necessário manter a confiança de que, em breve, conseguirá um novo emprego.

Afinal, com a facilidade de contar com milhares de vagas disponíveis na internet (para acessar de onde quer que esteja), não há com o que se preocupar, não é verdade?

Como pôde perceber, a recolocação profissional pode ser bem mais simples do que você imagina. Não desanime com o desemprego e tenha sempre em mente o que você deseja para ter sucesso na carreira. A partir daí, atualize o seu currículo em portais de vagas e busque aquelas que mais condizem com o seu objetivo no atual momento. Com essas informações, é só se preparar para as entrevistas.

Caso tenha se interessado pelo assunto, acesse nosso site! O Empregos é um portal de carreiras e empregos que contribui para que empresas de todos os tamanhos recrutem os melhores profissionais do mercado.


Esta matéria ajudou você?

+ 54 pessoas ajudadas

Comentarios