Veja como se destacar enviando currículo pelo site Empregos.com.br

A grande vantagem do perfil online é poder reunir mais informações do que o formato impresso. Saiba como aumentar as chances de conseguir uma vaga!
por
http://www.empregos.com.br

Facilidade, rapidez e eficiência – isso é o que a tecnologia prometeu (e vem cumprindo) nos últimos anos, revolucionando a forma como as pessoas realizam vários processos.

Hoje, você pode pagar contas por meio de um aplicativo no celular. Também é comum agendar solicitações em órgãos públicos pela internet.

A presença digital na vida das pessoas é talvez a maior tendência para o futuro. E com os processos seletivos isso não é diferente.

Alternativa atual, cadastrar-se em um site de empregos garante vantagens sobre a forma antes usual de se candidatar às vagas, que era entregando currículos pessoalmente.

Além de poupar tempo, você tem a possibilidade de enviar o seu currículo para várias empresas compatíveis com o seu perfil. Ainda que não envie currículos, o seu perfil permanece cadastrado para a visualização de empresas interessadas nele.

Mesmo com tantas facilidades, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre o preenchimento do currículo e a forma correta de garantir destaque na candidatura online.

O site Empregos.com.br listou as principais formas de alcançar a sua meta e enviar currículo pela internet. Confira:

Atualizar os dados
Se o seu número celular mudou, ou não utiliza mais o mesmo e-mail que preencheu ao se cadastrar, lembre-se de atualizar essas informações.

Com a grande quantidade de currículos que os recrutadores costumam receber, não atender à chamada telefônica ou deixar de responder o e-mail pode desclassificá-lo antes mesmo da entrevista.

Usar as 3 opções de cargos
Você pode selecionar até três objetivos profissionais, ou seja, escolher mais de um cargo para poder se candidatar. A dica do site é utilizar todos esses campos. Assim, você triplica as suas de conseguir uma nova vaga.

Objetivos profissionais

 

No entanto, há advertências: se os cargos forem muito diferentes, deve deixar claro no campo Resumo do currículo a sua trajetória e os seus interesses profissionais, de forma que você não pareça um profissional confuso, sem objetivos definidos.

Quem não possui essa diferença grande no currículo, pode usar os três campos para cargos bastante parecidos.

Dê força ao seu CV
Uma das principais ferramentas do site Empregos.com.br mede se o seu currículo está à altura do que os recrutadores estão procurando.

 

força do currículo

 

Você pode fazer isso de duas formas:

-> Escrevendo um bom Resumo do currículo
Após definir seus objetivos profissionais, pontue as competências que te torna compatível com os cargos que pretende trabalhar.

Você deve fazer isso escrevendo a sua formação, descrevendo brevemente a sua experiência e o que espera para o futuro da sua carreira.

Clicando aqui, você encontra um passo a passo para escrever um bom Resumo do currículo.

 

resumo do cv

 

-> Caprichando nas palavras-chave
Os recrutadores usam filtros que facilitam a busca por candidatos compatíveis com a vaga que oferecem. Em grande parte, esses filtros buscam currículos por meio de suas palavras-chave.

Ou seja, os currículos que mais tem as palavras-chave que os recrutadores estão buscando aparecem primeiro.

Elas podem estar inseridas em meio ao seu texto (seja no Resumo do currículo ou Experiências profissionais) e/ou também no campo Palavras-chave. Cuidado: evite adjetivos vazios como “proativo” ou “organizado”.

 

palavras chave

 

Se deseja saber quais são as palavras-chave mais utilizadas na sua área, acesse este link. Também confira as palavras-chave mais usadas pelos recrutadores atualmente, independente da sua profissão, clicando aqui.

Envie currículos diariamente
Um erro comum é o candidato achar que, após enviar vários currículos, seu trabalho acabou e a próxima etapa é aguardar o retorno das empresas.

É preciso buscar novas oportunidade todos os dias, além de ficar de olho nas empresas interessadas no seu perfil e, se necessário, entrar em contato com elas.

 

quem viu meu cv

 

Também é preciso estar atento à situação dos processos seletivos que está participando. Você pode acompanhar no site.

 

Processos seletivos

 

Pesquise vagas compatíveis com o seu perfil
Já que você possui 3 opções de cargos, aproveite-os plenamente e envie seu currículo a diversas vagas.

Mas, para as vagas que não tem a ver com o seu perfil, não é indicado enviar o seu CV. De acordo com o site, isso dá a ilusão de que você se candidatou a muitas oportunidades e obteve pouco retorno.

A verdade é que quantidade não garante qualidade. Tenha foco!

Cadastre seu alerta de vagas
Outra ferramenta útil para quem está buscando um novo emprego é receber o alerta de novas vagas compatíveis com o que você procura diretamente em seu e-mail.

Dessa forma, você agiliza o processo e tem a oportunidade de se candidatar em uma boa vaga. Para isso, use um e-mail que você acessa recorrentemente.

Atualize a pretensão salarial
Outro deslize comum é pedir remuneração bastante incompatível com o que o mercado está oferecendo para a sua área.

Isso faz com que, apesar de enviar muitos currículos, as empresas deixem de entrar em contato, achando que sua pretensão salarial é inegociável.

Para saber a média salarial da sua profissão e não errar dessa forma, acesse este link.

Coloque uma foto profissional
Ainda que o seu currículo esteja preenchido corretamente, a impressão que você passa ao recrutador também é importante. Por meio da foto, muitos profissionais acabam passando a impressão incorreta aos recrutadores.

Isso não é desclassificatório, porém, desconta pontos em relação a outros candidatos.

Evite imagens com óculos de sol, sem camisa ou com blusas muito decotadas. Dê preferência a uma imagem em que aparece sorrindo, esteja em um ambiente neutro ou profissional e fique atento ao que aparece ao redor.

Esta matéria ajudou você?

+ 74 pessoas ajudadas

Comentarios