“Perguntas na entrevista de emprego” – Como falar sobre seus pontos fracos?

O segredo é planejar com antecedência o que você vai dizer para responder à questão sem medo de perder a vaga
por
http://www.empregos.com.br

Discutir as próprias fraquezas, é considerada uma das questões mais complicadas em uma entrevista de emprego. Muitos profissionais acabam formulando um discurso padrão para essa resposta, com características que, para os recrutadores, podem soar falsas.

“Ser perfeccionista” ou “trabalhar muito” não são boas respostas para essa etapa, tampouco dizer que “não possui nenhuma fraqueza”. Apesar de ser uma expressão desfavorável, é importante lembrar que todos têm pontos que podem ser aprimorados, inclusive no campo profissional.

Portanto, o ideal é ser sincero com o recrutador, mas só deixar transparecer o que não vai te atrapalhar para conseguir a vaga.

Perguntas na entrevista de emprego - Como falar sobre seus pontos fracos

Como responder?
O recrutador não está procurando defeitos nos candidatos. O que ele quer saber é como funciona a sua autoavaliação: o que você sente que precisa melhorar e o que está fazendo para isso acontecer. Lembrando que esses defeitos se restringem ao âmbito profissional.

Por exemplo, se você não tem o básico da língua inglesa, mas trabalha em uma área em que o idioma é necessário para o crescimento profissional, esse é um dos seus pontos fracos.

Acrescentar que pretende se matricular em um curso para aprimorar suas qualificações profissionais é um argumento positivo, mesmo diante de uma pergunta que parece ser tão negativa.

Outros argumentos
Não existe um discurso único para responder a essa pergunta. A cada entrevista de emprego que você for chamado, pesquise sobre a missão e os valores da empresa, além de compreender bem para qual cargos e funções está concorrendo.

Por exemplo, se você está se candidatando para o cargo de vendedor, dizer que tem dificuldades em ouvir as pessoas pode ser um erro, já que compreender o que o cliente deseja é essencial para desempenhar bem a função.

Em vez disso, foque em outro aspecto que você pretende melhorar, que não seja nenhuma das três principais qualidades necessárias para aquela vaga.

Boa sorte! 🙂

Veja também: Como falar sobre os seus pontos fortes

Esta matéria ajudou você?

+ 198 pessoas ajudadas

Comentarios