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5 coisas que os recrutadores analisam em uma entrevista de trabalho| Fonte: Envato

O momento da entrevista de trabalho é o mais importante, pois essa é a etapa em que o entrevistador irá analisar melhor o candidato. Geralmente, quem realiza essa entrevista é o recrutador, mas também pode ser um líder de uma equipe, um gestor ou até mesmo o dono da empresa.

Os recrutadores têm um jeito específico de avaliar os candidatos, e estão atentos a pontos importantes, como: experiência na área, escolaridade e habilidades. Entretanto, será que é somente isso que eles analisam na entrevista de emprego?

Os recrutadores aproveitam esse momento para poder verificar diversos pontos durante a conversa com o candidato. Dessa forma, eles podem identificar se ele é o perfil certo que a empresa precisa. A seguir, listamos 5 coisas que os recrutadores ficam atentos em uma entrevista de trabalho e saiba como isso pode te ajudar a conseguir um emprego.

1. Coerência enquanto fala

Você já reparou como fala e o que fala durante uma entrevista de trabalho? O recrutador está reparando. Talvez você pense que está apenas respondendo a pergunta que ele fez, mas a sua resposta precisa ser organizada, coerente com o que você apresentou no currículo.

Por exemplo, se no currículo você citou que possui amplo conhecimento em Excel, mas tem dificuldades em fazer uma tabela dinâmica, você não está sendo coerente com as informações.

Outro exemplo muito comum é quando o candidato se perde na resposta, é como se a conversa não tivesse um bom desenvolvimento. O nervosismo pode ser um fator que influencie nessa complicação. Por isso, é tão importante que o candidato se prepare, treine, antes de conversar com um recrutador.

2. Confiança do candidato

Durante o processo de recrutamento e seleção os recrutadores também estão atentos à confiança do candidato. É importante não confundir confiança com arrogância, até porque, candidatos muito arrogantes podem ser desclassificados de um processo seletivo.

A confiança está na forma como o candidato fala, se apresenta, age e descreve sobre suas experiências e conhecimentos do mercado. Mas como os recrutadores conseguem perceber essa confiança?

Além da linguagem corporal, que é muito importante, a confiança é refletida em frases que você pode dizer e nem percebe. Por exemplo:

  1. Falta de Confiança: “Eu acho que tenho algumas habilidades relevantes para esta posição.”

Troque por:

Confiança: “Tenho certeza de que minhas habilidades são altamente relevantes para esta posição.”

 

  1. Falta de Confiança: “Eu espero poder contribuir positivamente para a equipe.”

Troque por:

Confiança: “Estou confiante de que posso fazer uma contribuição significativa para a equipe.”

 

  1. Falta de Confiança: “Eu acredito que talvez possa lidar com desafios no trabalho.”

Troque por:

Confiança: “Estou totalmente preparado para enfrentar qualquer desafio que surja no trabalho.”

 

Com esse jeito de falar, você demonstra para o recrutador que está pronto para o cargo e que pode ser uma ótima aquisição para a empresa. Então, da próxima vez, fique atento ao que fala.

3. Conhecimento do mercado

Sem dúvida, durante a entrevista de trabalho os recrutadores querem saber o nível de conhecimento que o candidato possui do mercado. Ou seja, o quanto ele tem de informação sobre a área que atua. Independentemente de qual cargo o candidato vá ocupar, ter esse tipo de conhecimento é importante.

Isso demonstra interesse, disposição e que o candidato pode ter um bom repertório de conhecimentos que pode ajudar durante o seu desempenho na empresa, caso ele seja contratado. Então, o que fazer?

Sempre busque ler informações sobre a sua área, seja em redes sociais, profissionais que são referência na área, canais no Youtube. Mas a dica também é não focar somente na sua área de atuação, acompanhe o noticiário, escute podcasts. Quanto mais atualizado você estiver, melhor será!

4. Fit cultura com a empresa

O fit cultural se refere ao quanto um candidato pode ser compatível com a empresa. Isso também é um fator importante que os recrutadores avaliam, e vai além do que ver a experiência e cursos específicos que o candidato pode ter.

Eles analisam se o candidato se identifica com a missão, visão e valores que a empresa segue. Caso não seja compatível, não é o ideal contratar esse candidato, pois é provável que ele não vá se adaptar.

5. Demonstração de empatia

Você se considera empático? Empatia é algo muito importante no dia a dia, principalmente durante a entrevista de emprego. No entanto, você precisa entender que está sendo analisado desde o começo.

Então, o recrutador vai analisar se você é empático através do contato pelo e-mail, telefone e presencialmente. Além disso, a empatia começa desde quando você cumprimenta o porteiro, a recepcionista e os funcionários da limpeza, por exemplo. 

A empatia é uma das soft skills mais requisitadas do mercado e isso pode fazer a diferença para que você seja contratado.

Como você deve se preparar para uma entrevista de trabalho?

Cada candidato tem o seu próprio jeito para se preparar para uma entrevista de trabalho. O importante é conhecer o que os recrutadores analisam durante essa etapa e assim, você tem uma melhor orientação de como treinar. 

Lembre-se de que esse treinamento não consiste em treinar respostas prontas, mas sim, na forma como responder e entender os motivos do porquê o recrutador está fazendo esse tipo de perguntas.

Por isso, além dessas dicas que você conferiu aqui, aproveite e confira as demais matérias que temos disponíveis aqui no blog. Acompanhe as tendências do mercado e confira mais dicas para estar mais confiante durante um processo seletivo.

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