29 / 08 / 2019

Esteja preparado para uma entrevista de emprego

Saiba o que os recrutadores analisam em uma seleção
por
http://www.empregos.com.br

Para quem procura uma oportunidade de trabalho, saber as Perguntas Mais Frequentes — tradução para Frequently Asked Questions (FAQ) ­— de uma entrevista de emprego é essencial para garantir uma vaga.

Isso porque entender os principais pontos que os recrutadores analisam nos candidatos permite que você tenha uma visão mais completa dos processos seletivos, aumentando as suas chances de estar bem preparado para esse momento.

Para ajudar você a conquistar uma posição no mercado de trabalho, separamos alguns itens que os recrutadores analisam em uma entrevista de emprego. Continue a leitura!

Os recrutadores avaliam a roupa do candidato?

Sim. Se você for contratado, será responsável por representar a imagem da empresa, independentemente do cargo que ocupe, sendo esse fato mais evidente nos cargos de gestão, liderança, atendimento e vendas.

E adivinha qual a imagem as empresas querem passar? A de uma organização séria, de confiança e credibilidade.

E é justamente assim que você deve se apresentar. Isso não quer dizer que é necessário usar marcas de grife, mas é essencial que as suas roupas estejam limpas, passadas e em bom estado de conservação.

Para aumentar suas chances de acertar no visual, avalie a área de atuação da empresa e o perfil dos funcionários.

Evite roupas com estampas extravagantes e muitas cores em uma mesma composição. Muitos acessórios e decotes são considerados inadequados. Também é importante dar atenção para cabelo, barba e unhas. A higiene e manutenção são indispensáveis para uma boa apresentação pessoal.

O momento antes da entrevista também é considerado na avaliação?

Sim. Alguns recrutadores realmente prestam atenção se você cumprimenta a recepcionista e as demais pessoas que estão no ambiente.

Mostrar-se educado e receptivo também revela a sua segurança e inteligência emocional para lidar com esse momento da entrevista de emprego. Dessa forma, saiba que você pode ser avaliado em todos os momentos.

Fique atento às suas redes sociais e evite conteúdos que possam causar polêmicas. O mesmo vale para situações em que você pode ficar exposto demais, a exemplo de fotos na balada com copos de bebida na mão, fotos com trajes de banho, entre outros.

Candidatos com tatuagem têm menos chance de conseguir a vaga?

Depende. O objetivo de qualquer processo seletivo é colocar a pessoa certa na vaga certa, e tatuagens não revelam competências técnicas e outras habilidades esperadas de um profissional. No entanto, elas revelam muito sobre a personalidade do candidato, suas crenças, experiências pessoais, atitudes e emoções.

O recrutador é o profissional habilitado para analisar no perfil do candidato todas essas questões, que não devem ser consideradas isoladamente. Nesse contexto, o perfil das empresas também deve ser avaliado. Em organizações mais jovens, como as startups, as tatuagens são algo comum entre os colaboradores.

Já empresas mais tradicionais, focadas no mundo corporativo, como bancos e construtoras, as tatuagens em excesso podem causar certo estranhamento, mas não necessariamente isso é um motivo para desqualificar ou eliminar um candidato do processo seletivo.

Falar muito ou pouco prejudica o desempenho do candidato?

Depende do cargo e do contexto da entrevista. A boa comunicação é uma habilidade muito valorizada em todas as organizações, mas em uma entrevista de emprego, falar demais pode ser sinal de que você deseja “aparecer”.

Procure ouvir com atenção antes de falar e espere a sua vez. Lembre-se, também, que para mostrar a sua competência, não é necessário desmerecer a dos outros. Quando isso acontece, você demostra prepotência, e isso sim é um fator negativo de avaliação para a sua candidatura.

Chegar atrasado na entrevista conta pontos negativos?

Sim. Assim como acontece nas relações pessoais, a pontualidade é um fator esperado, sobretudo quando o assunto é uma entrevista de emprego. Os recrutadores avaliam que profissionais que não conseguem chegar no horário combinado dificilmente conseguirão cumprir prazos.

Chegar atrasado à entrevista de emprego também revela falta de respeito com o recrutador. Dessa forma, planejamento é fundamental. Saia com antecedência de casa e leve em conta que imprevistos podem acontecer.

Caso chegue com mais de 30 minutos de antecedência, aguarde um pouco para se anunciar. Grandes antecipações podem ser mal avaliadas pelos recrutadores, pois demonstram ansiedade. Aproveite esse tempo para tomar uma água ou café e procure relaxar.

É permitido que o candidato faça questionamentos ao recrutador?

Em alguns casos, isso é até esperado para que o recrutador possa avaliar o seu interesse com relação ao cargo, o seu nível de conhecimento a respeito da empresa e das atividades da função.

No entanto, é preciso ter cautela. Não faça perguntas pessoais ao recrutador, mesmo que elas possam parecer “inocentes”, como perguntar se a pessoa tem filhos. O entrevistado é você, e quanto mais profissionalismo demonstrar, maiores as suas chances de ser contratado.

Conhecimentos sobre a empresa são avaliados?

Em muitos casos os recrutadores perguntam por que você gostaria de trabalhar na empresa, e é nessa hora que o seu conhecimento a respeito da organização deve ser demonstrado.

Pesquise informações na internet, nas redes sociais e procure alguém que trabalha ou já trabalhou na companhia. Isso garantirá que você chegue mais bem informado a respeito das diretrizes organizacionais, além de poder avaliar melhor se a oferta de emprego atende ou não às suas expectativas.

O uso adequado da língua portuguesa é avaliado?

O bom uso da língua portuguesa é avaliado em todos os processos seletivos. A maioria das empresas opta por aplicar uma redação com tema específico da área de atuação do candidato, para avaliar justamente o emprego das normas cultas.

Além disso, é preciso estar atento ao vocabulário oral, articular bem as palavras e evitar gírias. Falhas como essas podem demonstrar problemas com a formação acadêmica e a comunicação em si. Vale ressaltar que palavrões são inaceitáveis.

Os recrutadores podem levar em conta que certas situações aconteçam por causa do nervosismo, mas é fundamental estar atento para evitar que o sucesso da sua entrevista de emprego seja comprometido.

Para todos esses exemplos de perguntas mais frequentes, usar o bom senso é fundamental. Dessa forma, você eleva as suas chances de ter sucesso na sua entrevista de emprego.

E aí, gostou do post? Aproveite a visita e confira também 6 coisas que você precisa ter para ser contratado.

Esta matéria ajudou você?

+ 148 pessoas ajudadas

Comentarios