Carreiras | Empregos

Carreiras líquidas e a relação com a gestão de pessoas| Fonte: Shutterstock

De modo geral, o mercado de trabalho vem passando por mudanças significativas em relação às carreiras. Em alguns segmentos, essas transformações acontecem pela influência da tecnologia, principalmente no novo modo como as pessoas têm se posicionado no trabalho, mas também, como o profissional passou a enxergar seus objetivos. Com essas transições surge o conceito: carreiras líquidas, referindo-se à ideia de que as profissões não precisam seguir uma trajetória linear.

Isso significa que os profissionais não seguem o mesmo padrão de 20 ou 30 anos atrás. Agora, buscam por uma trajetória composta de várias experiências e mudanças ao longo do tempo.

Com essa nova forma de pensar na carreira, as organizações também são impactadas diretamente em relação à gestão de pessoas. Isso porque, é preciso entender que os profissionais têm diferentes expectativas e necessidades quando se fala de trabalho e vida pessoal. Se adaptar diante dessa realidade também é uma necessidade para atrair e reter talentos diante de um mercado cada vez mais competitivo.

A seguir, saiba mais sobre o conceito de carreiras líquidas e entenda como isso afeta a administração de recursos humanos nas organizações.

Carreiras líquidas: uma nova realidade para a gestão de pessoas

Com o avanço da tecnologia e da mudança no comportamento dos trabalhadores, a ideia de uma carreira estável e linear tornou-se obsoleta. Muitos passaram a buscar a flexibilidade e autonomia em suas carreiras, fazendo com que a gestão de pessoas se torne mais desafiadora para algumas organizações.

Antes de tudo, é muito importante entender qual a diferença entre carreira líquida e carreira sólida. 

A carreira líquida é uma adaptação da ideia apresentada pelo sociólogo Zygmunt Bauman em seu livro “Modernidade Líquida” (2000). De acordo com o sociólogo, a sociedade atual é marcada pela fluidez, volatilidade e liquidez. O que significa que as relações e acontecimentos não são duradouros, ou seja, eles acontecem de forma rápida e estão em constante mudança.

Trazendo para o mercado de trabalho, o profissional líquido aborda a sua carreira com maior flexibilidade e adaptabilidade. Esse profissional busca por uma experiência que promova o desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos, para aplicar em diversos contextos profissionais. Além disso, ele também busca pela capacidade de se adaptar às tendências no mercado de trabalho.

Diferente da modernidade sólida, que tem como característica o excesso de ordem, repressão, como também o autoritarismo. Estes que ajudam a garantir a ordem e estabilidade, tanto na vida social quanto no emprego. Quando se fala de carreira sólida, entende-se como o modelo que persistiu durante muito tempo, como: controle de ponto, hierarquia tradicional (chefe e subordinado). Ou seja, as relações são verticais e rígidas.

Como as carreiras líquidas estão transformando a relação entre empresa e colaborador

Nos últimos anos, muito se fala do aumento em relação a quantidade de profissionais líquidos e isso tem se inclinado para um novo direcionamento no mercado de trabalho. Como visto anteriormente, muitos profissionais estão migrando da carreira tradicional, no qual é preciso permanecer em uma única empresa durante anos ou/e avançar em uma hierarquia pré-definida. Agora, estes buscam por oportunidades em diferentes empresas, para que possam assumir diferentes papéis ao longo dos anos. 

Sendo assim, essa nova realidade tem mudado a relação entre colaboradores e empresa. Afinal, é preciso que as organizações estejam dispostas a novas formas de trabalho.

Para isso, é importante que as empresas mudem a visão que há necessidade de reter funcionários durante anos. Mas sim, focar no incentivo à colaboração, criatividade e inovação. Dessa forma, é possível manter os profissionais mais motivados e consequentemente, engajados.

 

Veja como adaptar a gestão de pessoas às novas demandas do mercado

Ainda pensando sobre o engajamento dos colaboradores, as empresas podem oferecer opções de desenvolvimento de carreira, para que assim, eles possam adquirir novas experiências e conhecimentos ao longo da carreira.

Se adaptar pode ser um desafio para as organizações, principalmente aquelas que possuem uma cultura mais voltada para o estilo de carreira sólida. Mas para conseguir atrair e reter talentos, é preciso focar em pilares fundamentais quando falamos de carreiras líquidas. Veja:

  • Flexibilidade: sem dúvida, a flexibilidade é um dos principais pontos para o profissional líquido. A flexibilidade tem como foco, permitir que os colaboradores trabalhem em diferentes projetos e até mesmo organizações, sem comprometer sua vida profissional e estabilidade financeira.
  • Autogestão: a autogestão se refere à habilidade que os colaboradores possuem para gerenciar a si mesmos. Ou seja, não é preciso de uma supervisão constante. Dessa forma, trabalham de forma mais independente, tornando-se mais autônomos e com capacidade para tomada de decisões.
  • Aprendizagem contínua: é preciso que o colaborador tenha disposição para aprender e adquirir novas habilidades. Embora seja um ponto importante para o funcionário, a empresa também pode incentivar essa busca por aprendizado.

Leia mais: Quais as vantagens do home office para as empresas?

Passos para implementar os pilares da carreira líquida nas organizações

Flexibilidade

  • Treinamento de líderes e colaboradores: para ser possível gerenciar a flexibilidade de forma eficaz;
  • Mapear e identificar as necessidades dos colaboradores: lembre-se que cada colaborador possui expectativas e necessidades diferentes;
  • Analisar as políticas atuais da empresa: é possível trabalho remoto? Ou, como poderia funcionar a flexibilidade de horários para os colaboradores, entre outros pontos;
  • Avaliar e ajustar sempre que for necessário: as coisas mudam, por isso, sempre verifique se a prática está funcionando, busque por feedbacks e faça mudanças quando for necessário.

Autogestão

  • Comunicação aos colaboradores: a comunicação é muito importante, por isso, explique aos colaboradores o que é, como funciona e quais são os objetivos;
  • Defina objetivos e metas: estabeleça metas claras, para que todos saibam quais são as suas responsabilidades e o que se espera;
  • Tenha uma equipe responsável: mesmo que a proposta seja não ter uma hierarquia, é importante ter colaboradores de diferentes áreas que ajudem na implementação da autogestão;
  • Crie um ambiente de confiança: foque em um ambiente de respeito mútuo, para a equipe estar alinhada.

Aprendizagem contínua

  • Disponibilize recursos de aprendizagem: esses recursos podem ser cursos, workshops, palestras, entre outros;
  • Promova uma cultura de aprendizagem: mostre aos colaboradores que a empresa apoia o desenvolvimento de seus funcionários;
  • Crie metas: o colaborador pode trabalhar nas questões relacionadas às suas aspirações de carreira, mas também em importantes para a organização;
  • Ofereça oportunidades de desenvolvimento: pode ser uma promoção de cargo, novas atividades e outros desafios interessantes para a carreira do colaborador.

A importância de um profissional líquido na empresa

Podemos perceber que um profissional líquido pode ser recebido com bons olhos tanto para as empresas que incentivam estes trabalhadores, quanto para os funcionários. Por exemplo, se o colaborador se sentir mais satisfeito na profissão por ter um estilo de vida mais flexível, a empresa pode contar com a presença de um funcionário que está sempre se atualizando e que tem facilidade para se adaptar.

Além disso, esse profissional geralmente tem uma maior capacidade de trabalhar de forma colaborativa e está atento às tendências e necessidades do mercado de trabalho. 

Se a organização tem o foco de trabalhar com essa visão de carreiras líquidas, além dos passos citados, também é muito importante manter a comunicação clara com os colaboradores e achar o melhor caminho para todos.

Você ainda não conhece a nossa plataforma para recrutadores? Acesse aqui e faça o seu cadastro e tenha acesso a milhares de currículos e encontre o profissional que sua empresa busca!

Saiba mais: Tudo o que o RH precisa saber sobre ESG e como implementá-lo na organização

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.