15 / 03 / 2017

Como está o mercado de trabalho?

Acompanhe as dicas da nossa colunista para superar o momento atual
por
http://www.anaguedescoaching.com/

Ouço essa pergunta diariamente de profissionais que buscam recolocação e sei que uma resposta negativa traz um certo alívio, por saber que o problema não é pessoal. Sim, o mercado está retraído, as vagas são escassas para a maioria das áreas e quando aparecem, a concorrência é grande.

A questão é que, para alguns setores, está mais tranquilo do que para outros. Ou alguns estão piores que os outros, depende do ponto de vista. O que eu sempre pergunto para as pessoas é: – qual a SUA dificuldade em se recolocar? A resposta muitas vezes é “conseguir um emprego” ou ” ser admitido após um processo seletivo”. Mas, a dúvida não é essa, e sim, em qual fase do processo está sua dificuldade. E aí, para cada profissional, a resposta é diferente.

Tem pessoas que não encontram vagas no perfil, tem quem encontra e envia o currículo, mas não é chamado para nenhum processo, tem quem faz várias entrevistas, mas não passa em nenhuma.

O problema não é exatamente o mercado, mas como você está posicionado, qual sua postura nessa busca, como está fazendo isso.

Como esta o mercado de trabalho

O mercado está muito concorrido sim, mas vejo ao menos 5 pessoas por dia conseguindo um emprego novo, só na minha rede do Linkedin. Então, vagas existem e as pessoas continuam a se recolocar.

A pergunta é: por que você não está conseguindo?

Isso vai muito além da situação econômica-política do Brasil e tem muito a ver com sua imagem, sua postura e seu marketing pessoal.

Você sabe o que seu CV (currículum vitae) está comunicando? Com quem você está fazendo contato para se candidatar e como é sua candidatura? Como tem sido seu desempenho nas entrevistas?

É preciso uma análise cuidadosa e sincera não só do CV mas, dos seus objetivos e da sua trajetória. Como o mercado está vendo seu perfil? Experimente analisar o perfil de profissionais com experiência semelhante à sua e veja se o seu está adequado. Veja se as vagas que está se candidatando realmente têm seu perfil e, para quem está enviando seu CV.

Por mais que tenha uma sensação de que está aumentando suas chances quando envia o CV para centenas de pessoas, a verdade é que semear em solo infértil não faz germinar. É melhor direcionar seu tempo para pesquisar o contato de pessoas que realmente possam avaliar e aproveitar seu perfil.

Posso afirmar que, se você vê sua vida profissional como uma loteria, pode ganhar agora, mas, perder depois. Sua carreira não deve ser uma loteria, sua vida não deve ser uma aposta.

Por mais angustiado e ansioso que esteja por não ter um trabalho no momento, planeje o processo. Analise seu perfil, analise o mercado, defina seus objetivos, trace metas para chegar até eles. Tenha uma conduta assertiva. Se não pode contratar um profissional para ajudar nesse momento, pesquise sobre o assunto, melhore sua comunicação e tenha foco.

Ninguém fica desempregado para sempre, mesmo que faça tudo da forma mais difícil, em algum momento vai dar certo. Porém, se conseguir alinhar todas as fases desse processo e adequar seu perfil para cada uma delas, conseguirá uma nova oportunidade bem mais rápido.

Uma mudança positiva no mercado de trabalho pode demorar a acontecer. A sua recolocação, não.

Desejo sorte e sucesso!

Rodapé Ana Guedes

Esta matéria ajudou você?

+ 125 pessoas ajudadas

Comentarios