Carreiras | Empregos

O Brasil vai testar 4 dias de jornada de trabalho?| Fonte da imagem: Shutterstock

Quem nunca deu aquele suspiro de desânimo quando o domingo está acabando e lembra que segunda-feira começa tudo de novo? Pois é, a maioria das pessoas passa por isso, mas a boa notícia é que tem mudança a caminho.

Nos últimos anos tem se falado sobre a jornada de trabalho de 4 dias. Com a pandemia muitas empresas mudaram o seu jeito de trabalhar, como a inclusão do home office, mas também com a redução da jornada de trabalho.

Dessa forma, muitas empresas passaram a adotar esse estilo, mas será que isso funciona aqui no Brasil? Vamos entender melhor.

Como funciona a jornada de trabalho de 4 dias?

Tradicionalmente a jornada de trabalho é de 5 dias na semana, mas a jornada reduzida veio como uma alternativa. Em vez de trabalhar de segunda a sexta-feira, os colaboradores trabalham 4 dias da semana, geralmente com uma carga horária completa durante esses dias.

Essa modalidade passou a ser muito utilizada em outros países e tem chamado a atenção de empresas brasileiras. Porém, como a jornada poderá ser implementada,  dependerá de cada empresa.

Veja alguns exemplos:

  • Sexta-feira de folga: as empresas podem definir que os funcionários trabalhem de segunda a quinta-feira.
  • Segunda-feira livre: outras empresas podem preferir que as segundas sejam o dia de descanso.

Entenda como a jornada de 4 dias será aplicada no Brasil

A jornada de trabalho de 4 dias não é algo obrigatório no Brasil, é apenas uma adaptação que algumas empresas estão aderindo. Mas o interesse no país tem aumentado devido ao 4-Day Week Global

Em parceria com a Reconnect Happiness at Work, o projeto já foi testado em outros países, e o Brasil será o próximo na lista. E tem como objetivo defender o salário de 100% ao colaborador mesmo que esteja  trabalhando 80% do tempo, mas é importante manter 100% da produtividade. Esse modelo ficou conhecido como 100-80-100.

As empresas que têm interesse em participar do projeto podem se inscrever no site e receber mais informações até junho. A previsão do início do projeto é para novembro de 2023 e o encerramento em abril de 2024.

De acordo com os idealizadores, as organizações que passaram por essa transição sentiram mudanças, como aumento na produtividade e maior atração e retenção de talentos, por exemplo.

O que a lei diz sobre isso

No Brasil não existe nenhuma lei que proíba a redução de jornada de trabalho. O que vale ressaltar, é que de acordo com a CLT,  a jornada para empresas privadas não pode exceder às 8 horas diárias. Sendo assim, mesmo com a jornada reduzida, as empresas devem ter o cuidado para não pedir que os funcionários trabalhem horas adicionais. Se for preciso, o profissional terá o direito de horas extras.

Todas as empresas vão implementar essa mudança?

Geralmente as empresas que estão aderindo à jornada de 4 dias são startups, principalmente as do ramo de tecnologia. Isso não significa que outras empresas também não podem testar. Tudo vai depender de como funciona a empresa.

Por exemplo, empresas de setores como indústria ou saúde podem encontrar dificuldades em implementar essa redução de jornada, mas no futuro, elas podem considerar essa possibilidade.

Outro ponto a ser considerado é a forma como será implementada essa mudança. Algumas empresas não podem ficar com o quadro todo dos funcionários fora. Por isso, é muito comum que tenha uma rotatividade de turnos. Por exemplo, alguns funcionários folgam na sexta e outros folgam em outro dia. Assim, a empresa continua funcionando sem retirar os benefícios da jornada reduzida para os colaboradores.

Benefícios da jornada reduzida

Confira quais são os principais benefícios tanto para empresas quanto para funcionários ao adotar a jornada de 4 dias.

  1. Melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: Com um dia extra de folga por semana, os trabalhadores têm mais tempo para descansar, cuidar de suas responsabilidades pessoais e passar tempo com a família. Isso ajuda a reduzir o estresse e melhora o bem-estar geral.
  2. Aumento da produtividade: Estudos têm mostrado que a redução da semana de trabalho para quatro dias pode levar a um aumento da produtividade. Os funcionários tendem a estar mais focados e motivados durante os dias de trabalho, sabendo que têm um dia extra de descanso para aproveitar.
  3. Retenção de talentos: A oferta de uma jornada de trabalho de 4 dias pode ser um atrativo para talentos no mercado de trabalho. Os profissionais valorizam a flexibilidade e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. 
  4. Redução de custos: Ao trabalhar apenas 4 dias por semana, os trabalhadores consomem menos recursos, como energia, água e transporte. Isso pode resultar em economia de custos para as empresas a longo prazo.
  5. Melhoria da satisfação e do engajamento dos funcionários: A implementação de uma jornada de trabalho mais curta demonstra que a empresa valoriza o bem-estar dos funcionários e se preocupa com o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Isso contribui para um maior nível de satisfação e engajamento, o que, por sua vez, pode levar a um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

É importante ressaltar que cada organização deve considerar cuidadosamente os impactos potenciais e adaptar o modelo às suas necessidades específicas.

Leia também: Nova regra sobre as horas extras na folha de pagamento

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *