11 / 04 / 2018

Entrevista: Como se comportar na sala de espera?

Veja como passar uma boa impressão antes da entrevista de emprego.

A reta final do processo seletivo é a entrevista de emprego. Esta fase o recrutador já conhece suas habilidades e qualificações, afinal ele já tem acesso ao seu currículo. O que ele quer saber agora é se você, além da experiência e qualificação exigida pela empresa, possui também o perfil profissional que eles procuram.

 

Saiba mais: Como se preparar para uma entrevista?

 

Como se comportar na sala de espera?

 

  • *Pontualidade
  • *Paciência
  • *Gentileza
  • *Tranquilidade
  • *Distração
  • *Vestimenta
  • *Postura
  • *Conhecer a empresa

 

 

Pontualidade

Chegar atrasado em uma entrevista de emprego, passa a imagem de desorganização e falta de comprometimento, ou seja evite!

DICA: Chegue com alguns minutos de antecedência (de 10 a 15 minutos) e se perceber que irá atrasar, não deixe de informar ao recrutador sobre o motivo da demora, se o entrevistador não estiver presente, deixe recado informando seu nome/contato e o motivo do atraso e não se esqueça, peça o nome e cargo da pessoa na qual acaba de conversar, pois se ela esquecer de repassar a informação ao recrutador, você poderá informar mais tarde com quem deixou o recado.

 

 

Paciência

A sala de espera, pode parecer desagradável e incômoda, porém a sua permanência no local varia de minutos, até horas.

 

Demonstrar impaciência como:

*Bufar

*Reclamar da demora

*Questionar em relação a dinâmica ou se a entrevista já vai começar

*Se movimentar muito

*Bater os pés

 

Demonstra que você não deseja estar ali, e acaba fazendo com que o recrutador (que pode estar de olho) perca o interesse por você.

DICA: Não marque compromissos anteriores ou posteriores a uma entrevista de emprego, isso inclui consultas médicas, outras entrevistas e até mesmo compromissos sem agendamento, como ir as compras ou realizar uma tarefa atrasada.

Lembre-se: Uma entrevista pode demorar 15 minutos, 1 hora ou a tarde inteira, vendo que algumas empresas são muito criteriosas no processo seletivo e poderá exigir testes, dinâmicas, demonstração de habilidades pertinentes a função ou até mesmo, pedir para que você inicie no cargo já no mesmo dia.

 

 

Gentileza

Um processo seletivo leva tempo e pode acontecer de mais de um candidato participar da mesma entrevista ou teste que você, e é por isso que não deve demonstrar superioridade.

DICA: Seja gentil, interaja com os demais presentes e demonstre que você tem capacidade de trabalhar bem em equipe, porém evite realizar muitas questões e não seja um competitivo excessivo.

Lembre-se: Evite falar da sua vida pessoal, prefira conversar sobre assuntos atuais, como notícias por exemplo.

 

Tranquilidade

O Não você já tem, agora é lutar pelo sim. Lembre-se que, se você está ali, o seu perfil já despertou algum interesse no recrutador.

 

Atitudes como:

*Cantarolar

*Bater o pé no chão

*Roer unhas

 

Pode demonstrar estresse e nervosismo, atrapalhando a sua performance diante do recrutador, esqueça o tempo de espera, aproveite para ler um livro, uma revista ou até mesmo um jornal, relaxe e ocupe sua cabeça com outras informações.

 

 

Distração

Se manter muito distraído na sala de espera, como jogar no celular, ouvir música alta com fone de ouvido ou demonstrar sonolência passa a ideia que aquele processo seletivo não é importante, ou que você não está tão motivado com a vaga, é importante que você mantenha a mente ocupada, porém não distraído.

Isso também vale para o momento da entrevista, coloque seu celular no mudo ou mantenha-o desligado, para não ser mal interpretado não converse no Whatsapp e evite atender ligações que possam ser desconsideradas.

Seu nome pode ser chamado e é importante que esteja atento.

 

 

Vestimenta

Estar apresentável é fundamental, afinal, a primeira impressão é a que fica e não se esqueça, cada empresa e cargo possui uma política ética diferente, que deve ser respeitada a partir da entrevista.

DICA: escolha sempre roupas mais fechadas e cores sóbrias, mesmo que seja uma calça jeans e camiseta, evite peças muito curtas, bonés e decotes e estar chamando muita atenção .

 

 

Postura

Mantenha-se ereto, e evite sentar-se largado, e lembre-se: Se deseja ser contratado como um Profissional, deve agir e se comportar como o tal.

 

 

Conheça a empresa

Pesquise, saiba quem é a empresa, o recrutador, em que ramo atua e dê uma olhada nas funções, remuneração, colegas que atuam na sua área.

DICA: O site Empregos possui uma página chamada “Guia das Empresas” que te possibilita a ter acesso a várias informações das melhores empresas e ainda te avisa antecipadamente quando uma empresa se interessa pelo seu perfil.

Esta matéria ajudou você?

+ 1452 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios