Carreiras | Empregos

Entrevista de seleção: Como avaliar muitos candidatos?| Fonte: Shutterstock

A entrevista de seleção é uma importante etapa para contratar o candidato ideal que a empresa busca. Entretanto, entrevistar um candidato pode ser um desafio, mas quando o segmento exige uma contratação em massa, entrevistar várias pessoas pode ser muito mais complexo.

Por isso, é importante que o recrutador siga um planejamento apropriado para conseguir recrutar, entrevistar e avaliar os candidatos de forma justa, rápida e eficiente. Afinal, empresas que contam com alta demanda de contratações, geralmente precisam preencher as vagas rapidamente.

Neste artigo separamos um passo a passo com orientações de como você recrutador pode se preparar para fazer uma entrevista de seleção com vários candidatos.

1. Planejamento prévio para a entrevista de seleção

Para que o processo seletivo seja um sucesso, tudo começa com o planejamento. Por isso, a equipe de recrutamento deve ter em mente alguns pontos importantes de como vai funcionar todo o trabalho.

Em primeiro lugar, é preciso definir as necessidades e requisitos específicos para as vagas que estão em aberto. Sendo assim, o indicado é que a equipe de recrutamento e seleção converse com os gestores da área, para entender quais são as necessidades e diferenciais que eles buscam para a sua equipe.

Após ter isso definido, também é importante determinar o número aproximado de candidatos que serão entrevistados. Uma forma de ajudar a controlar o número de candidaturas é definir a data limite para receber currículos e fazer o acompanhamento diário.

Além disso, não esqueça de estabelecer um cronograma para organizar cada etapa, como:

  • recebimento de currículos;
  • triagem de candidatos;
  • entrevista de seleção;
  • comunicação e feedback.

 

2. Divulgação das vagas

A próxima etapa consiste em utilizar canais de comunicação eficientes para divulgar as vagas e atrair o maior número de candidatos. Uma boa alternativa é utilizar as próprias redes sociais da empresa para atrair o público. Além disso, sites de emprego também são uma ótima opção. Vale pesquisar por aqueles que geralmente fazem esse tipo de divulgação de vagas e contam com muitos perfis de candidatos cadastrados.

3. Triagem inicial dos currículos

É durante a triagem de currículos que o recrutador consegue avaliar o candidato e decidir se ele pode seguir para a entrevista. Como uma entrevista em massa pode contar com muitos currículos é essencial que o recrutador tenha bem claro quais serão os principais critérios de seleção. Assim, fica mais fácil realizar a triagem desses currículos.

Também é importante utilizar ferramentas que possam otimizar o processo de triagem de candidatos. Aqui no Empregos além de divulgar as suas vagas, você também pode favoritar os candidatos que atendam os requisitos essenciais para a função. Dessa forma, você tem acesso a uma lista separada com todos os candidatos e fica mais fácil escolher quem seguirá para a próxima etapa.

 

4. Gerenciamento do tempo

Ter um cronograma bem estabelecido é fundamental para prevenir que qualquer imprevisto atrapalhe o andamento do processo. Por isso, depois de definir o período de recebimento de candidaturas e triagem dos currículos, é importante determinar a duração das entrevistas.

Lembre-se de que você irá entrevistar muitos candidatos, por isso, é importante que não ocorra atrasos. Também é importante planejar intervalos entre as entrevistas, pois além de ter um tempo para descanso, é possível fazer a avaliação adequada dos candidatos.

Candidaturas em massa exigem um bom trabalho em equipe, por isso, é fundamental designar uma equipe de entrevistadores experientes. Dessa forma, o processo é otimizado e ninguém se sente sobrecarregado.

5. Organização das entrevistas em massa

Como a entrevista em massa conta geralmente com uma grande quantidade de candidatos ao mesmo tempo, é preciso administrar as coisas. Sendo assim, o primeiro passo é ter um local adequado para realizar as entrevistas, levando em consideração as acomodações e os recursos necessários. 

Para conseguir entrevistar várias pessoas também é importante ter uma estrutura de entrevista consistente. O roteiro de entrevista precisa ter perguntas padronizadas e ter uma avaliação objetiva dos candidatos.

É interessante que o recrutador também utilize outras formas de avaliar os profissionais. Por exemplo, além das perguntas, o processo pode ser dividido em etapas aplicando dinâmicas em grupo, testes práticos ou entrevistas individuais.

6. Avaliação dos candidatos

Como mencionado, o recrutador precisa ter critérios bem claros, não somente durante a atração de candidatos, mas também para avaliá-los. Assim, é possível compará-los de forma justa.

Para ajudar durante a avaliação, faça anotações e registre as impressões que teve dos candidatos durante as entrevistas. Avalie os pontos positivos e negativos e quais estão mais alinhados com o que a empresa precisa.

Durante a avaliação não leve somente em conta as habilidades técnicas. Elas são fundamentais, mas também deve-se considerar as competências comportamentais do candidato.

7. Comunicação e feedback

Depois de escolher quais candidatos serão contratados, está na hora de comunicar e passar os feedbacks. Seja qual for a resposta, positiva ou negativa, todos os participantes merecem receber uma resposta, seja por e-mail ou telefone. 

Sabemos que é um desafio poder responder a todos os que participaram e geralmente é comum utilizar uma mensagem automática. Mas o recomendado é que o recrutador tenha empatia pelos candidatos e tente passar um feedback construtivo aos candidatos. Assim, eles ficam informados sobre pontos que podem melhorar futuramente. 

Não esqueça de guardar contato daqueles que mais chamaram sua atenção. Mesmo que não tenham sido selecionados, podem aparecer outras oportunidades dentro da empresa e você já conta com uma lista de candidatos que se encaixam no perfil.

8. Aperfeiçoamento contínuo

Para que você sempre possa aplicar uma entrevista de seleção eficiente, vale manter a busca por aperfeiçoamento contínuo. Sendo assim, peça o feedback da equipe de recrutamento e até mesmo dos candidatos, para aprimorar as práticas de seleção. Esteja atento a cada etapa da entrevista em massa, para entender quais são os pontos que precisam ser corrigidos e como otimizar ainda mais o processo.

Além disso, esteja atento às tendências em relação às estratégias de entrevistas. Dessa forma, a cada recrutamento, mais prático e eficiente ele será.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.