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Dinâmica de grupo, saiba como se destacar no processo seletivo| Fonte: Shutterstock

As dinâmicas de grupo são uma etapa importante no processo seletivo. É através delas que os recrutadores conseguem avaliar os candidatos, como competências, comportamento individual e em grupo. Além de que, podem avaliar realmente se aquilo que o candidato diz ser, condiz com quem ele realmente é.

Nessa hora, muitos candidatos não sabem o que fazer, deixam a timidez falar mais alto e acabam se atrapalhando. Por isso, selecionamos algumas dicas essenciais para você se destacar nesta etapa do processo seletivo.

Dinâmica não é brincadeira

O primeiro ponto que todo candidato precisa entender é que a dinâmica na entrevista não é uma brincadeira. Embora muitas tenham um estilo mais divertido, para deixar os candidatos mais à vontade, é algo muito sério. E existe toda uma avaliação por trás desse encontro.

O recrutador está avaliando os candidatos para identificar perfis que estão de acordo com o que a empresa precisa. Além disso, as dinâmicas também servem para fazer uma autoavaliação. Assim, você pode verificar quais são seus pontos fortes e o que é preciso melhorar. 

Pesquise informações sobre a empresa

Para chegar preparado na entrevista, o recomendado é que o candidato busque informações sobre a empresa. Com o acesso à internet, pesquisar ficou muito mais fácil. Por isso, veja informações sobre a história da empresa, área de atuação, premiações. Busque informações nas redes sociais, veja o que os funcionários falam sobre ela. Todos esses pontos são importantes, porque quando você for perguntado sobre o porquê quer trabalhar na empresa ou o que mais te chamou a atenção, você saberá o que responder.

Seja participativo

Esteja pronto para participar das dinâmicas propostas. O recrutador está atento a todos os detalhes, por isso, não demonstre impaciência, desânimo, ou descaso. Lembre-se de que você está sendo avaliado e que a sua postura pode refletir como você reage no dia a dia ao realizar uma tarefa da empresa, por exemplo.

Não exagere

Ao querer impressionar o recrutador muitos candidatos exageram e falam demais. Por isso, saiba quando falar e como falar. Procure usar um tom de voz em uma altura agradável e respeite quando outras pessoas estiverem falando.

Também não é aconselhável entrar na dinâmica mudo e sair calado. O recrutador quer e precisa te conhecer, por isso, não precisa ter vergonha de conversar.

Siga a proposta da dinâmica

Uma dica essencial para sair bem na participação, é entender a proposta da dinâmica. Esse é um exemplo claro de tentar “não exagerar”. Em muitos casos, o candidato pode tentar ir além do que foi solicitado, essa atitude pode não ser tão bem vista pelo recrutador e prejudicar a sua participação no processo. 

Por exemplo, vamos imaginar que em uma dinâmica o recrutador peça para que você diga as suas qualidades e pontos fracos. Mas você apenas diz adjetivos que são qualidades, como o clássico: “perfeccionista” ou “pontual demais”.

Veja, todos possuímos pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados. Então, se o recrutador pedir para que sejam apresentados os pontos fracos, ele quer saber quais são e o que você está fazendo para melhorar. Pegou a dica?😉

Não faça tudo sozinho

Sabemos que em uma entrevista não são todos que serão contratados. Por isso, acontece uma “disputa” para ver quem se destaca diante do recrutador. Mas se tratando de dinâmicas em grupo, é preciso ter mais atenção. Além do recrutador estar avaliando o indivíduo, ele também está avaliando como o candidato lida com outras pessoas. 

O trabalho em equipe é muito importante para qualquer empresa, portanto, saiba escutar os outros participantes, identifique os pontos fortes de cada um e como o trabalho em conjunto pode ser realizado para entregar a tarefa proposta.

Quais são as dinâmicas mais aplicadas?

Atualmente os recrutadores contam com diversas ferramentas e técnicas para avaliar os candidatos. Sendo assim, a escolha das dinâmicas vai depender da empresa, segmento e tipo de candidato que a organização precisa. Além disso, elas podem variar a cada novo processo seletivo.

Entenda que em uma dinâmica o recrutador está avaliando:

  • Competências esperadas pela organização;
  • Postura do candidato;
  • Se o candidato pesquisou sobre a empresa;
  • Comportamento em trabalho de equipe;
  • Conhecimento sobre si mesmo.

Por isso, não se preocupe em tentar adivinhar respostas certas ou erradas para cada dinâmica. Quando você entende o que está sendo avaliado, a dinâmica faz muito mais sentido e assim, fica fácil saber como participar.

Dica importante: Seja você mesmo

A nossa dica final é: seja você mesmo! Quando o candidato tenta ser outra coisa, além de usar respostas prontas, isso só o prejudica no processo seletivo. Embora conseguir o emprego seja o objetivo principal, de nada adianta mentir durante as dinâmicas e entrevista e no dia a dia do trabalho, não se identificar com a rotina.

Por isso as dinâmicas são tão importantes, tanto para os recrutadores quanto para os candidatos. Porque dessa forma, você também consegue identificar se a cultura da empresa está de acordo com os seus objetivos e valores. 

Sendo assim, seja autêntico e siga essas orientações de como agir em uma dinâmica de grupo. Dessa forma, você se destaca e pode aumentar as suas chances de contratação. Boa sorte! 😄

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