04 / 03 / 2020

Guia de Currículo: você sabe montar um currículo de qualidade?

Saiba como preparar um currículo que te destaque e que chame a atenção dos recrutadores
por
http://www.empregos.com.br

Sabe-se que a primeira etapa na busca de um emprego é ter sempre pronto um bom currículo. Tendo experiência profissional ou não, saber produzir e atualizar constantemente esse importante documento é fundamental para que as empresas e os recrutadores fiquem atentos e dispostos a te chamarem para entrevistas.

Por isso, atualizamos o nosso Guia de Currículo com informações essenciais para uma apresentação profissional de qualidade. Veja:

 

Parece óbvio, mas é importante ficar sempre atento!

Dados importantes: muitos recrutadores recebem currículos incompletos e faltando informações fundamentais como nome, idade, dados de contato (telefone e e-mail). Atente-se a cada detalhe no momento da elaboração do seu currículo e certifique-se que o recrutador conseguirá ter acesso rapidamente aos seus dados.

O currículo é um documento que apresenta todo o seu histórico profissional, incluindo escolaridade, objetivos, experiências, qualificações e demais informações adicionais que podem complementar ou embasar os seus objetivos. Essa apresentação é sua peça de marketing pessoal e o ideal é que seja montada com precisão e calma, desta forma, ficará mais adequada para a avaliação dos recrutadores.

Outros dados importantes: antes de elaborar o seu currículo ou portfólio, tenha em mãos as datas de início e saída de empregos anteriores, cursos e demais informações acadêmicas e documentos importantes e convenientes.

Vale lembrar que o recrutador tem olhar crítico, por isso, o seu currículo deve ser escrito de forma clara e objetiva. Sempre revise várias vezes para que nenhum erro gramatical, de concordância ou digitação passe despercebido.

Obs.: se possível, antes de finalizar o seu currículo, peça que outra pessoa releia o arquivo para garantir mais eficiência e diminuir a margem de erro.

 

Leia também > Currículo criativo: confira 6 dicas de como elaborar o seu

 

Candidate-se apenas às vagas de acordo com o seu perfil

Em sites profissionais de vagas ou de recrutamento, você verá um grande número de oportunidades correspondentes à sua área. Entretanto, é muito comum que o descritivo de seu currículo não tenha todas as competências que determinados cargos exigem. Ou seja, fique atento na hora de se candidatar para as vagas que, de fato, estejam adequadas ao seu perfil.

 

Empregos.com.br > cadastre-se e ganhe 7 DIAS SEM CUSTO*

 

O que não colocar no currículo?

Dados como RG, CPF, número da carteira profissional, título de eleitor ou habilitação não são relevantes para os recrutadores. Você só apresentará certos detalhes caso seja necessário durante o processo seletivo.

 

Foto

A foto não é necessária e só deve ser enviada caso a empresa pedir ou se for de acordo com o que será realizado profissionalmente.

Lembre-se: caso o cargo exija e a empresa ou recrutador solicite, não use sua imagem de perfil das redes sociais. Prefira uma imagem de perfil, 3×4, com fundo branco e roupas adequadas.

 

Não tem experiência? Sem problema!

O primeiro emprego é a sua porta de entrada para o mercado de trabalho, por isso, um currículo sem experiência profissional deve ser voltado para as suas qualificações e habilidades.

: insira seus dados pessoais, como nome, idade, etc.

: insira o seu objetivo, ou seja, com o que deseja trabalhar. Coloque suas qualificações, cursos que realizou, habilidades pessoais, etc.

: você também pode descrever atividades que já tenha participado ou que participa, como atividades voluntárias, grêmio estudantil, projetos que gerenciou, entre outros.

 

Agora que você já sabe como preparar um bom currículo, aprenda também como cadastrar e se destacar no Empregos.com.br. De forma online, mais prática, você consegue enviar seu currículo para muitas empresas em poucos minutos e aumenta muito as chances de ser chamado para entrevistas e ser contratado. Aproveite!

Esta matéria ajudou você?

+ 143 pessoas ajudadas

Comentarios