A vantagem da tecnologia para uma entrevista de emprego à distância

Atualmente, é possível se candidatar a vagas em diferentes regiões, e participar de processos seletivos à distância
por
http://empregos.com.br

Já estive na posição de residir no Rio Grande do Sul e querer retornar à minha terra natal, o Rio de Janeiro, para viver e trabalhar.

Nesse processo, meu grande aliado foi a tecnologia – ela, que encurta distâncias para que amigos e familiares mantenham contato, pode ser utilizada para as entrevistas de emprego.

Para quem mora em outra cidade ou até mesmo na mesma cidade, sistemas como Skype, Whatsapp, Facetime e outros atendem bem a necessidade de um processo de entrevista.

Pensando do lado do candidato, reduz seus custos com deslocamento e passagens. Do lado da empresa contratante, agiliza a quantidade de entrevistas.

Alguns cuidados, porém, são importantes, e o principal deles é a qualidade da transmissão.  Se a sua conexão de internet não é das melhores, busque um local em que a conexão não seja o problema.

Nada mais incomodo do que uma comunicação “picotada” e cheia de ruídos. O que me leva a outro ponto importante: escolha um local calmo e peça a todos para não incomodar.

Desligue o celular ou telefone para que não interrompa sua entrevista. Não é porque você ficou de casa que não deve se arrumar, então esse é outro detalhe que requer atenção.

Coloque uma roupa adequada ao cargo que você está buscando para se apresentar diante do recrutador. Enfim, todos os cuidados de uma boa apresentação pessoal prevalecem na entrevista online.

A pontualidade conta pontos, por isso busque estar online um pouco antes da hora agendada da entrevista. É bom conectar antecipadamente o entrevistador para não precisar correr e se enrolar.

Pense sempre em como você agiria se fosse numa entrevista presencial. Mantenha a postura e fale pausadamente, de forma a demonstrar segurança.

Não importa se é o entrevistador ou entrevistado, ambos devem fechar todas as aplicações adicionais do computador para não se distraírem durante o período em que estiverem conectados. Isso também evita que um programa interfira no funcionamento do seu aplicativo de conexão.

Para as empresas que optam por esse modelo de entrevista, a grande vantagem é o acesso a uma gama maior de candidatos. E alguns itens são avaliados antecipadamente, como o nome do usuário de conexão, a apresentação do candidato, o local escolhido e até mesmo a forma como fala.  Por isso, os pontos levantados anteriormente são importantes.

Uma vantagem adicional é que pode acontecer em dias e horários alternativos, desde que previamente acertados entre as partes, o que agiliza o processo de seleção. Mas nada como o contato presencial.

Eu particularmente, após o contato por videoconferência, gosto de conhecer o candidato pessoalmente.

Existem candidatos que se sentem desconfortáveis com a tecnologia e preferem a entrevista presencial.  Quando se está na mesma cidade, realmente é importante fazer um esforço para ir até a empresa que está contratando.

Seja qual for a sua posição quanto a entrevista de emprego não presencial, ela é uma realidade e é preciso estar preparado.

Se tudo que falei acima não te convenceu, saiba que algumas empresas de recrutamento e seleção obtiveram uma redução de até 60% nos custos referente aos processos seletivos. Então não dá para desconsiderar a tecnologia como seu aliado, não é mesmo?

Esta matéria ajudou você?

+ 10 pessoas ajudadas

Comentarios