09 / 05 / 2016

Começam as inscrições para o ENEM 2016

Em menos de uma hora após a abertura das inscrições, 72 mil pessoas se inscreveram. O período de inscrição vai até o dia 20 de maio
por
http://www.empregos.com.br

Estão abertas as inscrições para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. A candidatura à prova se estende até o dia 20 de maio, às 23h59.

Para participar, você deve acessar o portal do exame, preencher seus dados, tendo em mãos o RG, CPF, endereço de e-mail e celular, o município onde fará a prova e qual a língua estrangeira do seu teste de linguagens (inglês ou espanhol).

A taxa de inscrição custa R$ 68 – R$ 5 a mais que na edição do exame no ano passado. Ela poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência de Correios.

PROVA
Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e redação.

Começam as inscrições para o ENEM 2016Foto: Reprodução

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30.

Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro. Já os resultados ainda não têm data marcada para serem apresentados.

ISENÇÃO
Se você é matriculado no ensino médio da rede pública de ensino, tem direito à isenção automática da taxa de inscrição. Se pertence a uma família de baixa renda, mas que não é concluinte de escola pública, pode declarar carência para conseguir a isenção. Durante o período de inscrição, o sistema avisará se o pedido foi aceito.

PARA QUE SERVE O ENEM?
Criado para avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio, a prova também substitui vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior. No entanto, essa não é sua única função.

As notas do Enem podem ser usadas por quem tem mais de 18 anos para obter a diploma do ensino médio. Também são exigidas para o candidato que pretende uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento estudantil pelo Fies.

COMO ESTUDAR PARA O ENEM?
Este mês, o Ministério da Educação (MEC) lançou o MECFlix, site de videoaulas que auxilia os candidatos a estudarem para o exame de forma dinâmica. A iniciativa faz parte do projeto “Hora do Enem“, que é uma plataforma de estudos na qual os estudantes podem se cadastrar para acompanhar o MECFlix, montar um plano de estudos e realizar simulados online.

Esta matéria ajudou você?

+ 6 pessoas ajudadas
Fonte: G1

Comentarios