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Engajamento e retenção: o que preciso saber para ter os melhores talentos na empresa| Fonte: Shutterstock

Funcionários engajados têm um papel fundamental na contribuição do sucesso de uma empresa. Por isso, as organizações estão investindo cada vez mais em técnicas para reter funcionários. No entanto, a expansão do mercado tem refletido na competitividade entre as organizações pela atração de talentos, com diversos benefícios para conquistar esses profissionais, principalmente em níveis mais técnicos.

No entanto, tem se tornado um desafio, entender quais ações podem ser tomadas  para manter os funcionários motivados dentro da empresa. Principalmente pequenas empresas, que contam com uma grade de funcionários relativamente pequena, mas que precisam mantê-los engajados tanto quanto as grandes empresas fazem.

Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre o que é engajamento, no que consiste a retenção de talentos, a importância desses conceitos para as organizações e os principais benefícios de promover estratégias realmente eficazes. 

Para reter funcionário é fundamental ter um ambiente de trabalho agradável

O primeiro passo para a retenção de talentos são as melhorias no clima organizacional. Não é preciso pensar em estratégias complexas, ações simples podem fazer toda a diferença e influenciar no engajamento dos colaboradores.

Para identificar ações assertivas comece pela pesquisa de clima, ela deve abordar tanto aspectos técnicos como emocionais. O objetivo principal é entender como a cultura organizacional influencia nas atividades do dia a dia. Com a resposta dos colaboradores, será possível identificar de maneira geral os pontos fortes e fracos do ambiente empresarial.  

Lembre-se que a comunicação interna é um fator chave para o sucesso da sua pesquisa, por isso, envolva os colaboradores com a pesquisa. Esclareça que essa avaliação está relacionada ao clima organizacional, e não à performance individual. Para reforçar esse ponto, se possível, faça a pesquisa com a possibilidade de resposta anônima. 

Os resultados obtidos, serão uma ferramenta valiosa para incrementar o estudo e o planejamento da área de gestão de pessoas. Além disso, você pode contar com os indicadores de clima. Confira alguns exemplos:

– Absenteísmo

– Turnover 

– Produtividade

– Feedback

– Plano de carreira 

Leia mais: O papel do RH na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Salário não é a única técnica para a retenção de funcionários

O mercado de trabalho tem passado por muitas mudanças nos últimos anos. Sem dúvida,  remuneração é um ponto essencial para atrair profissionais qualificados. No entanto, sozinho, não é o suficiente para reter os talentos da empresa.  

Existem muitos casos, em que o funcionário recebe um bom salário de acordo com a sua profissão, mas, está  insatisfeito com a empresa.

Nesses casos, é preciso que as organizações pensem em outros benefícios, que atraem o engajamento e comprometimento do colaborador. O raciocínio do seu colaborador deve ser: “Se a empresa se preocupa comigo, por que eu vou sair daqui?” 

Além dos benefícios básicos com: vale refeição e cesta básica. É importante entender com os seus colaboradores, quais outros benefícios eles enxergam com valor, como por exemplo, vale cultura, clube de descontos, auxílio – creche, entre outros. Assim, você poderá ter clareza sobre quais benefícios podem entrar no orçamento da empresa e aplicá-los da melhor forma.

Reconhecimento

Um dos pontos mais assertivos para a construção do engajamento dos funcionários é o reconhecimento. Tão importante quanto a própria recompensa, quando um funcionário se sente reconhecido, isso reflete em seu trabalho e nos resultados da empresa. Ele se sente valorizado, tem clareza sobre onde o seu trabalho colabora na estratégia da empresa e compreende quais pontos ainda precisam ser desenvolvidos.

Esse reconhecimento pode ser feito pessoalmente, em uma reunião de equipe ou um quadro com os melhores funcionários do mês. A ação de reconhecimento deve ser conduzida pelo gestor imediato,  apresentando quais foram os pontos que trouxeram destaque para o trabalho do colaborador e resultaram no reconhecimento. 

Lembrando que essa conversa com o líder deve ser uma atividade constante no processo de gestão de pessoas, e não uma ação isolada, mesmo que seja para uma ação de reconhecimento a iniciativa de feedback deve fazer parte da cultura da empresa e do desenvolvimento dos profissionais.   

Plano de carreira 

O próximo ponto que deve ser trabalhado é o plano de carreira. Mesmo para pequenas empresas, é interessante que os funcionários tenham claro quais são as possibilidades de crescimento.

Para isso, é preciso que os interesses da empresa estejam alinhados com os interesses dos funcionários. Isso significa que a organização precisa ter bem definido quais são os objetivos organizacionais, com as pretensões profissionais e pessoais do funcionário.

A empresa precisa ter a visão de quais são as possibilidades de novas funções e cargos, conforme o crescimento da organização. Dessa forma, também deve incentivar treinamentos e capacitações alinhadas com as  desses funcionários,  competências necessárias para que seja feita a promoção do funcionário.

Invista no equilíbrio entre vida profissional e pessoal dos seus funcionários

Uma vez que as pessoas passam boa parte do seu dia no ambiente corporativo, as empresas devem promover e incentivar que os seus colaboradores busquem esse equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.  

Sendo assim, as empresas precisam ter o cuidado para não sobrecarregar os funcionários, além de ter atenção com a saúde física e mental deles. Infelizmente tem crescido no Brasil e no mundo diagnósticos de doenças mentais, como estresse e depressão que influenciam na vida do trabalhador. 

Para acompanhar de perto como anda a qualidade de vida dos seus funcionários é essencial que as lideranças sejam treinadas para não apenas controlar os resultados, mas também a saúde e bem estar dos seus times. Cuidar de pessoas não é uma atividade exclusiva da área de recursos humanos, deve ser um trabalho de todos dentro da empresa.

Investir no bem-estar dos colaboradores, apresentar palestras com foco na saúde no trabalho e vida pessoal são algumas opções. A organização também precisa se propor a ter abertura para que os funcionários possam falar com suas lideranças sobre suas necessidades. Assim, é possível ter um planejamento melhor e identificar pontos de melhorias necessários.

Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre temas sobre gestão de pessoas, continue acompanhando o nosso blog!

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