31 / 10 / 2017

Qual é o perfil do trabalhador que as empresas procuram?

Entenda mais sobre o perfil do profissional que as empresas desejam
por
http://www.empregos.com.br

O mercado de trabalho encontra-se cada vez mais exigente por conta da escassez de vagas que se tornam altamente disputadas. Nesse cenário, os empregadores permanecem em busca de pessoas qualificadas e que se encaixem melhor no perfil do profissional atual.

Isso significa que, atualmente, não basta apenas concluir o ensino médio e ir para o mercado de trabalho. As empresas querem mais e, com as novas tecnologias, necessitam de um número maior de profissionais multifuncionais.

Portanto, é fundamental identificar qual é o tipo de trabalhador exigido atualmente e saber como se adequar aos novos tempos. Para isso, continue lendo este artigo e entenda mais sobre o perfil do profissional que as empresas desejam.

A qualificação não é mais o único diferencial

Engana-se quem acha que o mercado atual exige apenas alta qualificação para a execução de trabalhos, desde os mais simples até os mais complexos. Cada vez mais é preciso desenvolver habilidades.

Afinal, como falamos, a concorrência e o nível dos profissionais se encontram cada vez mais elevados. Tendo a necessidade em pensar nas qualidades para suprir as necessidades das empresas de um setor ou tarefa.

Atualmente, os profissionais mais requisitados do mercado são aqueles com:

  • boa conduta;
  • flexibilidade;
  • liderança;
  • credibilidade;
  • dedicação;
  • criatividade;
  • responsabilidade;
  • motivação;
  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • preocupação em satisfazer o cliente;
  • proatividade;
  • resiliência.

Ter as habilidades citadas também não é o suficiente. É necessário saber demonstrar esse perfil no momento de uma entrevista ou em uma dinâmica de recrutamento.

Hoje, quem disputa uma oportunidade de emprego é capaz de entender o quanto o marketing pessoal é importante para alcançar seus objetivos, e não apenas na questão de ter um bom currículo.

Há quem consiga uma vaga e garanta um emprego por ter construído uma boa imagem nas redes sociais, na entrevista e também no seu meio de convívio pessoal.

Algumas dicas para conseguir isso são:

  • esteja sempre disponível;
  • procure ser voluntário (se ofereça para ajudar);
  • estude outros idiomas;
  • aprenda a lidar com o público;
  • tome a frente dos projetos;
  • participe de eventos profissionais;
  • mantenha-se atualizado quanto ao mercado.

Por mais que sua ânsia de trabalhar seja grande, experimente se candidatar às vagas que realmente combinam com você. Os recrutadores estão de olho nos candidatos para garantir que tenham progresso e contribuam para o desenvolvimento da empresa.

Durante a entrevista, a motivação, a argumentação e a interação contam pontos positivos e negativos. O processo seletivo é voltado, muitas vezes, para entender se o seu perfil combina com a vaga, se está satisfeito em relação aos benefícios e salários oferecidos e, principalmente, se deseja construir um plano de carreira.

As profissões mais comuns no mercado e suas principais características

Há perfis que combinam mais com determinadas áreas, como veremos a seguir. Isso tem a ver com a função exercida pela profissão, que exige habilidades específicas.

Confira:

Auxiliar de serviços gerais

O auxiliar de serviços gerais realiza a função de manter a higienização e a limpeza dos ambientes da empresa, com foco no saneamento desses locais. Também é a pessoa encarregada de fazer o controle dos materiais necessários para essa função, avisando o setor responsável em caso de ausência.

Para isso, algumas habilidades específicas são importantes, tais como:

  • discrição para executar suas funções sem interferir na dinâmica interna da empresa;
  • agilidade para realizar o trabalho de higienização no tempo estimado;
  • organização para identificar os materiais restantes e não causar nenhum tipo de bagunça no ambiente de trabalho.

Atendente de caixa

O atendente de caixa é responsável pelo controle financeiro dos pagamentos realizados pelo cliente, seja por meio de dinheiro, seja via cartões de débito e de crédito. As habilidades específicas para o cumprimento dessa função são:

  • agilidade para realizar os pagamentos e acertos de troco de forma eficiente e rápida, sem deixar que a fila fique grande;
  • raciocínio lógico para executar as operações de forma correta, sem erros;
  • organização para manter o caixa em dia, sem maiores problemas.

Recepcionista

O recepcionista é responsável por realizar o atendimento às pessoas, seja do público interno ou externo da empresa, de forma a orientá-las sobre os procedimentos e os locais aos quais devem ser encaminhadas para resolver os problemas. As habilidades específicas esperadas para trabalhar nessa função são:

  • boa comunicação, de forma clara, concisa e direta, para conseguir explicar o que é necessário ao público;
  • discrição durante o trabalho para não aparecer mais do que deve e ajudar na otimização da rotina interna da empresa;
  • organização para manter os documentos em dia.

As dicas para aperfeiçoar habilidades e competências

Mas e quando não temos muitas dessas habilidades e precisamos delas para conseguir uma oportunidade de emprego? Como resolver essa situação? Há algumas medidas que você pode tomar para conseguir melhorar seu perfil profissional e se destacar nos processos seletivos.

Então, confira algumas dicas úteis para se tornar um profissional melhor além de conquistar a vaga dos seus sonhos:

Faça cursos e capacitações

Cursos são capazes de fornecer a capacitação necessária para você conseguir o conhecimento técnico e até o perfil desejado na hora de conquistar a vaga tão esperada. Além disso, se destacam no currículo e mostram que o candidato tende a querer sempre estar atualizado, mostrando-se proativo e dedicado a se aperfeiçoar constantemente.

Esteja disposto a aprender com os colegas de trabalho

Não é apenas com os cursos que um colaborador consegue aprender. Ele pode, também, se capacitar a partir da experiência dos demais colegas. Portanto, perguntar, se mostrar disposto a aprender e ser observador são algumas das ações fundamentais que um candidato deve utilizar para conseguir se destacar nos processos seletivos.

Esteja sempre motivado a melhorar

É fundamental que você se mostre sempre motivado a melhorar. Lembre-se de que isso não serve apenas para se destacar em meio aos contratantes ou com os recrutadores, mas é positivo para adquirir mais conhecimento e se tornar um profissional diferenciado no mercado de trabalho como um todo.

Seja autocrítico

Ser um bom profissional implica em estar constantemente observando quem você é. Isso significa avaliar o que dá para melhorar, quais pontos fracos devem ser trabalhados e quais aspectos positivos podem ser aprimorados. Por isso, é fundamental ser autocrítico e acompanhar o próprio desempenho ao longo do tempo.

A importância da proatividade no perfil do profissional atual

As organizações e profissionais de RH estão sempre observando se seus colaboradores apresentam um perfil proativo. Isso é fundamental para avaliar se estão mesmo motivados a se tornar profissionais melhores.

Quando uma pessoa fica estagnada, pode começar a causar mais prejuízos para a organização do que benefícios. Por exemplo, indivíduos que necessitam trabalhar com tecnologia e não se atualizam, provavelmente não conseguirão acompanhar as mudanças atuais nessa área. Com isso, não terão condições de executar suas atividades com eficiência.

Além disso, não basta que um profissional seja proativo apenas consigo. Ele também deve ser capaz de observar como seus colegas estão agindo e auxiliá-los no dia a dia. Essa atitude é muito bem vista pelos recrutadores e profissionais de RH e pode colocar você de forma destacada na empresa. Inclusive, é um comportamento importante para garantir futuras promoções e alcançar seus objetivos dentro do seu plano de carreira pessoal.

Lembre-se de que, cada vez mais, é fundamental saber qual é o perfil do profissional atual e identificar quais pontos precisam ser melhor trabalhados por você. Assim, conseguirá se destacar não só em processos seletivos, mas também se tornar um profissional com mais habilidades e capaz de se atender às exigências do mercado.

Com isso, aumentam as suas chances de ser promovido para conseguir melhores oportunidades futuramente. Quer mais dicas para conquistar uma promoção? Leia o nosso artigo sobre o assunto e saiba mais!

Esta matéria ajudou você?

+ 25 pessoas ajudadas

Comentarios