Carreiras | Empregos

As 50 perguntas mais difíceis em uma entrevista de emprego| Fonte: Envato

A entrevista de emprego é um dos momentos mais esperados. Mas, também é nessa hora que muitos candidatos temem os tipos de perguntas que deverão responder. Aqui no blog sempre reforçamos a importância de se preparar antes de conversar com um recrutador. Uma das principais dicas é conhecer as perguntas que geralmente são feitas para o candidato.

Por isso, criamos uma lista com as 50 perguntas de entrevista de emprego consideradas as mais difíceis de responder. Aprenda com as próximas dicas o que fazer numa entrevista de emprego e esteja preparado para se sair bem! Está pronto?

Tópicos:

1. Fale sobre si mesmo

Geralmente, essa é uma das primeiras perguntas em uma entrevista de emprego que o recrutador pode fazer ao candidato. Ele quer poder conhecer mais sobre você, o que faz, hobbies etc. No entanto, aproveite esse momento para também focar na parte profissional. Fale sobre suas conquistas acadêmicas, o porquê gosta da área e o que busca para a sua carreira profissional.

Veja um exemplo de como você pode responder;

“Sou casado (a), não temos filhos, mas pretendemos ter. Gosto de sair, meu lazer favorito é ir ao cinema. Eu sempre fui uma pessoa estudiosa, [fale sobre a sua formação, cursos, conquistas acadêmicas]. Me interesso pela área [informe a área que gosta, ex: atendimento, marketing etc], especialmente porque [explique brevemente por que gosta da área, seja por desafios, paixão por resolver problemas, etc.]. Estou em busca de oportunidades que me permitam [destaque seus objetivos profissionais, como aplicar meus conhecimentos em projetos desafiadores, crescer em um ambiente dinâmico].”

2. Como você lida com o estresse e a pressão no trabalho?

Em qualquer tipo de trabalho pode existir algum momento de estresse e pressão, mas em alguns segmentos, isso pode ser constante. Aqui, o entrevistador deseja saber a forma como você lida com isso, se possui alguma estratégia específica. Não adianta apenas dizer que é uma pessoa calma. Afinal, até mesmo uma pessoa calma pode ceder a um momento de pressão. Então, como responder essa pergunta na entrevista de emprego? 

Pense no que você já fez em alguma situação assim e sempre seja sincero. Por exemplo:

“Quando percebo que estou em um momento de pressão e que talvez isso vá me atrapalhar, eu paro e respiro. Se precisar, eu tento ir para outro ambiente ou conto mentalmente para controlar a minha respiração e pensar em uma resposta e ação adequada”.

3. Descreva uma situação em que você enfrentou um conflito no trabalho e como o resolveu

Pense em qualquer situação de conflito que você já tenha passado no trabalho. Pode ser com algum ex-colega de equipe, um chefe ou até mesmo um cliente. A ideia é descrever como foi a situação e o que você fez para resolver. Pode parecer difícil, mas o recrutador quer analisar as suas soft skills e como se comporta em um ambiente de trabalho. Veja como você pode fazer:

“Eu trabalhava como operadora de caixa e quando o cliente passou o produto, ele estava diferente do preço que estava na prateleira. Ele ficou bastante insatisfeito e disse que a loja estava errada e começou a reclamar. Pedi para o cliente aguardar, pois iríamos resolver isso. Conferi o preço e realmente estava errado, estava mais barato e no caixa passou um valor mais alto. Por isso, falei para o cliente que o produto seria pelo valor que ele viu na prateleira. Acionei o meu gerente e ficou tudo resolvido”.

4. Onde você se vê daqui a cinco anos?

Agora não é a hora de focar em planos pessoais. O recrutador deseja saber quais são os seus planos para o futuro em relação a sua carreira profissional. Dessa forma, ele consegue analisar a sua capacidade de planejamento e se a empresa pode proporcionar esse crescimento para você. Confira um exemplo de como responder a essa pergunta:

“Em cinco anos planejo já ter finalizado a minha graduação e durante este tempo, aplicar o meu conhecimento para crescer profissionalmente. Quero poder estar atuando na gerência e contribuir com o crescimento da empresa e de outros profissionais.”

Leia também: Fã de tecnologia? Use o ChatGPT para se preparar para uma entrevista

5. Por que você deixou seu emprego anterior?

Você precisa ter muito cuidado ao responder esse tipo de pergunta na entrevista de emprego. Muitos erram ao responder, pois acabam falando mal da empresa, de colegas ou até mesmo ex-chefes. Mesmo que você tenha tido problemas, é melhor não fazer esses tipos de comentários. Ou você pode tentar dizer de outra forma. Foque em dizer que você busca novas oportunidades para continuar se desenvolvendo. Você pode responder dessa forma:

“Decidi sair da empresa pois pude me desenvolver profissionalmente, mas acredito que posso encarar novos desafios”.

Se você foi demitido, é só explicar que foi desligado da empresa. Caso tenha sido por justa causa, não tente esconder. Fale qual foi o motivo da justa causa e explique que isso não irá ocorrer novamente.

6. Dê um exemplo de uma situação em que você falhou e como lidou com isso

Durante a jornada de um trabalhador, podem ocorrer momentos em que falhamos, afinal, nem sempre tudo sai como o planejado. Por isso, dê um exemplo claro do que aconteceu, mesmo que a situação não tenha sido resolvida como o esperado. O importante é reforçar como foi o seu comportamento. Veja como você pode fazer:

“Eu era encarregada de liderar um projeto, mas devido a uma falha de comunicação, introduzi um erro no código final. Assumi imediatamente a responsabilidade, convocando uma reunião para discutir abertamente o problema. Propus soluções, implementei melhorias nos processos e busquei feedback construtivo. A transparência ajudou a reconstruir a confiança da equipe, transformando a experiência em aprendizado valioso.”

7. Qual é a sua maior fraqueza profissional?

Ninguém é perfeito, por isso, o entrevistador deseja saber qual a sua fraqueza mais presente. Essa é uma das perguntas e respostas de entrevista de emprego que mais gera confusão. Nunca responda “sou perfeccionista demais”, isso não é uma fraqueza. Esse é um momento de demonstrar a sua capacidade de autoavaliação e autoconhecimento. Além disso, explicar como você está trabalhando para superar essa fraqueza. Veja um exemplo:

“Já percebi que fico muito frustrada como as coisas não saem como eu espero. Isso acaba afetando o meu desempenho no dia a dia. Quando vejo que estou me sentindo assim, prefiro dar uma pausa, analisar o que posso ter feito de errado e analisar outras possibilidades. E entender que as coisas podem dar errado e aprender que eu só aprendi mais uma forma de como não fazer determinada coisa”.

Leia também: Como se preparar para uma entrevista?

8. Por que devemos contratá-lo em vez de outros candidatos?

Quando alguém se depara com essa pergunta durante a entrevista de emprego, talvez a vontade de responder seja “porque preciso de dinheiro”. Brincadeiras à parte, o recrutador sabe que você precisa ter uma renda, mas ele também quer saber o que te motiva e quais são os seus diferenciais que podem te destacar diante dos outros candidatos. Essa é a hora de se vender. Fale das suas habilidades, conquistas e como você pode contribuir para a empresa.

“Você deve me contratar porque trago uma combinação única de habilidades técnicas sólidas, comprovadas em projetos anteriores, e uma capacidade comprovada de liderar equipes de forma colaborativa. Minha abordagem proativa e solucionadora de problemas foi fundamental para corrigir erros em um projeto recente, resultando em melhorias significativas nos processos e na eficiência da equipe.”

9. Como você lida com a crítica construtiva?

A crítica construtiva tem um papel importante para ajudar no desenvolvimento profissional. E como funcionário, você deve estar pronto para receber esse tipo de crítica de um líder, colega ou até mesmo da equipe de RH. Esse é o momento de saber diferenciar o que é uma crítica construtiva ou não e saber lidar com ela e como aplicá-la na sua vida profissional. Você pode responder da seguinte forma:

“Eu analiso a crítica e tento deixar o meu ego de lado, para ele não me atrapalhar. Assim, eu tento aplicar essa orientação na minha vida e tento melhorar da melhor forma como pessoa e profissional”.

10. Descreva um momento em que você teve que tomar uma decisão difícil

Você não precisa ter um cargo de liderança para tomar decisões difíceis. Pode ser uma situação em que você teve que pedir demissão, por exemplo. Por isso, caso te perguntem isso na entrevista de emprego, descreva como você se sentiu e como foi tomar essa decisão. Vamos supor que você vai responder como se sentiu ao tomar a decisão de pedir a demissão:

“Pedir a demissão de uma empresa em uma empresa em que pude me desenvolver profissionalmente, não foi fácil. Precisei analisar alguns pontos, como o lado financeiro, por exemplo. Mas entendi que precisa mudar e que seria importante para o meu crescimento profissional”.

11. Como você avalia o sucesso?

Essa é uma pergunta em que a resposta vai depender do que cada pessoa entende como sucesso. Não existe uma resposta certa, mas a forma como irá responder faz a diferença. Veja:

“Muitas pessoas relacionam sucesso com dinheiro, isso é bom, mas sucesso não é apenas isso. Eu penso que o sucesso na carreira se mede com a minha evolução como profissional, como me desenvolvi, o que aprendi e com isso, geralmente vem acompanhando com mais responsabilidades e bonificações”.

12. Como você lida com colegas de trabalho difíceis?

As pessoas nem sempre vão concordar com você, vão querer agir de outra forma ou até mesmo, podem ter comportamentos que não te agradam. Mas é preciso sempre ter a “política de boa vizinhança” para que todos possam desenvolver um bom trabalho. Saiba agora como você pode responder a esse tipo de pergunta:

“Eu entendo que cada pessoa tem o seu jeito de ser. Por isso, sempre procuro ouvir e entender a outra pessoa, mesmo que não concorde com alguma coisa. Mas, isso não impede que as diferenças possam ser observadas e dessa forma, podemos achar um jeito de trabalharmos juntos e chegar a um bom resultado.”

13. Qual é a sua maior realização profissional até agora?

Esse é o momento de destacar alguma conquista que teve ao longo da sua carreira. Pegue o melhor exemplo que tiver e explique o porquê essa é a sua maior conquista. Por exemplo:

“Considero a minha maior conquista quando fui líder de equipe. A minha dedicação e conhecimento foram fundamentais e agradeço ao meu ex-chefe pela confiança. Consegui vencer o obstáculo de duvidar de mim mesmo, além disso, pude ajudar no desenvolvimento das pessoas da minha equipe”.

14. Dê um exemplo de quando você teve que trabalhar em equipe para atingir um objetivo.

O que o recrutador espera ao ouvir a sua resposta, é entender como você trabalha em equipe e demais habilidades que você possui. Saiba que o trabalho em equipe é uma das soft skills mais importantes no mercado de trabalho. Então, capriche na resposta. Dê uma olhada neste exemplo:

“Recentemente, quando trabalhei de vendedor, enfrentamos o desafio de atingir uma meta agressiva de vendas. Mobilizamos a equipe, compartilhamos estratégias eficazes e mantivemos uma comunicação aberta. Ao colaborarmos de forma intensiva, superamos a meta, alcançando resultados excepcionais e fortalecendo o espírito de equipe.”

15. Como você se mantém atualizado em relação às tendências do setor?

Se manter atualizado sempre é importante, independentemente de qual seja o seu cargo. Sempre busque informações sobre o mercado e as tendências da sua área. Sendo assim, o entrevistador quer saber como você busca essas informações, isso demonstra o seu nível de interesse de aprender e se diferenciar no mercado de trabalho. Você pode responder dessa forma:

“Eu sempre utilizo a internet para acompanhar as notícias e também gosto de acompanhar canais no Youtube que abordam temas sobre a área. Gosto de estudar, então, sempre que posso faço um curso de atualização”.

16. Como você se adapta a mudanças e situações imprevisíveis?

Uma das perguntas mais frequentes ao concorrer a uma vaga de emprego, é como você lida com situações desafiadoras. E às vezes, mudanças ou situações que não esperamos podem acontecer, como uma troca de gerência, por exemplo. Por isso, a pessoa que te entrevista quer saber como as mudanças podem afetar o seu trabalho.

Aprenda com este exemplo como você pode responder:

“Mudanças nem sempre são fáceis, mas fazem parte do dia a dia. Então, sempre tento ver o lado bom dessas mudanças e como elas podem ser positivas”.

17. Como você lida com prazos apertados?

Nem todas as pessoas conseguem lidar com prazos apertados e isso pode gerar um problema na entrega do trabalho. Além disso, o funcionário pode ficar estressado e frustrado com a forma com que a empresa trabalha. Por isso, ao ser questionado sobre isso, independentemente de como você aceita, é preciso demonstrar como você se comporta em situações do tipo. Saiba como responder:

“Eu sempre gosto de ter um planejamento para as minhas atividades. Mas entendo que podem ter situações em que o prazo é muito mais apertado. Por isso, dou prioridade para as atividades mais urgentes, me planejo e entrego o meu trabalho.”

18. Qual é a sua abordagem para resolver problemas complexos?

Problemas complexos podem ser os mais diversos, desde uma situação com um cliente, até mesmo uma crise na empresa. Tudo vai depender daquilo que você também considera como complexo. Antes de responder, entenda que mais uma vez, o entrevistador quer saber quais são as suas habilidades técnicas e comportamentais. Como você deve responder? Veja um exemplo para se inspirar:

“A primeira coisa que faço é analisar o problema e assim, avaliar as causas e como podemos resolver. Se vou precisar de mais alguém para ajudar ou se é algo que posso lidar sozinho, tudo vai depender da situação. Mas sempre tento manter a calma e analisar a situação de forma lógica e agir o mais rápido possível”.

19. Como você prioriza suas tarefas e gerencia seu tempo?

Essa é uma pergunta que tem o foco de analisar a capacidade da pessoa com gerenciamento de tempo. Essa é outra habilidade muito importante para o ambiente de trabalho. Não existe uma resposta certa, afinal, cada pessoa tem o seu jeito de organizar o tempo e distribuir as tarefas. Quer saber como seria uma resposta para esse tipo de pergunta? Dá uma olhada.

“Eu ainda gosto de escrever as minhas tarefas em um bloco de notas ou uma agenda, assim, sei quais são as minhas atividades. Dessa forma, consigo organizar quais são as prioridades e distribuir da melhor forma o meu tempo. Também costumo usar agendas ou ferramentas online que as empresas geralmente trabalham”.

20. O que você sabe sobre nossa empresa?

Essa é uma pergunta muito importante para se sair bem na entrevista de emprego. Muitos candidatos enviam vários currículos por dia e, quando são chamados para uma entrevista, não pesquisam sobre a empresa. Dessa forma, como você vai saber que é a pessoa certa para a vaga? É preciso pesquisar sobre a cultura e os valores de uma empresa. Para isso, a dica é sempre pesquisar no próprio site e redes sociais da organização. Ao fazer isso, você vai saber exatamente responder, como:

“Pesquisei mais sobre a empresa e vi que a organização possui valores iguais aos meus. Também me identifiquei com a preocupação com a sustentabilidade e gostei de ver que a empresa investe na carreira de seus colaboradores.”

21. Fale sobre uma situação em que você teve que aprender algo novo rapidamente

Neste tipo de pergunta você pode trazer alguma situação que passou no seu primeiro emprego. Ou até mesmo, quando começou em uma empresa nova e teve que aprender rápido como trabalhar com um novo sistema, por exemplo. Aqui, o recrutador deseja analisar a sua capacidade de adaptação e aprendizagem. Olha só um tipo de resposta:

“Quando comecei a trabalhar como operadora de caixa, tive que aprender rápido como fazer uma abertura e fechamento de caixa. Além disso, a farmácia tinha um sistema em que oferecia desconto de medicamentos para alguns tipos de planos. Precisei aprender muito rápido, pois a loja era muito movimentada”.

22. Descreva um momento em que você teve que lidar com um cliente difícil

Se para o cargo que você está se candidatando precisar lidar com clientes, essa é uma pergunta muito importante. Sempre vai ter aquele cliente que será difícil, seja para vender, argumentar, lidar com uma insatisfação. Sendo assim, como você pode explicar isso para o entrevistador? Você pode citar exemplos que já aconteceram em experiências anteriores. Ou explicar de uma forma mais genérica dessa forma:

“Quando isso acontece, eu sempre me lembro que não devo levar para o lado pessoal. Mas o cliente precisa resolver o problema e eu sou o meio que pode ajudá-lo. Por isso, vou passar a confiança necessária e demonstrar para o cliente que vou ajudar a resolver a questão, sempre procurando manter a calma”.

23. Como você lida com a falta de motivação no trabalho?

Quando o recrutador pergunta sobre motivação durante a entrevista de emprego, isso também é um ponto importante. A empresa precisa manter os colaboradores engajados, mas alguns líderes podem falhar nessa parte. Por isso, quem está te entrevistando quer saber qual seria a sua atitude. Uma reclamação ou sugestão? Veja como você deveria responder:

“Se falta motivação no trabalho, converso diretamente com o meu líder ou em uma reunião de equipe. A motivação é muito importante e todos precisam trabalhar juntos para isso. Eu posso dar as minhas sugestões, pois acredito que a sugestão de um funcionário também é importante”.

24. Qual é a sua opinião sobre trabalhar em equipe versus trabalhar de forma independente?

O recrutador quer analisar qual a sua preferência. Mas, lembre-se de que em muitos casos você também irá lidar com outras pessoas da equipe. Por isso, quando for responder, pense em manter o equilíbrio. Esse é um exemplo do que você pode fazer:

“As duas formas têm os seus benefícios. Em algum momento vou fazer atividades que posso fazer sozinho. Em outras, será necessário a participação de outras. Nas duas situações eu consigo desenvolver as minhas habilidades e com a equipe posso aprender ainda mais”.

25. O que o faz feliz no trabalho?

Ao responder esse tipo de pergunta durante a entrevista de emprego, não foque apenas no dinheiro ou benefícios. Mas fale sobre ter uma cultura organizacional saudável, ter trocas de experiências com colegas, uma liderança aberta ao diálogo, desenvolvimento etc. Por exemplo:

“Fico muito feliz quando trabalho em um ambiente agradável e de respeito. Gosto de aprender e se o meu trabalho oferece esse desenvolvimento, fico muito satisfeito”!

26. Como você lida com a falta de recursos ou apoio para concluir uma tarefa?

Em alguns momentos pode acontecer de você não ter todo o apoio ou equipamento necessário para fazer uma tarefa. Às vezes, o seu chefe pode estar querendo testar a sua capacidade e deixá-lo fazer as coisas com mais autonomia. Por isso, você pode dizer que é uma situação desafiadora, mas é preciso concluir a tarefa. Veja esse outro exemplo de resposta para a sua entrevista de emprego:

“Essa é uma situação difícil e desafiadora, mas preciso dar um jeito para resolver. Eu posso duvidar um pouco de mim mesmo, mas ao mesmo tempo sei que sou capaz e vou atrás para resolver, pois essa é uma forma de reforçar ainda mais a minha capacidade dentro da empresa”.

27. Fale sobre uma situação em que você teve que lidar com uma mudança de prioridades

Essas prioridades podem ser atividades no trabalho ou até mesmo prioridades particulares relacionadas a sua carreira. Sendo assim, você pode se inspirar neste tipo de resposta:

“Se for mudanças de planos em relação a atividades no trabalho, eu procuro entender com a minha liderança o que mudou. Porque foi necessário mudar, já que provavelmente uma outra tarefa fique paralisada. E quando isso acontecer, eu sempre procuro me organizar para realizar a tarefa”.

28. Como você se mantém organizado no trabalho?

Lembre-se que podem surgir perguntas na entrevista de emprego parecidas, mas com o mesmo objetivo. Aqui, você pode dizer como organiza a sua agenda, o que faz assim que chega no trabalho, se possui alguma rotina antes de começar o dia. Saiba como responder:

“Quando chego no serviço, a primeira coisa que faço é organizar as minhas coisas e analisar as tarefas que tenho para fazer no dia. Assim, tenho uma noção de quanto tempo posso levar para cada atividade”.

29. O que você faria se discordasse de uma decisão de seu supervisor?

Nem sempre vai acontecer de você concordar com alguma liderança, mas demonstrar a opinião pode ser desafiador para algumas pessoas. O recrutador quer saber como você faria isso. Você pode dizer assim:

“Mesmo não concordando com meu supervisor, eu converso com ele e tento expor o meu ponto de vista. Talvez eu esteja certo ou não, mas ter essa possibilidade de conversar é importante”.

30. Como você lida com a multitarefa?

Algumas pessoas não conseguem lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, outras, se saem super bem. Então, essa resposta vai depender do seu jeito de trabalhar. Não existe uma resposta errada, sempre seja sincero e destaque sempre que consegue realizar um bom trabalho. Um jeito que você pode responder essa pergunta na entrevista de emprego é assim:

“Vai depender de quantas tarefas terei que realizar ao mesmo tempo. Se for algo muito complexo, talvez eu precise de total concentração nessa atividade. Agora, se for algo relativamente simpes, posso conseguir fazer, tudo se resolve com conversa entre liderança e funcionário”.

31. Como você demonstra empatia no ambiente de trabalho?

A empatia faz parte das habilidades comportamentais mais desejadas nas organizações. Uma pessoa empática sabe se colocar no lugar do outro e isso pode ajudar no dia a dia do trabalho. Mas como você pode demonstrar essa habilidade na sua resposta? Veja:

“Sempre tento me colocar no lugar do outro e entender o que aquela pessoa está passando ou sentindo. Dessa forma, eu consigo ter uma boa relação com meus colegas de trabalho ou clientes”.

32. Qual foi o maior desafio que você enfrentou em sua carreira até agora?

Neste tipo de pergunta não existe uma resposta certa, pois vai depender da experiência de cada candidato. O maior desafio pode ter sido uma demissão, um desentendimento ou se você liderou alguma equipe ou projeto. Quando responder a esse tipo de pergunta, você pode seguir esse caminho:

“O meu maior desafio foi [diga qual foi o desafio] porque [explique porque você achou um desafio, se tinham metas…] mas [finaliza explicando como superou esse desafio].”

33. Como você lidaria com um colega de trabalho que não está contribuindo para o sucesso da equipe?

Hora da política da boa vizinhança. Às vezes, podemos ter aquele colega de trabalho que não está ajudando. Em alguns casos, mais atrapalha do que ajuda. O que você faz nesse momento? É isso que o entrevistador quer saber. Saiba agora como responder:

“A primeira coisa que faço é conversar com esse colega e entender o que está acontecendo. Às vezes, algo pessoal pode estar acontecendo e ele não está conseguindo contribuir. Se eu puder ajudar, posso orientar, tentar mostrar como ele pode ser mais participativo. Agora, se for algo muito prejudicial, o caminho é conversar com a liderança”.

34. Qual é a sua filosofia de liderança?

Essa pergunta pode ser feita de muitas formas, mas o recrutador deseja saber o que é liderança para você. Novamente, esse é um tipo de resposta que é muito individual, pois cada pessoa tem um jeito de pensar. Sendo assim, não esqueça de seguir esse exemplo ao responder:

“Liderança para mim é [explique o que é]. Por exemplo [cite um exemplo que já vivenciou que reforça o seu pensamento de liderança]”.

35. O que o motiva a ter um bom desempenho no trabalho?

Quando essa pergunta for feita, lembre-se de ter cuidado com o que vai falar. Não foque sobre salário, mas aborde questões como a equipe, liderança e ter os recursos necessários para trabalhar. Por exemplo:

“Uma das coisas que mais me motivam no trabalho é poder fazer parte de uma equipe unida. Em que todos contribuem do seu jeito e assim eu também aprendo com eles”.

36. Como você se mantém atualizado em relação às habilidades necessárias para seu trabalho?

Em relação a esse tipo de pergunta, o entrevistador quer saber o que você faz para se manter atualizado. Participa de cursos, palestras, grupos? Descreva o que você faz e o porquê dessa escolha. Veja um tipo de exemplo:

“Para atualizar minhas habilidades sempre busco realizar cursos, para ver as novidades e reaprender algumas coisas”.

37. Descreva um momento em que você teve que lidar com um feedback negativo

Um feedback negativo no trabalho pode ser quando você não atingiu uma meta, ou não está sabendo lidar com os colegas, por exemplo. Seja como for, nem sempre é fácil lidar com isso e é nesse momento que você deve demonstrar sua capacidade de autoanálise e de como receber críticas. Você pode usar exemplos do que já passou e responder da seguinte forma:

“Eu escuto sobre o feedback negativo e entendo que este feedback pode ter uma crítica construtiva. Então, pego o que tenho que melhorar e foco em ter um bom resultado”.

38. Como você lida com a falta de clareza em relação às expectativas no trabalho?

Essa pergunta se refere quando as empresas não deixam claro quais são as suas funções ou resultados esperados. Por exemplo, se você foi contratado como analista, mas esperam de você responsabilidades de um gerente. Dessa forma, isso pode gerar frustrações. Então, como você lida com isso? Caso não tenha passado por uma experiência assim, você pode responder da seguinte forma:

“Eu sempre esclareço sobre as expectativas antes de entrar na empresa. No dia a dia, sempre procuro manter uma boa relação com a liderança e ter uma comunicação clara, assim, ninguém se frustra. Caso não tenha clareza, eu peço para conversar e deixar tudo alinhado”.

39. Fale sobre uma situação em que você teve que lidar com um prazo perdido

Já aconteceu de não conseguir cumprir uma tarefa no prazo? Isso pode acontecer por vários motivos, mas ninguém gosta de passar por isso. Mas o recrutador quer entender como você lidou com os sentimentos e você resolveu a situação. Veja um tipo de resposta:

“Eu tinha um relatório de vendas para entregar, mas não consegui cumprir o prazo pois tive outras atividades para realizar. Conversei com meu gerente, expliquei se era possível estender o prazo por mais dois dias e assim concordamos e consegui cumprir com o novo prazo”.

40. Como você lidaria com um cliente insatisfeito?

Um cliente pode ficar insatisfeito por diversas razões. Esse pode ser um momento desafiador e testa as habilidades comportamentais de um colaborador. Demonstre em sua resposta quais habilidades utilizou e como foi o resultado. Por exemplo:

“Tive um caso em que um cliente estava bastante exaltado na loja. Precisei manter a calma e chamá-lo para conversar. Escutei atentamente o caso e disse que iria ajudá-lo. Como mantive a calma, ele pediu desculpas e depois de alguns dias, conseguimos resolver o problema”.

41. Qual é a sua abordagem para lidar com mudanças tecnológicas?

Não importa a área, todos os setores estão passando por mudanças graças ao avanço da tecnologia. Por isso, é preciso estar sempre atualizado para se tornar um profissional cada vez mais capacitado. Durante essa pergunta, explique como você tenta acompanhar essas mudanças.

“Eu sempre estou de olho nas novidades através de portais de notícias e grupos que participo em redes sociais. Além disso, procuro realizar algum curso que possa me ajudar com essas mudanças, principalmente se for alguma ferramenta nova”.

42. O que você acha mais desafiador em trabalhar em equipe?

Trabalhar em equipe é um exercício constante de aprendizado e trabalhar as demais habilidades comportamentais. Nem sempre vai ser fácil lidar com opiniões diferentes da sua. E o recrutador quer saber o que você acha mais difícil ao trabalhar com outras pessoas. A resposta depende de cada um, mas cuidado para não dizer que prefere trabalhar sozinho, pois isso pode contar como um ponto negativo. Confira um exemplo de como conduzir a resposta:

“O que eu acho mais difícil é[descreva o que acha desafiador e o porquê]. Mas com isso eu aprendo que [fale sobre como você lida com esse desafio e o que tem aprendido]”.

43. Como você se mantém atualizado em relação às melhores práticas da indústria?

Essa pergunta é muito parecida com a “como você se mantém atualizado sobre suas habilidades”. Embora parecidas, caso sejam feitas numa mesma entrevista, você pode pensar em abordagens diferentes.

Se na outra resposta você pensou em falar sobre cursos, aqui você pode explicar que tenta focar mais sobre o que acontece no mercado. Veja este exemplo:

“Eu sei a importância de estar sempre atualizado em relação às melhores práticas da indústria para aprimorar meu desempenho e contribuir para o sucesso da equipe. Para me manter informado, eu regularmente participo de cursos, workshops e conferências relevantes. Além disso, faço leituras frequentes de artigos, blogs e publicações especializadas”.

44. Descreva um momento em que você teve que influenciar a decisão de outra pessoa

Para influenciar você não precisa ter um cargo de liderança. Em algum momento do trabalho você pode ter conversado com algum colega ou até mesmo chefe e ter influenciado na decisão de forma positiva. Essa pergunta quer avaliar o seu poder de persuasão e como você consegue fazer isso. Fale sobre a situação durante a entrevista de emprego, diga quem você influenciou e qual foi o resultado disso. Por exemplo:

“Uma vez precisei influenciar um colega de trabalho em relação a forma de como organizar os documentos. Da forma que ele estava fazendo era mais demorado e menos produtivo. Conversei com ele e apresentei um método de organização e expliquei como funcionava. Ele concordou em mudar a abordagem e conseguiu terminar a tarefa em menos tempo e de forma eficiente”.

45. Como você lida com a ambiguidade no trabalho?

Ambiguidade no trabalho significa quando alguma instrução, informação ou até expectativas não são claras. Dessa forma, pode ser interpretado de qualquer forma e cada um faz do jeito que acredita ser o certo. Isso é prejudicial para uma empresa. Mas caso isso aconteça em um momento, o que você faz? Aqui o recrutador quer analisar a sua postura como profissional. Veja o que fazer quando isso for perguntado na entrevista de emprego:

“Se eu acho que a situação não está clara, eu preciso conversar com a minha liderança para entender e deixar tudo combinado. A chave é a comunicação e assim, acredito que é possível evitar erros e refazer um trabalho”.

46. Qual é a sua opinião sobre assumir riscos no ambiente de trabalho?

O que é risco no trabalho para você? Pegar uma atividade a mais? Assumir um cargo? Seja qual for, o entrevistador quer avaliar o quanto você se arrisca e como isso pode ser importante para o trabalho. Se você é uma pessoa que não gosta de se arriscar, não tem problema. Mas é preciso saber como responder durante a entrevista de emprego para não deixar a sua resposta com um aspecto negativo. Veja como fazer:

“Assumir risco é [você pode dizer que é algo que já fez ou que nunca fez]. Eu assumo riscos porque [diga como você acha que isso pode impulsionar a sua carreira, através do aprendizado. Aproveite para citar um exemplo]. Eu nunca assumi riscos porque [diga o porquê você nunca tomou essa atitude, mas reforce que é alguém que observa muito antes de tomar decisões do tipo].”

47. O que você faria se discordasse da abordagem de um colega de trabalho em um projeto?

Imagine que você não concorda com algum tipo de comportamento ou forma de trabalho de algum colega. No entanto, vocês estão trabalhando em um mesmo projeto. O que fazer? Deixa para lá? Conversa com ele ou conta tudo para o seu líder? Aqui vai uma dica, dependendo da situação, o melhor caminho é conversar com o seu colega antes de qualquer coisa. Então, para essa pergunta de entrevista de emprego, você pode responder assim:

“Eu chamo esse colega para conversar e digo que a abordagem dele não está sendo muito legal para o projeto. Tentaria uma abordagem mais amigável e apresentar algumas opções de como ele poderia seguir. Se mesmo assim, ele não concorde, talvez fosse melhor uma reunião de equipe ou até mesmo, chamar o líder para orientar o grupo melhor”.

48. Como você equilibra a vida profissional e pessoal?

Uma pergunta bastante comum nas entrevistas de emprego, equilibrar vida pessoal e trabalho é quase uma arte. Não são todas as pessoas que conseguem trabalhar perto de casa ou até mesmo em home office. As empresas questionam os candidatos sobre isso, para entender como eles se organizam e se não vão ficar frustrados de alguma forma no futuro. A ideia é que o trabalho não afete a vida pessoal e vice versa. Aqui entra a sua capacidade de organização e saber separar o seu momento para trabalho e vida pessoal. Quer saber como responder? Veja:

“Geralmente, eu passo o maior tempo na empresa. Mas sempre quando estou em casa, me dedico para a minha vida pessoal e família. Sempre me planejo para conseguir fazer meus estudos, principalmente depois do horário de trabalho. Se algo acontecer na minha família e eu estiver trabalhando, converso com o meu líder para que eu seja liberado para resolver a questão e depois, tento pagar as minhas horas”.

49. Fale sobre uma situação em que você teve que lidar com uma mudança na liderança

Essa é uma das perguntas difíceis na entrevista de emprego que podem fazer. Às vezes, é comum se apegar ao jeito de um determinado líder, mas isso não significa que eles ficarão para sempre na empresa. E aí, é preciso lidar com um novo líder e com um novo jeito de gestão. Como você se comporta diante disso? O recrutador quer analisar a sua capacidade de flexibilidade e adaptabilidade. Saiba como responder:

“Mudanças nem sempre são fáceis, mas fazem parte do projeto. Sempre estou pronto para receber um novo colega e como meu líder, dar todo o suporte necessário para que possamos trabalhar juntos da melhor forma possível”.

50. Como você demonstra que é um aprendiz rápido?

A pessoa que está te entrevistando quer saber como você consegue provar que aprende rápido no trabalho. Afinal, não basta falar e você sempre estará sendo observado, principalmente durante o período de experiência. Use esse momento para também vender o seu trabalho e provar que você é o candidato certo. Confira o nosso exemplo de resposta:

“Se adaptar a uma nova rotina ou ferramenta, pode levar um tempo, mas sempre procuro ser o mais rápido possível. Então, demonstro isso com o meu comprometimento e seriedade no trabalho. Apresento resultados e se surgir dúvidas, sempre converso com a liderança e colegas de trabalho”.

Gostou dessas dicas? Esperamos que com a nossa lista de perguntas mais difíceis em uma entrevista de emprego você fique muito mais preparado! Lembre-se de que aqui são orientações, você não deve copiar. Seja original e sincero nas suas respostas! 

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam aprender sobre o que responder em uma entrevista de emprego!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *