19 / 09 / 2019

9 frases e expressões que atrapalham o processo seletivo

Dizer que é perfeccionista ou demonstrar desespero são exemplos que não causam boas primeiras impressões
por
http://www.empregos.com.br

Para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho, importantes etapas do processo seletivo devem ser vencidas como a entrevista presencial e a dinâmica de grupo.

Mas o processo seletivo começa bem antes disso. Ter um currículo que demonstre a sua experiência e qualidades profissionais é essencial para elevar as suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego. Para isso, revise com critério o documento antes de enviá-lo.

Passada essa primeira etapa, é de fundamental importância que você tenha uma postura adequada durante as entrevistas para aumentar as chances de conseguir a vaga. Para ajudar você a conseguir uma recolocação profissional, separamos nove frases e expressões que atrapalham o processo seletivo. Acompanhe!

1. Bom relacionamento interpessoal

No currículo, evite listar qualidades como ser proativo, dinâmico e com bom relacionamento pessoal. O ideal é que essas características sejam expostas na entrevista.

Nesse momento o recrutador usará das ferramentas adequadas para verificar se essas são mesmo características da sua personalidade. Desta forma, você precisa estar preparado para corresponder às expectativas dele.

2. Crescer profissionalmente e contribuir com a empresa

No campo de objetivos, coloque a área de atuação e cargo em que deseja atuar. Crescer profissionalmente e contribuir com a empresa já são fatos esperados de todo candidato e não acrescentam em nada no seu currículo.

Lembre-se de que esse documento é a sua carta de apresentação e você deve explorá-lo da melhor forma para chamar a atenção dos recrutadores com informações que realmente sejam relevantes e úteis.

3. Motivo de desligamento da empresa anterior

Essa informação não deve ser mencionada no currículo. Pode ser uma situação delicada e é preciso tratar isso com cautela.

A verdade é sempre a melhor saída, pois os recrutadores poderão checar as informações e também detêm ferramentas para identificar se você está mentindo ou ocultando fatos importantes.

Logo, deixe para falar sobre essa questão na entrevista presencial — somente se você for questionado a respeito dela.

4. Meu maior defeito é ser perfeccionista

Dizer que é perfeccionista somente para impressionar os recrutadores não produz o efeito desejado.

Isso porque entregar algo perfeito requer alguns anos de experiência. Se você estiver começando, por exemplo, esse adjetivo não se encaixa.

Na entrevista, quando o recrutador indaga sobre pontos de desenvolvimento, na verdade, ele quer avaliar o seu nível de autoconhecimento.

Ou seja, o quanto você conhece sobre si mesmo, sua consciência a respeito de seus atos e o quanto você já sabe sobre si para trilhar um caminho de melhoria.

Portanto, dedique tempo para uma autorreflexão a fim de realmente identificar quais traços da sua personalidade podem ser melhorados.

5. Realmente preciso desse emprego

Apresentar uma postura desesperada não ajudará você a conseguir o emprego e ainda pode assustar o recrutador, acumulando pontos negativos para você no processo seletivo.

Frases como essa não precisam ser ditas, pois já é pressuposto que você precisa de um emprego. Além disso, outras oportunidades sempre surgirão e ter negativas faz parte do processo.

6. Eu sei que não sou a pessoa mais qualificada

Jamais, em hipótese alguma, se desvalorize, pois se você acha isso de si mesmo, o recrutador também achará.

Empenhe-se em mostrar suas habilidades e mostre interesse para aprender. Trabalhe sua autoconfiança, pois se você foi chamado para a entrevista, alguma informação no seu currículo chamou a atenção do recrutador. Não se subestime e mantenha uma atitude positiva.

7. Gosto de pensar fora da caixa

É comum as pessoas quererem passar a impressão de que são inovadoras e podem levar novas ideias para as empresas.

No entanto, quando indagadas sobre alguma realização que reflita essa habilidade, elas se perdem completamente.

Logo, se você não é realmente alguém que pense fora da caixa e que já tenha contribuído efetivamente com ideias e soluções inovadoras ao longo de sua carreira, não use essa frase feita para impressionar. Ela pode tirar você do processo seletivo.

8. Não gosto do meu emprego atual

Se você está aberto a uma oportunidade de trabalho, é claro que tem alguma questão no seu atual emprego que não lhe agrada. Pode ser a remuneração, o ambiente de trabalho ou a relação com os colegas.

No entanto, é preciso ter cautela na hora de expor esses fatos, pois se você fala mal da empresa atual, pode falar mal da sua próxima organização no futuro.

Portanto, nunca fale mal dos outros em sua entrevista de emprego, mesmo que suas experiências anteriores tenham sido realmente ruins. Isso revela uma atitude amadora.

O melhor é dizer que você está pronto para ter outras experiências profissionais e evidenciar com fatos que realmente está preparado para isso.

Caso não esteja seguro, invista em capacitação, inclusive de habilidades socioemocionais.

9. Ninguém me dá uma oportunidade

Vitimizar-se não ajudará a conseguir um trabalho. Se você disser essa frase para um recrutador, com certeza ele perguntará o porquê de você achar que isso acontece.

Você está realmente preparado tecnicamente? Tem aproveitado os feedbacks das entrevistas para se aperfeiçoar? Em que você pode melhorar?

A sua empregabilidade depende de você, não de uma empresa ou recrutador. Pense nisso!

Como vimos ao longo deste post, existe uma série de cuidados para serem tomados na hora de participar de um processo seletivo. Desde a revisão criteriosa do currículo, certificando-se que as informações estejam claras e também relevantes, até uma boa postura profissional na hora da entrevista.

Além de procurar saber um pouco mais sobre a empresa, é fundamental ser honesto nas respostas, evitando frases prontas e que não revelem a sua personalidade.

Vale lembrar que o autoconhecimento, hoje em dia, é uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas. Por isso, é fundamental que você reserve um tempo para se aprimorar.

Assim, você estará preparado para responder prontamente a qualquer questão em um processo seletivo, revelando para o recrutador uma postura de credibilidade e confiança.

Se você gostou deste post sobre 9 frases e expressões que atrapalham o processo seletivo, confira também este sobre dicas para conseguir um emprego em época de crise.

Esta matéria ajudou você?

+ 263 pessoas ajudadas

Comentarios