Carreiras | Empregos

Jovem mulher negra, usa óculos e camisa azul e calça jeans. Faz posição de força e usa capa vermelha, simbolizando um herói.

Falar de superpoderes durante uma entrevista pode parecer algo totalmente sem conexão. Afinal, o que uma coisa tem a ver com a outra? Mas os recrutadores querem analisar através da resposta do candidato pontos importantes como: pontos fortes, competências e sua capacidade analíticas e de comunicação.

Agora você deve estar pensando: Então, o que falar na entrevista? Já que existem tantos poderes que vimos em filmes ou histórias em quadrinhos, qual saber é o melhor poder para falar para o recrutador?

Neste artigo você confere quais são os melhores exemplos de superpoderes que você pode falar com o entrevistador, além de aprender com quais poderes você pode se identificar. Vamos nessa?

Como identificar quais superpoderes falar na entrevista de emprego?

Quando você for abordado sobre superpoderes, seja em uma dinâmica em grupo ou durante a entrevista com o recrutador, precisa pensar na sua resposta. Não basta apenas dizer qual o poder gostaria de ter, mas explicar o porquê.

Antes de tudo, você precisa identificar quais poderes fazem sentido com o seu perfil. Aqueles que fariam a diferença no seu dia a dia, principalmente no trabalho. Para isso, você pode fazer uma autoavaliação, e levar em consideração os seguintes pontos:

  1. Pontos fracos: identifique as áreas em que você se sente menos confiante ou que precisam de mais desenvolvimento. Se você tem dificuldades em se concentrar, por exemplo, poderia considerar um superpoder relacionado à superconcentração ou à multitarefa.
  2. Habilidades e talentos: analise suas habilidades e talentos naturais. Se você é ágil e aprende rápido, a velocidade pode ser um poder interessante.
  3. Necessidades profissionais: pense nas demandas específicas do trabalho para o qual está se candidatando. Se o cargo exigir tomada de decisões rápidas, um superpoder que permita uma análise rápida de informações pode ser benéfico.
  4. Interesses pessoais: se você é apaixonado por resolver problemas, um superpoder que conceda inteligência super-humana ou capacidade de análise poderia ser atrativo.
  5. Valores e ética: escolha um superpoder que esteja alinhado com suas crenças e que você usaria para o bem maior.

Leia também: As 50 perguntas mais difíceis em uma entrevista de emprego

Exemplos de superpoderes que você pode usar na entrevista de emprego

Agora você já sabe o que deve avaliar antes de escolher um poder para falar na entrevista de emprego. Mesmo assim, existem diversas opções para apresentar. Por isso, antes de participar de uma entrevista, é interessante fazer uma lista com todos os poderes que você conhece e selecionar aqueles com que você se identifica. Independentemente se essa pergunta será feita ou não, se você estiver preparado, melhor será a sua resposta para o recrutador. Não sabe quais poderes você pode mencionar? Abaixo, selecionamos exemplos de superpoderes mais criativos que podem chamar a atenção do recrutador.

  • Manipulação de energia criativa: capacidade de canalizar e manipular energia criativa para gerar ideias inovadoras e soluções criativas para problemas.
  • Visão holística: habilidade de ver o quadro geral e fazer conexões entre diferentes ideias, permitindo uma abordagem mais criativa e integrada para resolver problemas.
  • Transmutação de objetos: capacidade de transformar objetos comuns em algo extraordinário, permitindo a criação de novos produtos ou a reimaginação de processos existentes.
  • Controle de probabilidades: poder de influenciar as probabilidades e o curso dos eventos, permitindo a criação de oportunidades favoráveis ​​e o surgimento de soluções criativas em situações desafiadoras.
  • Mimetismo criativo: capacidade de aprender rapidamente habilidades ou conhecimentos de outras pessoas ao seu redor, permitindo uma abordagem mais versátil e criativa para lidar com diferentes situações e desafios.

Além desses exemplos, você também pode escolher aqueles superpoderes que são mais conhecidos e comuns. Quer saber quais? Leia o artigo: Perguntas na entrevista de emprego” – Qual superpoder você gostaria de ter?

Aprenda como falar sobre os poderes para o recrutador

Quando o recrutador pergunta sobre “qual seu superpoder”, ele não quer saber se você acompanha o mundo dos quadrinhos, séries ou filmes de heróis. O importante é que através da sua resposta ele possa te conhecer melhor como profissional e identificar habilidades que você possa ter.

Por isso, ao escolher o seu poder você deve estar preparado para explicar o porquê escolheu aquele poder e como ele poderia te ajudar durante o dia a dia no trabalho. Veja um exemplo:

 

“Escolhi a habilidade de manipulação de energia criativa porque acredito no poder das ideias inovadoras e na capacidade de encontrar soluções criativas para os desafios. No ambiente de trabalho, essa habilidade pode ser valiosa. Como profissional, estou constantemente buscando maneiras de melhorar processos, desenvolver novos produtos e encontrar soluções eficazes para problemas complexos.”

 

Veja que neste exemplo, o candidato responde o porquê ele escolheu o poder, o que ele faria com ele e como isso poderia ajudá-lo no trabalho. Se você seguir essa ordem na sua resposta, independente do poder que escolher, sairá bem durante a entrevista.

Lembre-se de que não é somente a resposta que conta, mas também a maneira como você conversa e se expressa para o recrutador. Ou seja, ele está analisando o conjunto todo.

 

Quer continuar aprendendo mais sobre como se comportar em entrevistas de emprego? Aqui no blog Carreiras você encontra várias matérias que podem te ajudar. Confira e compartilhe com outras pessoas.

 

Confira: 10 coisas que você já fez na entrevista de emprego e nem percebe

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *