Carreiras | Empregos

O que é trabalho assíncrono?| Fonte: Shutterstock

Você já ouviu falar sobre trabalho assíncrono? Talvez alguns imaginem que é uma profissão, mas não é isso. Essa é uma modalidade de trabalho que tem se tornado popular e ganhou mais força entre algumas empresas, principalmente após a pandemia.

Durante muito tempo, nos acostumamos com o trabalho de 44 horas semanais. As pessoas vão até a empresa, realizam o seu trabalho e depois vão embora. Mas será que nos dias de hoje, as pessoas precisam estar presentes no mesmo lugar ao mesmo tempo? De acordo com algumas empresas, isso já não é mais necessário.

Entenda as diferenças entre o trabalho síncrono x assíncrono

A modalidade de trabalho síncrono é o modelo tradicional que conhecemos, em que ele deve ser realizado ao mesmo tempo. Já o trabalho assíncrono não precisa ser realizado ao mesmo tempo. Mas como isso funciona? Vamos explicar.

O trabalho síncrono precisa que as pessoas da equipe trabalhem ao mesmo tempo. Imagine uma fábrica de automóveis de alguns anos atrás, era preciso que os funcionários estivessem presentes, um colocava a roda, enquanto o próximo, colocava outra peça. 

Sem essa equipe presente ali, a fábrica teria problemas na produção. Em uma linha de montagem, esse modelo faz sentido, já que cada pessoa é responsável pela mesma atividade repetida vezes.

Com o trabalho assíncrono não é preciso que todos trabalhem ao mesmo tempo e que estejam presentes no mesmo local. Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, algumas empresas entenderam que cada pessoa tem necessidades diferentes e que precisam de maior flexibilidade.

Independentemente do horário que cada um começa, o importante é o comprometimento com as entregas e a responsabilidade que o trabalho esteja alinhado. 

Não há a cobrança de todos trabalharem das 09h às 18h, alguns podem começar mais cedo, outros mais tarde, ajustando a rotina pessoal com os compromissos do trabalho.

Principais vantagens

Olhando assim, parece difícil imaginar que realmente esse tipo de trabalho exista e que funciona, mas saiba que funciona sim. Claro, que isso depende da empresa e  de uma mudança de mentalidade e cultura. 

Por exemplo, existem empresas que têm a necessidade de que os seus times trabalhem nos horários comerciais, por exemplo, atendimento de agências bancárias. No entanto, ao mudar para o assíncrono, você abre novas portas, veja alguns exemplos:

Chance de contratar os melhores profissionais

Quando a empresa se limita ao horário de trabalho das 09h às 17h, por exemplo, ela exclui a possibilidade de conseguir talentos que não se encaixam nessa rotina. Atualmente, as pessoas podem morar em outro estado ou país e trabalhar em horários diferentes.

Isso não o impede de trabalhar com excelência e entregar o trabalho no prazo e com qualidade. Por isso, a flexibilidade é uma vantagem não só para o funcionário, mas para a empresa também.

Trabalhe quando faz sentido

Isso não quer dizer que a pessoa deve fazer o trabalho de qualquer jeito. Às vezes, é possível que a pessoa fique sem alguma tarefa ao longo do dia, até precisa fingir que está fazendo alguma coisa. Já passou por isso? 

Enfim, sem a necessidade de estar no mesmo horário que todos da equipe, o funcionário consegue fazer todas as tarefas no horário que achar melhor. Assim, ele também se torna muito mais produtivo. 

E se terminou antes e está sem demanda, sem problema. Dá para aproveitar e descansar um pouco, tomar aquele café ou resolver alguma coisa em casa.

Trabalho justo para todos os funcionários

Ter essa flexibilidade, permite que todos possam ter igualdade dentro do trabalho. Existem aqueles funcionários que possuem filhos e que precisam de flexibilidade para levar à escola, participar de reuniões escolares, entre outros compromissos.

Muitas empresas contam com trabalhos que podem ser realizados totalmente online, logo, não faz sentido todos estarem presentes ao mesmo tempo. Atualmente existem ferramentas que ajudam na comunicação e tornam os processos muito mais simples e práticos.

O trabalho síncrono vai deixar de existir?

Mesmo com todas essas mudanças, é cedo ainda para dizer que o trabalho síncrono vai acabar. Assim como existem trabalhos que podem ser realizados de forma remota e sem todos estarem trabalhando ao mesmo tempo, outras empresas dependem desse tipo de trabalho.

Como por exemplo uma fábrica de costura que para montar uma peça de roupa é preciso passar por várias etapas e que precisa que a equipe esteja ali junto para produzir.

Cabe a cada gestor analisar o que é viável para o seu negócio e equipe. Sem esquecer que é preciso pensar que cada funcionário conta com uma realidade diferente e que talvez, pode ser que o trabalho de horário convencional possa ser repensado.

Se você gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro das novidades do mercado de trabalho, fique de olho no nosso Blog e não perca nenhuma notícia.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.