Carreiras | Empregos

Tudo o que você precisa saber sobre o FGTS futuro| Fonte: Shutterstock

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi criado como uma forma de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Dessa forma, todo início de cada mês os empregadores depositam em uma conta aberta na CAIXA em nome do empregado, o valor correspondente a 8% do salário.

Com o FGTS o trabalhador pode sacar o valor quando demitido sem justa causa e se preferir, também pode utilizar para pagamento do financiamento habitacional. Criado recentemente, o FGTS futuro,  nova modalidade para ajudar o trabalhador a conquistar o sonho da casa própria. Veja como funciona.

Saiba como vai funcionar o FGTS futuro

A criação do FGTS futuro tem como objetivo ajudar as pessoas que desejam financiar a casa própria usando o Casa Verde e Amarela (Programa do Governo de Habitação voltado para o público de baixa renda). A diferença está justamente na possibilidade de utilizar depósitos na conta do FGTS para abater o valor das prestações da casa. Atualmente ele usado como entrada do financiamento, para: 

Atualmente ele usado como entrada do financiamento, para:

  • amortizar ou liquidar o saldo devedor; 
  • para pagar do parte do valor das prestações. 

Com o FGTS futuro, é possível utilizar como uma espécie de consignado, pois ao solicitar o financiamento  imobiliário, a pessoa autoriza que o valor que será descontado todos os meses referente ao FGTS possa ser usado para pagar futuras prestações.

A aprovação da proposta foi no dia 18 de outubro e as instituições financeiras que tiverem interesse têm até 90 dias para a regulamentação dos procedimentos operacionais. Sendo assim, é provável que os primeiros financiamentos utilizando o FGTS futuro só ocorram a partir de 2023.

Você pode usar o FGTS futuro? Descubra agora

Com essa nova opção na forma de usar o FGTS, fica a dúvida: Todos podem usar o FGTS futuro? A resposta é não! Para isso, é preciso que o cidadão esteja dentro das condições estipuladas para participar do programa Casa Verde e Amarela. Veja quais são:

  • Trabalhar com carteira assinada, sob o regime CLT;
  • Não pode participar se tiver outro imóvel em seu nome;
  • É preciso ter saldo positivo no FGTS;
  • Disponível para famílias com renda bruta mensal de até R$ 4.400.

Benefícios e desvantagens

A proposta do FGTS futuro tem o foco de ajudar famílias de baixa renda a conquistar a  casa própria. Dessa forma, muitas famílias vão poder utilizar o crédito futuro como complementação e assim, ter acesso ao tão sonhado imóvel próprio.

Além disso, os juros dos financiamentos imobiliários do programa Casa Verde e Amarela variam de 4,25% a 6% para o público selecionado.

Embora apresente essas vantagens, também fica o alerta de especialistas quanto aos riscos. Por exemplo, antes do cidadão optar por usar o saldo do FGTS no futuro, é preciso que ele tenha um planejamento financeiro e tenha certeza de que esse dinheiro não vai fazer falta mais pra frente. 

Além disso, também há a questão do desemprego. Caso a pessoa fique desempregada, terá que arcar com as parcelas do financiamento sem poder contar com o saldo do FGTS. Por isso,  caso queira usar, tenha um emprego estável, bem como uma renda adicional. Assim, tenha mais segurança caso seja demitido

Cadastre seu currículo no EMPREGOS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *