Carreiras | Empregos

Trabalho híbrido e bem-estar: As tendências do trabalho do futuro| Fonte: Shutterstock

É nítido que neste cenário pós-pandemia grande parte das organizações já estão cientes de que muitas mudanças ainda continuarão acontecendo. Algumas tendências já estão presentes no mercado de trabalho, afinal de contas, essa forma mais flexível tem se mostrado eficiente, além de ser bastante desejada pelos profissionais. Mudanças no mercado e na realidade em que vivemos, está mostrando às empresas que é preciso investir em conexões, flexibilidade e bem-estar principalmente para manter os seus talentos e aumentar a produtividade.

Confira 4 tendências do futuro do trabalho e entenda como isso pode mudar o dia a dia:

Semana com 4 dias úteis

Na legislação brasileira, a jornada é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Contudo, nada impede que a carga horária seja menor. Com o objetivo de frear a carga horária extensiva, muitas empresas pelo mundo estão testando um novo modelo de atuação, com apenas 04 dias de trabalho por semana. Essa jornada de trabalho também é conhecida como 4×3, ou seja, 4 dias de trabalho e 3 dias de folga.

No Brasil, a Agência Shoot implementou a semana de quatro dias, além do expediente de 6 horas, sem redução do salário ou de qualquer outro benefício. As mudanças surgiram depois de avaliar que os trabalhadores andavam cansados e desmotivados – mesmo após o fim de semana. De acordo com um dos sócios da empresa, houve um aumento no rendimento da equipe assim como na qualidade de vida e saúde mental de seus funcionários.

Muitas empresas que seguem esse modelo apresentam uma melhora na produtividade, além de perceber seus colaboradores muito mais satisfeitos e comprometidos. 

Cuidados com a saúde mental dos colaboradores

O bem-estar no ambiente de trabalho se torna fundamental em uma sociedade em que as pessoas passam mais tempo nas empresas do que em suas próprias casas. Um ambiente organizacional saudável é aquele no qual existe uma identificação do colaborador com a cultura da empresa e onde há uma relação de companheirismo e confiança entre os colegas de equipe.

Cuidar da saúde mental dos colaboradores , consequentemente, ajuda a aumentar a produtividade da equipe, uma vez que as pessoas se sentem importantes para a empresa e, com isso, se dedicam mais aos seus afazeres.

Muitas empresas adotam programas voltados à saúde física do colaborador, como ginástica laboral, massagens anti estresse, dentre outras atividades. Outras formas de evitar os transtornos mentais dos seus colaboradores é investir em feedbacks positivos, uma boa comunicação com a equipe, oportunidades de crescimento além da formação de bons líderes.

Escritório phygital

Você já ouviu falar sobre escritório phygital? Nada mais é do que a união do digital com o escritório físico. As pessoas que cresceram com as mídias sociais, ou que se adaptaram às experiências físicas e digitais, esperam que suas vidas sejam ricas e dinâmicas e desejam que os espaços físicos reflitam isso.

No local de trabalho, elas desejam um espaço que os ajude a se sentirem conectados com seus colegas de trabalho, sem que isso represente um deslocamento de uma ou mais horas entre a sua casa e o escritório.

Apesar de muito se ouvir sobre esse conceito, há poucas literaturas que aprofundem mais o tema. No entanto, existem alguns exemplos que podem dar pistas sobre esse futuro. Por exemplo, durante a competição de tênis US Open o canal de TV europeu Eurosport surpreendeu os fãs de tênis com uma grande novidade. Sem poder ter repórteres presentes para conseguir uma palavra dos principais jogadores do mundo, a equipe produziu um estúdio virtual e os tenistas foram entrevistados ao vivo, sendo representados em holograma, como se estivessem juntos com os apresentadores.

A importância da flexibilidade 

Outro exemplo que já vemos bastante por aí é a flexibilidade dentro da organização. Mesmo com o desemprego em alta, as pessoas estão buscando cada vez mais flexibilidade, ou seja, a empresa precisa entender a rotina de cada funcionário, afinal, ninguém é igual.

Por isso, se fala muito em trabalho assíncrono, em que as pessoas da equipe não precisam trabalhar ao mesmo tempo, seja no escritório ou online. Quanto mais flexibilidade, mais produtivo esse colaborador será, assim ele vai trabalhar no horário que for melhor para ele, seja de dia ou de noite.

Essa também já é a realidade de muitas empresas, principalmente entre aquelas que contratam colaboradores que moram em outros países. Dessa forma, se torna até inviável ter todos disponíveis ao mesmo tempo. Para isso, as empresas usam ferramentas que ajudam na otimização das tarefas e comunicação.

Gostou de saber mais sobre as tendências do futuro do trabalho? Continue acompanhando a nossa página e não perca nenhuma notícia.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.