Carreiras | Empregos

Temporada de oportunidades: encontre o emprego nos eventos de fim de ano com trabalho temporário| Fonte: Envato

O trabalho temporário é uma forma em que muitas pessoas conseguem o primeiro emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho. Embora muitos não achem vantajoso, é através desse tipo de trabalho que o profissional tem a oportunidade de desenvolver novas habilidades, fazer o seu networking e quem sabe, seguir uma nova carreira.

Se engana quem pensa que as oportunidades de trabalho temporário se concentram apenas na área de comércio. A indústria também oferece muitas vagas, para esse fim de ano, estima-se a abertura de 630 mil vagas temporárias. (Fonte: Globoplay)

Se você também quer aproveitar essa chance de conseguir um trabalho temporário e talvez conquistar a efetivação, confira as principais orientações.

O que é trabalho temporário e a sua legislação

A Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974 possui todas as orientações e regras sobre como funciona o trabalho temporário. De acordo com o art. 2º:

Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.

Sendo assim, o trabalho temporário é quando uma pessoa física é contratada por uma empresa por um período curto de tempo. Isso pode ocorrer para substituir temporariamente um funcionário ou para lidar com uma demanda extra de serviços.

A necessidade de contratação de profissionais para esse tipo de serviço pode acontecer em qualquer momento do ano. Entretanto, elas geralmente se concentram em alguns períodos, como épocas festivas. Além disso, também pode ter influência do clima, por exemplo, locais que são pontos turísticos no inverno ou verão.

Quais são as oportunidades disponíveis para trabalho temporário?

O final do ano é um período em que as empresas mais buscam por mão de obra temporária. Acontece que é nessa época que o Brasil conta com muitas datas comemorativas, como: Dia das crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo.

Sendo assim, é possível encontrar vagas de emprego para vários setores, por isso, vale entender em qual você deseja atuar.

Por exemplo, na área comercial é comum encontrar vagas como:

Área de serviços:

Indústria:

 

Esses são alguns exemplos que as empresas buscam para preencher vagas temporárias. Geralmente, para algumas vagas não é necessário experiência, como para atuar como atendente, por exemplo. No entanto, outras podem ter essa exigência, como no caso de técnico de manutenção.

Por isso, quando se candidatar a uma vaga, fique atento aos requisitos solicitados pela empresa.

Quando começar a procurar vagas de emprego temporário?

Geralmente, as contratações começam no mês de setembro, mas algumas empresas podem contratar antes, como no caso do setor da indústria.

Esse tempo é necessário para treinar o funcionário e assim, atender as demandas necessárias da organização.

Veja como conseguir o seu emprego

Você já viu que existe uma época em que as empresas começam a procurar por profissionais para preencher vagas temporárias. Por isso, o primeiro passo é não deixar para se candidatar em cima da hora, o momento é agora.

Então se você quer aproveitar essa oportunidade, comece atualizando o seu currículo. Informe as experiências mais recentes e que podem ter relação com a vaga que está se candidatando.

Cuidado com os currículos genéricos, ou seja, aquele que você envia para cargos diferentes, isso é prejudicial. Algumas informações não podem ser iguais, como objetivo e resumo profissional, por exemplo.

Período do trabalho temporário

Uma dúvida comum é saber quanto tempo pode ser o trabalho temporário. Durante muito tempo era comum que o contrato de trabalho fosse de no máximo 3 meses. Com o Decreto 10.060/2019, agora as empresas podem oferecer um contrato de 180 dias, aproximadamente 6 meses.

Tipos de contrato de trabalho para essa modalidade

Quem trabalha como temporário deve ter atenção ao tipo de contrato que essa modalidade possui. Atualmente existem 3: contrato por tempo determinado, contrato intermitente e contrato temporário.

Contrato por tempo determinado

Esse tipo de contrato é realizado diretamente entre o trabalhador e a empresa, a duração dele pode ser de 90 dias e no máximo 2 anos. Neste caso, o tempo vai depender de acordo com a necessidade de cada empresa.

Como no documento consta a informação do prazo, não há a necessidade de aviso prévio. Somente se por acaso houver uma cláusula específica sobre esse ponto.

Contrato intermitente

O contrato intermitente é uma novidade que veio com as mudanças da Reforma Trabalhista. Esse contrato também é firmado entre trabalhador e empresa, mas neste tipo de contrato é necessário ter o valor da hora ou dia trabalhado. Além disso, esse valor não pode ser inferior ao que é pago para os funcionários que exercem a mesma função na empresa em jornadas integrais.

Contrato temporário

Esse é o tipo mais comum de contrato. Ele pode ser firmado entre o trabalhador e a empresa, ou com uma empresa prestadora de serviços. Se por acaso for contratado pela empresa prestadora de serviços, é ela quem é responsável pela remuneração. É importante enfatizar que essa remuneração é equivalente ao que os empregados da empresa tomadora de serviço recebem.

Conheça os benefícios do emprego temporário

Trabalhar por alguns meses pode não ser o ideal para muitas pessoas, mas é a chance de se organizar financeiramente e talvez ser efetivado. Mas não é porque você pode ter pouco tempo de contrato que não possui direitos trabalhistas. Confira quais são.

  • 13º proporcional ao tempo de trabalho;
  • INSS;
  • 8% de FGTS;
  • registro na carteira de trabalho;
  • adicional noturno;
  • seguro de acidente de trabalho;
  • descanso semanal remunerado;
  • acréscimo de 50% para quando realizar horas extras.

Benefícios para sua vida profissional

  • Rápida colocação: o tempo de processo de contratação para esses casos geralmente é rápido. Por isso, quem precisa de trabalho imediatamente é uma ótima chance.
  • Ganhar experiência: esse é o tipo de trabalho que pode ser a porta de entrada para quem busca o primeiro emprego. Se possui pouca experiência no cargo, também pode ser interessante tentar uma vaga de emprego temporário.
  • Networking: aproveite esse momento para mostrar toda a sua capacidade. Exerça um bom trabalho, faça conexões e assim, você aumenta as chances de ser chamado novamente ou ser efetivado.

Encontre vagas de trabalho temporário na Empregos.com.br

Esse é o seu momento para conseguir uma oportunidade de trabalho e se desenvolver profissionalmente. Por isso, convidamos você a acessar o site da Empregos e conferir as vagas disponíveis para trabalho temporário. Aqui vai uma dica: você pode digitar “temporário” na caixa de busca ou um cargo específico. Além disso, coloque a sua cidade para trazer resultados mais próximos de você.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *