14 / 03 / 2018

Por que os recrutadores não dão retorno depois das entrevistas de emprego?

Separamos 9 dos principais motivos pelo qual o recrutador muitas vezes não da notícias sobre o processo seletivo.

É muito comum os candidatos participarem de um processo seletivo, participarem da entrevista e não receberem nenhum posicionamento de como ficou a seleção, qual foi o resultado, se o processo foi encerrado ou se a empresa desistiu da contratação, essa falta de feedback é ruim pois o candidato fica na expectativa e as vezes já tem certeza que foi selecionado, no entanto fica sem saber o resultado. Mas sabe a razão disso acontecer?

Separamos 9 dos principais motivos pelo qual o recrutador muitas vezes não da notícias sobre o processo seletivo

 

  1. O processo seletivo pode durar em média 45 dias.
  2. A concorrência está apertada (momento da decisão)
  3. A empresa cancelou o processo seletivo.
  4. O recrutador perdeu o interesse
  5. Pode estar relacionado com questões legais.
  6. Faltou a empatia para a decisão final
  7. O recrutador está muito atarefado
  8. Não conseguiu contato com o candidato
  9. A entrevista não saiu como se esperava

 

O processo seletivo pode durar em média 45 dias.

Estar participando de um processo seletivo é realmente muito gratificante e mais ainda quando o seu perfil avança junto com cada etapa da empresa, por isso você deve ter calma e cautela durante o processo de seleção.

As vezes pode acontecer de você realizar a entrevista, uma dinâmica ou até mesmo uma prova e mesmo assim o processo estagnar, o que acontece é que novas etapas ainda podem surgir,  como outras entrevistas ou até mesmo ser pausado por algum motivo.

Saiba mais sobre processo seletivo: Perguntas e respostas

 

A concorrência está apertada (momento da decisão)

É comum que a empresa demore um tempo (cerca de 1 ou 2 semanas) para apurar os resultados, conversar sobre os candidatos com outros membros da equipe e por fim chegar em uma conclusão. Durante esse processo a empresa não costuma dar um feedback, afinal, ainda não possui uma decisão final.

 

A empresa cancelou o processo seletivo.

Pode acontecer muitos imprevistos durante um processo seletivo, entre eles cancelar ou pausar as entrevistas, é bem comum isso acontecer, geralmente o recrutador não comunica os candidatos pois nunca se sabe se a posição irá reabrir.

 

O recrutador perdeu o interesse

Quando a empresa recebe muitos currículos, nem sempre é possível abrir e analisar um por um, muitos são arquivados. No caso de um processo seletivo extenso a empresa pode não conseguir conversar com cada candidato sobre uma contratação ou algo relacionado.

Dica: Você tem aquela sensação que arrasou na entrevista, entretanto o recrutador se engajou com outro candidato, ou com alguma qualidade ou experiência do outro, e para não te magoar eles preferem ficar calados. O que você pode fazer para matar a sua curiosidade é enviar um e-mail afirmando que ainda possui interesse em trabalhar na empresa ou simplesmente perguntado sobre o processo seletivo.

 

Pode estar relacionado com questões legais.

O feedback detalhado ou personalizado geralmente é facilmente desconsiderado pela empresa, primeiro pois leva tempo e segundo pelo medo de falar o real motivo pela qual aquele candidato foi desclassificado como: “O seu currículo não atendeu todos os requisitos” ou “encontramos um candidato mais preparado que você”. Essas questões pode fazer com que a empresa seja processada e é por isso que muitas vezes preferem não dar o feedback.

 

Faltou a empatia para a decisão final

O recrutador nem sempre se coloca no lugar do candidato. Sabemos que quem concorre a vaga tem expectativas. O que acontece é que muitas vezes o recrutador não consegue dar uma má notícia para o próximo e sendo assim prefere “deixar para lá” .

 

O recrutador está muito atarefado

Depois que o recrutador conclui o processo seletivo ele avisa o candidato escolhido e fica por isso mesmo, afinal ele demandou muitas horas recrutando e buscando candidatos. O que acontece é que algumas empresas não possuem RH e o recrutador acaba sendo um chefe de departamento, um gerente ou um especialista na área e para que ele possa ir atrás de uma pessoa ele acaba deixando seus afazeres, ou seja, surge o acumulo de funções e falta de tempo para responder os demais candidatos.

 

Não conseguiu contato com o candidato

Alguns recrutadores preferem dar a notícia por telefone ao invés do e-mail, então eles tentam o contato e se não obteve sucesso, também não costumam retornar.

 

A entrevista não saiu como se esperava

Se por algum motivo recrutador e candidato não se deram bem na entrevista é provável que ele não queira te procurar novamente para dizer o obvio, então é melhor deixar passar.

 

BÔNUS

  • O site Empregos te da uma resposta instantânea e imediada confira:

A barra verde claro mostra a situação e andamento do processo seletivo da empresa e a barra verde escuro mostra se você está avançando no processo seletivo ou não!

INICIADO: Divulgação da vaga e captação de currículos

SELEÇÃO: Separação de currículos e candidatos

AVALIAÇÃO: Entrevistas/ provas/ dinâmicas em grupo ou individuais etc.

FINALIZADO: Contratação.

PS: Se você perceber que não está avançando no processo seletivo, significa que você já não está mais concorrendo a oportunidade. Agora se você está cada dia mais próximo da última etapa, fique atento pois logo menos receberá contato da empresa.

O site Empregos se preocupa com você e te dá um Feedback imediato, cadastre-se e vá mais longe: acesse

 

Esta matéria ajudou você?

+ 92 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios