Carreiras | Empregos

Recrutamento e seleção: conheça os segredos para se destacar| Fonte: Envato

As etapas de recrutamento e seleção são muito importantes e todo candidato deve estar preparado para se destacar. Afinal, sempre há mais candidatos que também estão concorrendo a vaga e por isso, é nesse momento que você deve mostrar o seu potencial. Quer saber como se preparar?

Conheça quais são os principais segredos sobre as etapas de recrutamento e seleção e conquiste a sua vaga.

Entenda qual a diferença entre recrutamento e seleção

Antes de tudo, é preciso compreender que existe diferença entre as etapas de recrutamento e seleção. Muitas pessoas pensam que são a mesma coisa, mas cada etapa possui características específicas.

A etapa de recrutamento é a fase inicial, em que a empresa foca em atrair candidatos para as vagas disponíveis. Nesta fase é que ocorre a divulgação das vagas, como em sites de empregos, redes sociais e até em feiras de carreiras.

Já a fase de seleção envolve a análise de candidatos e identificação dos que se encaixam nos requisitos do cargo. O objetivo é encontrar o melhor candidato que está mais preparado e possui as competências técnicas e comportamentais para ocupar o cargo. Para isso, o recrutador irá analisar currículos, aplicar entrevistas, testes e dinâmicas.

Leia também: As 50 perguntas mais difíceis em uma entrevista de emprego

O que é considerado mais importante durante o processo de recrutamento e seleção?

Tanto o recrutamento e a seleção tem a sua importância. E em cada fase, alguns pontos são considerados importantes para escolher um candidato. O ponto em comum entre essas duas etapas é o conhecimento que o candidato possui na área. Por isso, os recrutadores analisam as experiências profissionais, formação e características pessoais.

Sendo assim, durante o recrutamento os recrutadores irão anunciar a vaga em locais que eles acreditam que possam achar candidatos com as características necessárias. Depois, na etapa de seleção, os currículos serão analisados, filtrados e assim alguns candidatos serão encaminhados para as próximas etapas.

Talvez você esteja se perguntando: “Eu não tenho experiência, como devo fazer?”

Mesmo que você não tenha experiência na área, é possível se destacar, veja:

  • Se candidate a vagas que não pedem experiência anterior;
  • Invista na sua capacitação profissional;
  • Use palavras-chave relacionadas a área em seu currículo;
  • Destaque as suas habilidades técnicas e comportamentais.

Indicação é importante?

Sem dúvida, quando você é indicado por alguém para uma vaga de emprego, maiores são as suas chances de sucesso. Ainda mais, quando se é indicado por alguém que já trabalha dentro da empresa que está com a vaga em aberto.

Por isso, caso surja a oportunidade de ser indicado para uma vaga de emprego, aproveite! Isso pode aumentar as suas chances, mas lembre-se de que você deve se empenhar durante o processo seletivo para se destacar.

Isso significa que quem não tem indicação, não vai passar no processo seletivo? Não é bem assim. Você pode ter mais experiência, conhecimento e capacidade. Por isso, não desista!

Quais os fatores que influenciam na eliminação de candidatos?

Alguns segredos do recrutamento e seleção não são tão secretos assim. Existem alguns pontos negativos que podem te excluir do processo seletivo. Quer saber quais são? Confira abaixo:

1. Incompatibilidade de Habilidades e Experiência:

Se as habilidades e a experiência do candidato não atenderem aos requisitos específicos da vaga.

2. Falta de Qualificações Técnicas:

A ausência das qualificações técnicas necessárias para desempenhar as funções do cargo pode ser um motivo para eliminação.

3. Comportamento Não Profissional:

Comportamentos não profissionais, como atrasos em entrevistas, respostas inadequadas, linguagem inapropriada, podem prejudicar a imagem do candidato.

4. Desalinhamento Cultural:

Se o candidato não se alinha à cultura da empresa, como valores e normas, isso pode ser um fator decisivo para a eliminação.

5. Falta de Preparação:

Candidatos desinformados sobre a empresa, a vaga ou o setor podem ser eliminados, pois isso demonstra falta de interesse e preparação.

6. Falta de Clareza na Comunicação:

A incapacidade de se comunicar de maneira clara e eficaz, tanto por escrito quanto verbalmente.

7. Arrogância ou Falta de Humildade:

Atitudes arrogantes ou a falta de humildade podem afastar os recrutadores. As empresas geralmente valorizam candidatos que são colaborativos e têm habilidades interpessoais positivas.

8. Histórico Profissional Questionável:

Problemas no histórico profissional, como demissões frequentes, falta de referências ou discrepâncias em relação ao currículo, podem gerar desconfiança.

9. Falta de Atenção aos Detalhes:

Erros graves no currículo, falta de atenção aos detalhes durante o processo seletivo ou apresentação de documentos incorretos.

10. Não Atender às Expectativas Salariais:

Se as expectativas salariais do candidato estiverem significativamente fora do alcance da empresa, isso pode ser um motivo para desclassificação.

11. Problemas de Comportamento em Avaliações Práticas:

Se houver avaliações práticas ou testes durante o processo seletivo, problemas de comportamento ou desempenho insatisfatório nessas atividades.

Os recrutadores estão de olho nas suas redes sociais

Um ponto que você deve levar em consideração quando se candidata a uma vaga de emprego são as suas redes sociais. Em muitos casos, as empresas pedem que os candidatos informem as suas redes sociais, mas por quê?

As redes sociais são uma forma de analisar o candidato, como é a sua postura. Se ele cria conteúdo relacionado a área, se é alguém que pratica discurso de ódio. Essas são algumas informações que serão levantadas através da análise de redes sociais. 

Dessa forma, o recrutador consegue analisar se o candidato possui valores que estejam alinhados com os da empresa.

Veja algumas dicas de como melhorar a sua apresentação profissional nas redes sociais:

 

  1. Crie um perfil profissional: você pode criar um perfil específico somente para apresentar o seu trabalho. Como por exemplo, o LinkedIn que é uma rede própria voltada para ter um perfil profissional.
  2. Utilize as redes sociais como portfólio: dependendo da sua profissão, você pode usar as redes sociais para apresentar o seu trabalho através de postagens, fotos e vídeos.
  3. Cuidado com as brincadeiras: as redes sociais também são um lugar em que você pode extravasar. Mas cuidado! Não exagere em piadas e reclamações sobre reuniões, chefes e brincadeiras relacionadas ao trabalho. Dependendo do que posta e frequência, isso pode ser mal interpretado.

Currículo personalizado faz a diferença

Outro ponto que você deve prestar atenção ao se candidatar para uma vaga de emprego é ter um currículo personalizado. Ou seja, um currículo que foi elaborado justamente para aquela vaga que está se candidatando. 

É comum que pessoas que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho enviem vários currículos para diversas empresas. Dependendo, até mesmo para diferentes cargos. 

Neste caso, é preciso mudar alguns pontos do currículo, como o objetivo profissional e descrição de atividades. Assim, o currículo fica mais alinhado com aquilo que você busca. Além disso, o recrutador consegue analisar melhor quais são os seus pontos fortes.

Confira: Aprenda a como destacar os objetivos profissionais no currículo

Peça um feedback construtivo após o recrutamento e seleção

Quando não passar no processo seletivo, é recomendável que você solicite feedback diretamente ao recrutador. Você pode enviar uma mensagem por e-mail (caso tenha o contato) e pedir que o recrutador passe um feedback sobre o seu desempenho.

Nem sempre todos os recrutadores respondem ou é comum que a empresa envie uma mensagem automática. Mas alguns entrevistadores podem passar um feedback mais completo. 

Assim, você pode identificar quais as áreas que precisam ser melhoradas e se preparar para futuras oportunidades.

E se você quer estar mais preparado para conseguir o seu novo emprego, acompanhe as dicas aqui no blog Carreiras. Aqui não existem segredos sobre recrutamento e seleção. Você aprende a como conseguir o seu novo emprego e se destacar nos processos seletivos!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *