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Tudo o que o RH precisa saber sobre ESG e como implementá-lo na organização| fonte: Shutterstock

A preocupação com questões ambientais e sociais se tornaram pontos essenciais para o sucesso de uma empresa. O que antes era visto como algo secundário, atualmente faz parte da estratégia e decisões de uma organização. 

Muito tem se falado da importância da implementação do ESG nas empresas e qual o real impacto que esse modelo de gestão causa, especialmente aqueles relacionados às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Quer saber o que é ESG e o que essa sigla representa para sua empresa? Então continue lendo esse conteúdo até o final.

O que significa ESG?

Foi em 2005 que a sigla ESG apareceu pela primeira vez através do relatório “Who Cares Wins-2005”, que foi produzido pela UN Global Compact, Federal Department of Foreign Affairs Switzerland e a International Finance Corporation (IFC). ESG significa: “environmental, social and governance” traduzindo: ambiental, social e governança”. O foco é ensinar às empresas sobre a importância de investir em ESG e remodelar comportamentos que são nocivos e que existem no mundo corporativo. 

A sigla tem sido bastante utilizada para identificar o esforço das empresas em encontrar meios de minimizar os impactos causados ao meio ambiente, compromisso em construir um mundo melhor e mais responsável para as pessoas, usando processos de administração mais eficientes. Além de ser um indicador de avaliação para investimentos, uma vez que muitos investidores passaram a identificar quais negócios merecem aportes e incentivos por meio desse critério. 

Para isso, a organização precisa focar em 3 pontos:

  • Environment – Meio ambiente: O que a empresa faz e como se posiciona para ajudar na conservação do meio ambiente. Nesse ponto são discutidas  iniciativas sobre redução do aquecimento global, emissão de carbono, desmatamento, eficiência energética, biodiversidade, poluição do ar, água, solo e sonora, gestão de resíduos e escassez de água, por exemplo.
  • Social – Social: Foco em ter estratégias que trabalham o relacionamento com os colaboradores, clientes e fornecedores além da comunidade, visando impactar positivamente as pessoas envolvidas no seu universo.
  • Governance – Governança: Relacionamento com órgãos governamentais, transparência de processos, conduta corporativa e a disponibilização de canais de denúncias. 

Importância de ser uma empresa ESG

Os pilares do ESG hoje fazem parte da análise de riscos das empresas e são considerados na tomada de decisões de investidores, que passaram a reduzir os aportes em empresas que não se preocupam com a sustentabilidade. A sociedade como um todo está cada vez mais preocupada com os impactos no meio ambiente e com o bem-estar das pessoas.

Empresas com boas práticas de ESG geralmente têm menor risco de enfrentar problemas judiciais, trabalhistas e de sofrer ações por causa de impactos negativos causados ao meio ambiente. Já foi comprovado que empresas que seguem essa linha são mais competitivas e consequentemente geram mais lucro. As empresas que adotam essa política identificam as melhores oportunidades no mercado, redução de despesas,  diminuem  os custos operacionais, além de fidelizar os seus clientes que valorizam o consumo de produtos e serviços sustentáveis 

Aqui no Brasil existem algumas certificações que seguem esse escopo de preocupação ambiental, elas são:

  • ISO 14001;
  • Sistema B – impactos sociais e ambientais;
  • Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – Bolsa de Valores.
  • Índice de Carbono Eficiente – ICO2
  • Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT B3)

Além dessas certificações, existem dois projetos de leis que tramitam na câmara dos deputados e no senado brasileiro, que tem como objetivo criar selos de boas práticas ESG. O primeiro é o PL 735/2022 e propõe criar o Selo Investimento Verde e o segundo é o PL 4363/2021 que sugere a instituição do Selo Nacional ESG. 

Passo a passo para o RH colocar o ESG na prática

Entender o que é ESG e porque implementar é fundamental para saber por onde começar e o que fazer. Toda mudança exige esforço e comprometimento, e talvez o ideal seja introduzir algumas práticas (e não todas) de cada vez. Então, escolha quais aplicar inicialmente e concentre seus esforços nelas. Para que isso se torne parte da cultura da empresa, o RH precisa seguir com as seguintes etapas: estratégias, acompanhamento, pessoal, cultura e parcerias. 

  • Estratégias – Propor treinamentos, contratar profissionais que tenham perfil sustentável, revisão de políticas internas.
  • Acompanhamento – Acompanhar de perto e constantemente se as práticas ESG estão sendo realizadas e se está gerando os efeitos esperados.
  • Pessoal – É importante escolher colaboradores que vão agir como promotores para incentivar as práticas de ESG, além de também oferecer outros insights.
  • Cultura – É importante divulgar os trabalhos que estão sendo feitos para esse objetivo. Manter o público interno e externo atualizados e usar as redes sociais para isso pode ser uma ótima ferramenta.
  • Parcerias – Um ponto importante que ajuda na implementação do ESG é trabalhar com parcerias. Pode ser com ONGs sociais e ambientais.

Ficar por dentro do que está sendo falado sobre ESG e quais são os próximos passos que o mercado vai exigir das organizações é fundamental. Cada vez mais as empresas percebem que não estão alheias aos problemas do mundo. Pelo contrário, entendem que precisam assumir responsabilidades que não consideravam suas, mas que hoje são deveres de todos. Liderança e colaboradores devem estar bem alinhados, para que o ESG não seja apenas um selo, mas uma realidade no dia a dia da empresa.

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