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Entenda o que é plano de carreira e como montar o seu| Fonte: Envato

Elaborar um plano de carreira é fundamental para quem deseja crescer profissionalmente. Todo trabalhador deve ter esse planejamento em mente, para que possa alcançar os objetivos desejados.

Se você deseja subir na hierarquia, conquistar um salário maior, entre outros objetivos, ter um plano de carreira pode te ajudar com isso. Não sabe como? Neste artigo vamos explicar como você deve fazer um planejamento de carreira e os seus principais benefícios.

Saiba o que é um plano de carreira

O plano de carreira é um planejamento em que você descreve as suas expectativas em relação a sua carreira. Por exemplo, você lista quais as competências necessárias, cursos, metas que precisa desenvolver para crescer profissionalmente. 

Geralmente, muitas pessoas fazem isso só que mentalmente, o ideal é passar essas informações para o papel. Dessa forma, você consegue visualizar melhor o que fazer e como fazer.

Esse é um tipo de plano que muitos fazem visando alcançar um cargo de hierarquia maior, como um gerente, coordenador etc. No entanto, quem não deseja um cargo de liderança, também pode construir um planejamento profissional, visando outros objetivos.

Essa é uma ferramenta muito interessante e que você pode utilizar para criar objetivos de curtos, médios e longos prazos. E não se preocupe, ao longo do tempo algumas coisas podem mudar e tudo bem. Afinal, essa é uma forma de ter uma melhor orientação para a sua vida profissional.

Quem faz um plano de carreira?

Existe o plano de carreira desenhado pela empresa e o plano de carreira que o próprio trabalhador pode criar. As organizações utilizam esse tipo de ferramenta, principalmente o departamento de RH para que tanto empresa quanto funcionários tenham uma visão do que é preciso ser feito. Mas isso não impede o colaborador ter o seu próprio planejamento de carreira pessoal. Assim, ele pode verificar se o que ele almeja pode ser alcançado trabalhando na empresa.

Por que isso é importante?

Para o trabalhador é importante ter esse plano em mãos para saber exatamente o que fazer para conquistar os seus objetivos. Sabe quando as pessoas fazem uma lista de metas para um novo ano? Algumas criam listas e observações do que é preciso fazer para alcançar essas metas. Da mesma forma você deve fazer isso para a sua carreira. Assim, fica mais fácil tomar decisões em relação a sua profissão.

Para as empresas também é importante ter esse tipo de planejamento, para que a liderança saiba o que é preciso para promover alguém. Existem algumas regras a serem seguidas e é importante que esse plano de carreira seja apresentado também para os funcionários. 

Conheça os tipos de planos de carreira

Agora que você já sabe sobre a importância desse tipo de planejamento, está na hora de começar a fazer o seu. Antes de tudo, é necessário conhecer os tipos de plano de carreira mais utilizados. Quer saber quais são? Confira agora.

Plano de carreira horizontal ou em linha

O plano de carreira em linha é o tipo que segue somente uma direção. Esse é o tipo considerado mais tradicional, em que o colaborador sobe de hierarquia através de tempo que possui na empresa e/ou promoções por mérito.

Sendo assim, não existem muitas alternativas para avançar nesse tipo de estrutura. Além de ter tempo de casa, veja o que é necessário para conquistar as promoções dentro da empresa.

Plano de carreira em rede

Neste modelo de plano você conta com mais alternativas para transitar entre cargos dentro de uma empresa. Por exemplo, se você quer ter a possibilidade de atuar em outros cargos dentro da sua área, esse é o tipo de plano de carreira ideal. Veja um exemplo: de assistente fiscal pode ser promovido para analista fiscal e depois supervisor fiscal.

Neste tipo de modelo só é possível avançar nos cargos quando o profissional cumpre as metas estipuladas pela empresa.

Plano de carreira em Y

O tipo de plano de carreira em Y também é bastante tradicional em algumas empresas. Enquanto o tipo em rede foca mais no tempo de casa que o colaborador possui, o tipo Y em que o trabalhador pode seguir o caminho para uma carreira de gestão ou o caminho para uma carreira mais técnica. Vamos te explicar a diferença.

Geralmente, no tipo em rede os colaboradores podem ser promovidos diretamente para cargos de liderança pelo tempo que possuem na empresa. Já no tipo Y entende-se que as pessoas podem avançar, mas algumas podem não ter perfil para liderança.

Sendo assim, foram criados cargos de especialistas, para que aqueles que não têm perfil de liderança possam continuar crescendo. E assim como a letra Y, o colaborador pode ir para cargos direcionados mais para gestão ou para cargos mais técnicos, se tornando um especialista.

Plano de carreira em W

Com o plano W existe uma outra linha além dos cargos gerenciais ou de especialistas. Neste caso, estamos falando do gestor de projetos. O trabalhador pode seguir o caminho de gestor de projetos. Aqui o profissional pode ter algum papel de liderança, mas atua em projetos específicos.

Saiba como as empresas fazem

Explicamos acima os tipos de planos de carreira que as empresas costumam utilizar. Esse é um tipo de informação importante para que você saiba como as coisas funcionam e quais caminhos você pode seguir. Mas como isso funciona na prática? Veja como as empresas fazem:

  • Requisitos de ensino: a empresa pode exigir que o profissional tenha algum curso técnico ou ensino superior para avançar para alguns cargos.
  • Ter experiência com as rotinas de trabalho: é importante que o profissional tenha experiência com as rotinas necessárias. Geralmente, quando um funcionário está sendo cotado para ser promovido, o líder ou gerente já o prepara ensinando algumas atividades.
  • Habilidades técnicas: em alguns casos, é necessário que o funcionário tenha experiência com determinadas ferramentas, como programas de computador, por exemplo.
  • Habilidades comportamentais: também são avaliadas as habilidades comportamentais do profissional. Elas podem variar de acordo com a necessidade e tipo de empresa

Como você deve montar um plano de carreira profissional?

Sabendo dos tipos de planos de carreira e como uma empresa elabora um, agora chegou a sua vez. Lembre-se de que mesmo que a empresa tenha um plano próprio, isso não o impede de criar o seu. Assim, você pode comparar os dois e fazer mudanças, se necessário.

A seguir, criamos um exemplo de como você pode montar o seu próprio planejamento de carreira.

  • Objetivo: você sabe qual é o seu objetivo? Pode ser um cargo, trabalhar em uma empresa que você goste, liderar uma equipe. Seja qual for, escreva o seu objetivo de forma clara.
  • O que é preciso: analise o que você precisa fazer para chegar ao seu objetivo. Você pode verificar o plano de carreira que a empresa possui, mas também pesquisar o que é praticado no mercado de trabalho.
  • Como fazer: você já sabe o que quer e o que é preciso para alcançar o seu objetivo. Agora, é a hora de saber como fazer. Precisa fazer uma faculdade? Aprender outro idioma? Melhorar as suas competências comportamentais? Faça uma lista desses itens e coloque nome de escolas, faculdades ou cursos que poderia realizar.
  • Estabeleça metas: crie metas de curto, médio e longo prazo. Assim, fica mais fácil de organizar e conseguir cumprir pequenos objetivos que pode ter pelo caminho.
  • Converse com a liderança: é fundamental que o seu líder ou gerente tenha conhecimento sobre os seus objetivos profissionais. Sempre que tiver uma conversa sobre feedbacks profissionais, conte quais são as suas expectativas e peça orientação.

Informações importantes que não podem faltar no seu planejamento

Ao fazer o seu planejamento de carreira pessoal, não esqueça alguns itens importantes, como:

Autoavaliação:

  • Identifique habilidades, interesses, valores e metas pessoais e profissionais.

Networking e Relacionamentos Profissionais:

Gestão de Marca Pessoal:

  • Crie e tenha a manutenção de uma presença online profissional (LinkedIn, portfólio, blog, etc.).
  • Desenvolva uma imagem consistente e positiva.

Plano Financeiro:

  • Leve em consideração as implicações financeiras das escolhas de carreira.
  • Tenha um planejamento para o gerenciamento de finanças pessoais e investimentos.

Avaliação de Oportunidades de Carreira:

  • Pesquise sobre tendências do mercado de trabalho.
  • Avalie as oportunidades de carreira alinhadas aos objetivos pessoais.

Mentoria e Aconselhamento:

  • Busca ativa por mentores que possam oferecer orientação.
  • Participe de programas de mentoria.

Saúde e Bem-Estar:

  • Considere a  importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
  • Faça a inclusão de metas relacionadas à saúde e bem-estar.

Benefícios para quem faz um planejamento de carreira

Existem benefícios tanto para empresas quanto para os funcionários. Para os trabalhadores ter um plano de carreira funciona como um direcionamento. Você tem uma visão clara do que quer atingir e o que é preciso fazer para alcançar esse objetivo. Veja os 5 principais benefícios de um plano de carreira:

  • Direcionamento e foco: você consegue estabelecer metas claras e mensuráveis, contribuindo para o seu foco e sem ficar com aquela sensação de estar perdido ou parado na carreira.
  • Progressão profissional: quando se tem um plano de carreira bem elaborado, avançar na carreira se torna um pouco mais fácil. Você consegue identificar melhor as oportunidades e como aproveitá-las.
  • Desenvolvimento de habilidades: para crescer profissionalmente, é preciso desenvolver habilidades. Você se concentra em seu desenvolvimento contínuo e assim, consegue se tornar um profissional melhor.
  • Autoconhecimento e satisfação pessoal: para fazer o seu planejamento é essencial fazer esse exercício de autoconhecimento, avaliar os seus valores e interesses. Além de ajudar nas suas decisões, você tem maior satisfação pessoal. Afinal, está seguindo o caminho que acredita ser o melhor.
  • Resiliência e adaptação: um plano de carreira serve para te guiar, mas desafios irão aparecer. Dessa forma, conforme você os supera, você trabalha a sua mente, aprende a ser mais resiliente e flexível. 

Modelo de plano de carreira profissional

Gostou de todas essas dicas? Elas vão te orientar a montar o seu próprio planejamento de carreira. Mas, para te dar mais força nesse momento, criamos um exemplo pronto de modelo de plano de carreira para te inspirar. Para isso, vamos imaginar uma pessoa que trabalha como auxiliar de escritório.

Objetivo

Tornar-se um coordenador administrativo.

O que é preciso fazer

  • Demonstração de iniciativa: buscar tarefas adicionais que permitam aprimorar habilidades de liderança e coordenação. E oferecer-se para liderar pequenos projetos.
  • Educação continuada: investir em cursos relacionados a gestão de escritório, programas de certificação.
  • Autoavaliação e definição de habilidades: identificar as habilidades atuais que possui e quais precisam ser desenvolvidas.
  • Desenvolvimento de habilidades técnicas: participar de cursos de treinamento em software de escritório, como Excel avançado.
  • Networking: participar de eventos da indústria.

Como fazer

  • Definir metas: Me tornar coordenador administrativo em 5 anos. Concluir curso de gestão de projetos em 6 meses.
  • Feedback constante: solicitar feedback de lideranças.
  • Participar de treinamentos internos: participar de treinamentos internos para se desenvolver profissionalmente.
  • Networking interno: se conectar com colegas de outros departamentos, não somente com pessoas da liderança. 

Metas

Curto Prazo (6-12 meses):

  • Concluir pelo menos dois cursos de treinamento em softwares avançados de escritório.
  • Participar de um evento de networking local e estabelecer conexões relevantes.

Médio Prazo (1-3 anos):

  • Concluir um curso de certificação em administração de empresas.
  • Liderar um projeto interno de melhoria de processos no escritório.

Longo Prazo (3-5 anos):

  • Alcançar a posição de Assistente de Coordenação Administrativa.
  • Iniciar um programa de mentoria com um líder sênior na área administrativa.

Com essas dicas você consegue elaborar um bom plano de carreira. Mas lembre-se de que nem sempre será um plano definitivo. Ele pode mudar ao longo do tempo e isso não é um problema. O importante é que você tenha um bom direcionamento e fique satisfeito com as suas decisões.

Quer conferir mais dicas para a sua carreira, confira mais matérias aqui no blog Carreiras.

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